Sérgio Azevedo, managing director Streamroad Consulting em 2018-5-28

NEGÓCIOS

Marketing & Vendas

A importância do Plano de Comunicação

A comunicação é uma área chave. É ela que cria e preserva a imagem, um dos maiores ativos que qualquer negócio pode construir. Mas, para isso, tem que ser eficaz. E como garantir os melhores resultados? A resposta está num bom plano de comunicação

A importância do Plano de Comunicação

Ao longo dos últimos meses, tenho vindo a falar da importância do Marketing para a concretização dos objetivos comerciais da empresa. Mas há uma questão, muitas vezes considerada assessória, que não deve ser descurada na persecução dos objetivos das empresas – a sua capacidade de comunicar e fazer chegar a sua mensagem a quem mais importa – o cliente.

É aqui que entra o Plano de Comunicação, um instrumento essencial para o setor do marketing definir estratégias e metas para a comunicação de toda uma organização ou um produto/projeto específico. Planear a comunicação da empresa é definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para o alcançar, através de ferramentas que asseguram a implementação das ações e a aceleração de resultados. É definir o posicionamento da empresa, bem como o quê, quando, como e com quem falar.

Através de um plano de comunicação empresarial estabelece-se uma proposta de valor para o público-alvo e como esta será comunicada pelos diversos canais de comunicação, sempre partindo da estratégia e posicionamento do negócio. De facto, o plano de comunicação deve estar sempre alinhado com a estratégia da empresa, contribuindo para a conquista dos objetivos globais do negócio. Para entender a estratégia do negócio é preciso conhecer o mercado em que a empresa está inserida, quem são os concorrentes, quais são as perspetivas económicas do setor e, principalmente, quem são os clientes, ou o público a ser atingido.

Os diferentes canais Dentro deste planeamento, todos canais de comunicação podem ser contemplados para, assim, se determinar quais soluções podem ser utilizadas para atingir os objetivos da sua empresa. Eis algumas que podem ser consideradas:

  • Assessoria de imprensa
  • Redes sociais
  • Marketing digital
  • Campanhas digitais
  • Relacionamento com influenciadores
  • Feiras e eventos

Em geral, a equipa ou a agência responsável pelo plano de comunicação possui (ou pelo menos deveria possuir) profissionais multidisciplinares para elaborar o plano e depois o executar – sempre com a aprovação e participação da empresa, como é evidente.

O que deve conter o plano?

Para elaborar um plano de comunicação é importante incluir os seguintes itens:

  • Objetivo: o que se pretende atingir com tal comunicação;
  • Mensagem: o quê e como se pretende divulgar;
  • Público: quem se pretende atingir com a mensagem (colaboradores, clientes, fornecedores, imprensa etc.);
  • Estratégia: quais serão as ferramentas de comunicação eficazes para transmitir a mensagem e qual deverá ser o momento para isto;
  • Avaliação: de que forma a mensagem foi recebida pelo público, se o alvo atingido foi o definido.

Além destes itens, é importante criar e incluir um cronograma das ações estabelecidas para, desta forma, conseguir cumprir os prazos. Em alguns casos, é necessário acrescentar neste plano de comunicação o orçamento, que estabelece os custos para cada ação.

Em resumo

Pouco importa o que a empresa faz, se possui um produto inovador ou um serviço com uma qualidade excecional e superior à sua concorrência, se ninguém souber da existência desses mesmos produtos e serviços. Através dos mais diversos meios de comunicação, os clientes são constantemente bombardeados com mensagens e um elevado número de informações diárias, dificultando cada vez mais a apreensão e compreensão da mensagem na sua totalidade, tornando cada vez mais difícil destacar a nossa mensagem e fazer com que esta seja ouvida e recordada.

Assim, este fator vai influenciar a concretização dos objetivos propostos, que poderão não ter os resultados esperados se os potenciais clientes não conhecerem determinada marca ou produto e não tiverem uma perceção favorável a seu respeito. O planeamento de uma comunicação eficaz torna-se assim imprescindível para a criação de consciência da empresa e do produto, visando estabelecer uma imagem positiva, baseada na sua identidade corporativa, representada pelos seus produtos, serviços, soluções e benefícios oferecidos.

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