2019-11-28

NEGÓCIOS

Case Study

Euronext adota solução da Cymulate para melhorar resposta a ameaças

O Centro de Operações de Segurança da bolsa europeia de valores Euronext está situado no Porto e conta, desde 2018, com a tecnologia da Cymulate. A S21sec foi o Parceiro responsável por entregar a solução

Euronext adota solução da Cymulate para melhorar resposta a ameaças

A plataforma Cymulate Breach & Attack Simulation permite ao Departamento de Segurança de Informação da Euronext fortalecer a sua postura face a ciberataques, unificando os esforços entre as várias equipas da Euronext.

O desafio

O departamento de Segurança da Informação, parte do Centro de Operações de Segurança (SOC) da Euronext, tem a seu cargo a segurança de toda a infraestrutura, sistemas e serviços da Euronext. Funciona 24/7, dá resposta a incidentes, monitorizando e melhorando continuamente a postura de segurança da organização, trabalhando em estreita colaboração com a equipa de Evaluation and Exploitation, e protegendo utilizadores internos e externos. Este departamento desenvolvia e executava já as suas próprias simulações de ataques cibernéticos.

Embora a prática de executar simulações de ataque seja altamente eficaz, a criação dessas simulações requer muitos recursos, dependendo da complexidade do malware ou das suas variantes. “Isso é preocupante se o tempo for um fator crítico. Por exemplo, diante de uma nova campanha de malware que usa uma vulnerabilidade zero-day e está ativa, já temos projetadas as medidas de segurança fornecidas pelos serviços de inteligência”, diz Jorge Ruão, líder do SOC.

Assim, a Euronext procurava uma forma mais rentável de comprovar a sua estratégia de cibersegurança e complementar as suas próprias simulações de ataques. É aí que surge o Cymulate, pela mão da S21sec.

A solução

Impressionada pela facilidade de uso do Cymulate e com a sua capacidade de executar repetidamente uma série de provas para comprovar a segurança da organização, a Euronext implementou então a plataforma de simulação, atendendo à necessidade de construir e preparar um framework manual. A plataforma permite que testes de penetração, exercícios de “Red Team” e avaliações de vulnerabilidade sejam realizados periodicamente. Além disso, oferece ao departamento a possibilidade de executar testes de segurança com frequência em resposta a uma multiplicidade de eventos.

A S21sec, como Parceiro estratégico da Cymulate, forneceu o seu expertise na seleção desta solução avançada, ajudando a Euronext a aumentar a sua resiliência contra ciberataques. A Cymulate permite fazer uma série de simulações de vários vetores de ataque, em total alinhamento com a framework MITTRE ATTA&CK, e apresentar um conjunto de indicadores que permitem a uma organização avaliar a sua postura de cibersegurança, e atuar contra ciberameaças antes que as tenha de enfrentar na realidade.”, explica Pedro Norton Barbosa, Country Manager da S21sec Portugal.

Daniela Kominsky, Country Manager da Cymulate para Portugal e Espanha, assinala que “o facto de um departamento de segurança com o nível de maturidade da Euronext ter percebido rapidamente o valor da plataforma Cymulate, fala por si”. “O Cymulate foi criado com a visão de permitir que as organizações testem a eficácia dos seus próprios mecanismos de segurança de maneira rápida e fácil. De facto, a facilidade de uso foi fundamental para a decisão da Euronext em adotar a nossa plataforma de simulação de ataques cibernéticos”, explica a responsável.

Quando há um novo ataque específico na web, o Cymulate incorpora os Indicadores de Compromisso de Ameaças muito rapidamente”, diz Ruão, e é possível “ver imediatamente quão vulnerável se está a essa ameaça, sem a necessidade de desenvolver internamente uma simulação que a imite”.

Em 2018, a Euronext adquiriu quatro vetores de ataque da Cymulate: os módulos Avaliação Imediata de Ameaças, Web Gateway, Email e Endpoint. Este ano, a organização adicionou mais um módulo, o Hopper, que simula possíveis “movimentos laterais” na rede da empresa.

Os resultados

Jorge Ruão destaca que “a solução é muito fácil e rápida de implementar, com resultados satisfatórios”. Desde a implementação do Cymulate, tanto o Centro de Operações de Segurança da Euronext como as suas equipas de Evaluation and Exploitation utilizam o Cymulate. É agora possível: realizar verificações de teste contra as ameaças mais recente; avaliar os os parâmetros de segurança com frequência e repetidamente; complementar simulações; demonstrar o valor das decisões de; entender o “modus operandi” das ameaças; e ainda fornecer relatórios executivos e técnicos.

Estamos muito felizes com a solução da Cymulate, estamos a tentar expandir as funcionalidades adicionando novos testes”, explica Jorge Ruão. O responsável “recomendaria o Cymulate” porque é “muito fácil de usar e fornece informações sobre a situação de segurança da empresa, o que nos permite saber se ele é vulnerável a ameaças externas e como se proteger delas”, remata.

Info

Setor: Bolsa (Euronext)

Solução: Breach & Attack Simulation da Cymulate

Parceiro: S21sec

ARTIGOS RELACIONADOS

S21sec tem novo Country Manager
NEGÓCIOS

S21sec tem novo Country Manager

LER MAIS

Cymulate aposta no mercado ibérico
A FUNDO

Cymulate aposta no mercado ibérico

LER MAIS

S21sec e Cymulate demonstram plataforma de simulação de ataques
EVENTOS

S21sec e Cymulate demonstram plataforma de simulação de ataques

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.