2024-5-13

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IPBRICK faz bem à saúde

Projeto de Transformação Digital assente em soluções IPBRICK, implementado em vários hospitais e unidades locais de saúde, assegura a desmaterialização de processos e assinaturas do utente, bem como, a otimização dos contactos dos utentes, com recurso a Inteligência Artificial

IPBRICK faz bem à saúde

A IPBRICK é uma suíte de soluções altamente integrada, com softwares de gestão para diferentes áreas, dos quais se destaca o iPortalDoc, na Gestão de Processos e Documentos, e o IPBRICK OS na gestão de comunicações, ambas potenciadas com a incorporação de Inteligência Artificial, para maximizar a eficiência e agilidade dos processos mais exigentes, na área da saúde.

A era digital trouxe consigo inovações tecnológicas que impactaram profundamente a forma como as empresas/instituições dirigem o atendimento ao cliente. Uma dessas inovações notáveis é a ascensão dos assistentes de voz (voicebots), e a forma como têm transformado a comunicação com os utentes, nomeadamente na área da saúde. A automatização do atendimento hospitalar pela utilização de voicebots IPBRICK, tem tido um papel crucial na modernização e eficiência dos processos, com impacto positivo na experiência do utente. Com uma adesão muito positiva quando se trata de resolver questões que, muitas vezes, não necessitam de intervenção de um operador como é, por exemplo, o encaminhamento de chamadas, a validação de um utente internado ou o contacto para informação de um familiar no serviço de urgência.

A integração do atendimento automático de voz com a gestão de processos, permite que as comunicações atendidas pelo voicebot sejam automaticamente classificadas e encaminhadas aos serviços/utilizadores apropriados. Por exemplo, no seguimento de uma chamada, com base na informação recolhida de forma verbal, o voicebot valida no sistema central os dados do utente e encaminha o pedido para tratamento. A par do encaminhamento, não só, controla os tempos de resposta, como garante que todo o contacto é concluído em tempo útil, num processo completamente automatizado. A solução também é capaz de recolher os pedidos de contacto que chegam através de vários canais (como APPs, portal do utente, formulários do site, emails, cartas, etc.), garantindo uma visão transversal dos diferentes tipos de contacto, feitos por um mesmo utente e o seu estado de tratamento.

A solução não fala só por si, uma vez que dá voz aos utentes através da avaliação da prestação dos serviços, onde os inquéritos automatizados por voz, têm vindo a demonstrar categoricamente o reconhecimento dos utentes na mais-valia destas soluções.

IPBRICK.CAFE, o portal de trabalho colaborativo

A par do aumento da eficiência nos processos de atendimento do utente, hospitais e unidades locais de saúde têm também introduzido otimizações ao nível das comunicações para os utilizadores internos, com a implementação da plataforma de Communications Automation Full Enhancement, o IPBRICK.CAFE. Trata-se de um portal colaborativo que associa a divulgação de informação e acesso a aplicações, com as comunicações por voz, chat profissional ou videoconferência, entre os profissionais de saúde, sejam estes contactos efetuados dentro ou fora das instalações. O IPBRICK.CAFE permite ainda automatizar o contacto dos profissionais com os utentes como é, por exemplo, o contacto do enfermeiro 24h após a alta hospitalar.

Desmaterialização de assinaturas

Outro projeto de grande impacto, assente em iPortalDoc, e largamente implementado em unidades de saúde públicas e privadas, diz respeito à possibilidade de o utente assinar de forma desmaterializada os vários documentos legalmente exigidos, seja aos balcões das unidades de saúde seja no interior das áreas clínicas. A recolha das assinaturas dos utentes é utilizada para gestão dos consentimentos de tratamento de dados pessoais, consentimento informado, de cirurgia, entre outros. Os profissionais clínicos podem igualmente assinar os documentos de forma desmaterializada, tanto nos signing-PADs, como com recurso à chave móvel digital ou cartão de cidadão.

A solução impacta profundamente e de forma positiva os processos das organizações, conferindo- lhes agilidade e ganhos de produtividade e eficiência, quer aos profissionais no acesso aos documentos que são automaticamente armazenados e disponíveis no respetivo processo (clínico ou administrativo) dentro e fora da instituição, quer na gestão do arquivo, controlo e comunicação automática dos documentos aos utentes, promovendo uma maior eficiência dos cuidados de saúde prestados.

A implementação de uma solução como o iPortalDoc numa área tão exigente como a da saúde, representa uma verdadeira revolução digital, apostada na melhoria continua, não só interna, mas de toda a interação com os utentes e familiares, capacitando as instituições de ferramentas para prestarem um serviço e atendimento de excelência.

O que torna as soluções IPBRICK inovadoras?

  • Assente em sistema operativo, base de dados e plataformas open-source;
  • Acesso dos utilizadores multi-plataforma (Windows, MAC ou Linux e Multi-browser);
  • Visualizadores/editores de documentos embebidos (MSOffice ou OpenOffice);
  • E-mail embebido e/ou integrado com Outlook;
  • Ferramenta para desenho e gestão de fluxos de processos de negócio;
  • Portal colaborativo – IPBRICK.CAFE - 100% integrado;
  • Integração transparente com solução de comunicações unificadas - IPBRICK.UCoIP;
  • Automação de voz com a solução de voicebots e chatbots;
  • Módulo de interoperabilidade com plataformas externas.

Solução diferenciadora no mercado

Com mais de 20 anos, e tecnologia “made in Portugal”, as soluções IPBRICK continuam a destacar-se no mercado pela sua versatilidade.

Liberta as empresas/organizações das tecnologias proprietárias e acredita na independência do cliente/parceiro, promovendo formação continua nas suas tecnologias para que as organizações sejam autónomas para implementar, gerir e evoluir a solução.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IPBRICK

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