2019-7-15

NEGÓCIOS

GS1 Portugal junta Parceiros para debater transformação digital

Durante a quinta edição do Fórum Digital Engagement, a GS1 Portugal e os seus Parceiros discutiram a transformação digital com o consumidor no centro da estratégia

A GS1 Portugal – Codipor realizou a 5.ª edição do Fórum Digital Engagement, dedicado ao tema “Consumer Journey: O Consumidor no Centro da Transformação Digital”. A iniciativa juntou oradores e entidades de referência no âmbito empresarial, associativo e académico para abordar os desafios, oportunidades e tendências em termos de adaptação dos consumidores, empresas e universidades à era digital.

Altice, APDC, Google Portugal, MERCER | Jason Associates, Microsoft Portugal e Nova SBE foram as organizações convidadas para debater tendências ao nível da cultura, competências e ambiente digital, IoT e transformação digital, assim como apresentar casos de sucesso que se destacam pela inovação na cadeia de valor.

As questões associadas à transformação digital verificada no mercado e ao seu impacto na relação entre a oferta de produtos e serviços e consumidor exigem mudanças de estratégia e de atitude que vão além do departamento informático e da utilização da tecnologia em contexto corporativo. O primeiro passo no caminho de otimização das oportunidades do digital começa no posicionamento, na planificação de processos e no modelo de negócio das empresas.

A este Fórum Digital Engagement, Rogério Carapuça, Presidente da APDC, trouxe a partilha de uma visão do fenómeno da transformação digital. Mais do que “pegar em tecnologia e otimizar os processos de negócio de uma organização, a transformação digital implica a mudança do modelo de negócio ou organizacional através da utilização de tecnologia digital ou a disrupção completa do setor causada pelo aparecimento de novos players”.

Esta compreensão revela-se fundamental num momento em que a transformação digital já mudou o mundo, em que países são muito menos valiosos que certas empresas digitais, as empresas e marcas mais valiosas são digitais, assistimos ao crescente peso de comunidades digitais perante as tradicionais comunidades nacionais, vemos o aparecimento da techplomacy – o encontro entre tecnologia e diplomacia –  e em que certas indústrias que até aqui eram monopólios estatais começam a ser desenvolvidas principalmente por privados. Tudo isto sustentado no crescimento exponencial do poder computacional e na capacidade de armazenamento disponibilizada.

Recomendado pelos leitores

Tech Data Portugal tem novo Country Manager
NEGÓCIOS

Tech Data Portugal tem novo Country Manager

LER MAIS

Dell Technologies: os resultados do país “que afinal não é assim tão pequeno”
NEGÓCIOS

Dell Technologies: os resultados do país “que afinal não é assim tão pequeno”

LER MAIS

Ricoh adquire empresa para ampliar portfólio de serviços IT
NEGÓCIOS

Ricoh adquire empresa para ampliar portfólio de serviços IT

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.