2026-10-27

BIZ

Lenovo amplia AI Library e aponta para redução de 70% no custo por token

A fabricante acrescentou novos casos de utilização de IA empresarial à sua biblioteca de soluções validadas. Estudos da Futurum e da Signal65 apontam para implementações até 24 vezes mais rápidas e custos de inferência inferiores aos dos serviços de cloud pública, em determinadas condições

Lenovo amplia AI Library e aponta para redução de 70% no custo por token
davide bonaldo / AdobeStock

A Lenovo anunciou a expansão da Lenovo AI Library, com novos casos de utilização de Inteligência Artificial (IA) destinados a acelerar a implementação de soluções empresariais. A iniciativa integra a estratégia Lenovo Hybrid AI Advantage, que combina aplicações validadas, infraestrutura e serviços para ajudar as organizações a passar dos projetos-piloto para ambientes de produção.

Segundo a fabricante, a utilização de soluções previamente validadas pode permitir às empresas alcançar resultados mensuráveis até 24 vezes mais depressa do que através de implementações desenvolvidas de raiz. A Lenovo apresentou também análises da Futurum Group e da Signal65 sobre os custos operacionais da IA, incluindo a possibilidade de reduzir o custo por token até 70% com infraestrutura instalada nas instalações dos clientes.

Novos casos de utilização para retalho, indústria e operações de IT

A expansão da AI Library inclui cinco soluções orientadas para diferentes necessidades empresariais. As propostas de visão por computador destinam-se ao retalho e à indústria, enquanto as restantes abrangem atendimento ao cliente, produtividade individual e automatização das operações de IT.

No retalho, a Lenovo AI Computer Vision for Retail utiliza imagens de vídeo e dados operacionais para apoiar a gestão de espaços, recursos humanos e atendimento. A fabricante destaca a implementação da tecnologia num banco europeu com 4.500 agências, recorrendo a processamento em edge para disponibilizar informação operacional em tempo real.

Para a indústria, a solução Lenovo AI Computer Vision for Manufacturing foi concebida para identificar riscos de segurança no local de trabalho até 30% mais cedo e reduzir até 20% os custos associados a acidentes, segundo os resultados apresentados pela empresa.

A Lenovo acrescentou ainda o Super Agent for Contact Center, que poderá reduzir o tempo médio de atendimento até 38%, e duas soluções Enterprise AI Claw, destinadas à automatização de tarefas individuais e de processos de ITOps.

A biblioteca inclui também o Lenovo Knowledge Super Agent, já utilizado por cerca de três mil colaboradores da fabricante. De acordo com uma análise independente citada pela Lenovo, esta implementação reduziu em 30% o tempo dedicado à pesquisa de informação e permitiu às equipas comerciais preparar propostas duas vezes mais depressa. Os ganhos potenciais de produtividade foram estimados em até 17 milhões de dólares anuais.

Infraestrutura on-premises pode reduzir custo por token

A expansão da biblioteca é acompanhada por estudos que procuram relacionar os custos de infraestrutura com o valor gerado pelas aplicações de IA.

Uma análise da Signal65 concluiu que a Lenovo Hybrid AI Factory, instalada on-premises, pode apresentar um custo por token até 70% inferior ao preço das API de um fornecedor de cloud de hiperescala, quando utilizada na sua capacidade máxima.

Nos testes laboratoriais, a infraestrutura atingiu a paridade de custo por token com os preços das API quando a utilização ultrapassou ligeiramente os 30%. Estes resultados dependem das condições de utilização e da configuração analisada, não representando uma redução garantida para todas as implementações.

Por sua vez, o relatório “From Cost Per Token to Value Per Token: The AI Factory Imperative, da Futurum Group”, indica que 78% das organizações preveem aumentar os orçamentos de IA nos próximos 12 meses, enquanto 35% identificam os custos de infraestrutura como um dos principais obstáculos à expansão.

A análise defende que as empresas devem avaliar não apenas o custo de produção dos tokens, mas também o impacto das aplicações na produtividade, na eficiência operacional e nos resultados do negócio.

Lenovo aposta em soluções pré-configuradas e serviços

A Lenovo procura responder a estes desafios através da integração da AI Library com a infraestrutura Hybrid AI Factory e os seus serviços de implementação e gestão.

No âmbito do Lenovo AI Express, determinadas configurações da Hybrid AI Factory podem ser expedidas em 15 dias úteis. A fabricante refere ainda que o serviço AI Fast Start pode apoiar a disponibilização de um projeto-piloto preparado para produção em 90 dias após o início da implementação.

O portfólio inclui também o Lenovo TruScale, que permite ajustar a capacidade contratada à evolução das necessidades das organizações.

“À medida que a adoção da IA empresarial continua a acelerar e a expandir-se, o consumo de tokens aumenta exponencialmente. Demasiadas vezes, isto traduz-se em custos inesperadamente elevados antes de as organizações conseguirem medir o retorno dos seus investimentos em IA”, afirma Linda Yao, vice-presidente de Hybrid Cloud and AI Solutions da Lenovo.

Com esta expansão, a Lenovo reforça a aposta em soluções empresariais de IA previamente validadas, procurando reduzir a complexidade das implementações e associar os investimentos em infraestrutura a resultados operacionais mensuráveis.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lenovo estreia Googlebook com IA da Google
HARD

Lenovo estreia Googlebook com IA da Google

LER MAIS

Lenovo reforça infraestrutura para virtualização e IA
BIZ

Lenovo reforça infraestrutura para virtualização e IA

LER MAIS

Lenovo atinge receitas recorde de 26,9 mil milhões
BIZ

Lenovo atinge receitas recorde de 26,9 mil milhões

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

TD Synnex anuncia novo líder de Advanced Solutions para Portugal e Espanha
BIZ

TD Synnex anuncia novo líder de Advanced Solutions para Portugal e Espanha

LER MAIS

Lisboa pode ganhar nova rota digital entre Europa, África e Brasil
BIZ

Lisboa pode ganhar nova rota digital entre Europa, África e Brasil

LER MAIS

Schneider Electric nomeia nova CFO para Portugal e Espanha
BIZ

Schneider Electric nomeia nova CFO para Portugal e Espanha

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 131 OUTUBRO 2026

IT CHANNEL Nº 131 OUTUBRO 2026

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.