2018-11-28

EVENTOS

Primavera aposta na logística

No âmbito do lançamento da nova versão do seu ERP, bem como do seu novo sistema de gestão de armazém Eye Peak, a Primavera promoveu o evento “A importância das operações logísticas para o sucesso do negócio” para dar a conhecer ao mercado o que de novo trazem estes produtos

Como parte da sua estratégia para se reposicionar em termos competitivos na era da disrupção digital, a Primavera reforçou recentemente a sua aposta na área logística, tanto na ótica das empresas cuja atividade principal é o armazenamento e distribuição, quer na ótica das empresas com necessidades mais específicas de gestão de inventário e armazéns.

Esta aposta passa, em parte, pelo desenvolvimento de soluções especializadas para setores verticais com necessidades muito específicas, como a indústria, a construção, a administração pública, etc, o que resultou numa reconstrução completa do módulo de inventário sobre um conjunto de premissas próprias.

Neste contexto, a Primavera investiu na total remodelação do seu ERP, e no desenvolvimento de solução especializada de gestão de armazém, o Eye Peak.

Com este investimento – que totaliza 2,5 milhões de euros - a Primavera pretende posicionar-se como solução de escolha para “empresas que necessitem de processos logísticos mais sofisticados, nomeadamente a dois níveis: por um lado, a gestão de inventário, que tipicamente ocorre dentro do próprio ERP, juntamente com a componente contabilistica, e a própria gestão de armazém”, refere Nuno Queirós, Director Product Management da Primavera BSS.

A Versão 10 (V10) consiste num sistema híbrido que estabelece a ligação de forma natural entre soluções cloud e on premises, permitindo uma fusão completa entre os dados das soluções instaladas com aplicações web.  Integra todo um suite de soluções organizacionais com opções de mobilidade e de “self-service” para agilizar os processos em todas as etapas da cadeia de valor.

A V10, explica Nuno Queirós, diverge das versões anteriores em quatro principais pontos:

 

  • A nível da infraestrutura, no sentido de que esta seja escalável e robusta e “consiga suportar mais cinco ou dez anos de inovação e investimento em cima do mesmo produto”
  • A nível do conceito de “orientação ao processo”. Ou seja, a interface e funcionalidades disponibilizadas em determinado dispositivo ou computador são organizadas em função das tarefas desempenhadas pelo respetivo utilizador, no sentido de aumentar a usabilidade e a fluidez dos processos
  • A nível do custeio e cálculo de custos. Introduz uma capacidade mais fluida e totalmente automatizada de calcular os custos em função de diversos cenários. Isto permite mitigar o impacto que variáveis como gastos de última hora, custos adicionais de transportes, cancelamento de encomendas ou entregas, etc, têm na contabilidade, na gestão logística, e na própria integração de processos..
  •  A nível de novas funcionalidades orientadas para a indústria, como a gestão automatizada de reservas de matéria prima em função das necessidades de produção e a agilização dos processos de subcontratação.

 

A premissa da nova versão é portanto ajudar os utilizadores de forma inteligente, capacitando-os para realizar as operações relevantes para o exercício das suas funções no momento e local adequados e, consequentemente, optimizar a eficiência e produtividade.

O resultado foi um “equilíbrio entre novas funcionalidades e melhorias no produto, um conjunto muito alargado de amplitude funcional que está agora disponível como base do sistema”, a qual, explica Nuno Queirós, apesar de poder ser implementada nas versões anteriores do ERP, “implicava configurações complexas, desenvolvimento específico, ou recorrer a ferramentas que não estavam preparadas para dar resposta de forma nativa a estes processos.”

A V10 inclui também um novo módulo inteiramente desenvolvido para simplificar as operações de gestão de inventário e armazéns, em conjunto com uma nova plataforma tecnológica que irá simplificar a adoção da cloud e a evolução da solução de gestão de Warehouse Management Software Eye Peak.

O Eye Peak constitui uma solução completa de gestão de armazém que reúne e integra toda a informação referente aos processos de logística, desde a gestão de encomendas, optimização do espaço e rastreamento dos ativos, até ao próprio acompanhamento do negócio em tempo real. Desta forma, permite eliminar os silos de informação e mitigar o impacto da complexidade logística na eficiência operacional, e todos os problemas de custo, tempo, e relação com os stakeholders que daí adveem.

O software opera de forma integrada com o próprio ERP, mas independentemente do mesmo – faz toda a gestão de armazém numa plataforma dedicada, coordenando-se de forma separada com o ERP (que pode ou não ser Primavera) para integração destes processos na logística alargada da empresa e vice-versa.

Recomendado pelos leitores

PHC Open Minds 2019 focado na agilidade das empresas
EVENTOS

PHC Open Minds 2019 focado na agilidade das empresas

LER MAIS

Sage Enterprise Management Partner Summit: caminho para a transformação digital começa nos modelos de negócio
EVENTOS

Sage Enterprise Management Partner Summit: caminho para a transformação digital começa nos modelos de negócio

LER MAIS

SAP reforça crescimento no território português
EVENTOS

SAP reforça crescimento no território português

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 56 ABRIL 2019

IT CHANNEL Nº 56 ABRIL 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.