2018-10-26

NEGÓCIOS

Dicas para brilhar numa entrevista de emprego

A Adecco tem 10 dicas que visam ajudar a melhorar as entrevistas de emprego.

De acordo com a empresa de recrutamento, descobrir mais sobre o que o trabalho envolve e a equipa com a qual o candidato trabalhará podem ser decisivos numa entrevista de emprego

Revisão do CV

O seu currículo de um candidato destacou-o entre os demais, levando-o à entrevista. Então, é necessário que este o reveja com cuidado, para estar preparado para falar sobre todos os aspetos de sua carreira, formação e interesses pessoais. Os candidatos deverão também certificar-se de que é capaz de falar através da sua experiência e competências e de que consegue mostrar porque são estas relevantes para a vaga em questão.
 
Pesquisa sobre a empresa

Quanto mais o candidato souber sobre seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego. Conhecer a história da empresa, os principais concorrentes, o seu papel na comunidade, os objetivos e valores organizacionais é também essencial. Os candidatos deverão também verificar as redes sociais da empresa, porque estas podem fornecer informações mais detalhadas do que o site.  se esta foi mencionada recentemente nos media, inclusive em publicações especializadas na área em questão, e se há notícias atuais que possam afetar o setor. Ter muita informação sobre o assunto irá melhorar a confiança dos candidatos, fornecendo-lhes perguntas e tópicos a discutir na altura.


Mostrar que pode agregar valor

Na entrevista, o entrevistado precisa de demonstrar o que pode trazer para a empresa, com o intuito de contribuir para agregar valor. Usar exemplos de STAR (situação, tarefa, ação, resultado) para ilustrar as suas conquistas anteriores e explicar como a sua experiência pode beneficiar a organização, é importante.
 

Preparar respostas para perguntas baseadas em competências

Possivelmente, o candidato terá de demonstrar as suas competências com exemplos detalhados de como reagiu em determinadas situações.

Algumas das perguntas mais comuns da entrevista incluem exemplo de quando o entrevistado teve de convencer as pessoas de que a sua ideia era a melhor, ou de sentiu que estava fora de sua zona de conforto e, consequentemente como lidou com isso.

Conhecer os seus pontos fortes

Entrevistas baseadas em pontos fortes têm como finalidade descobrir insights genuínos sobre as aptidões inatas dos candidatos. As perguntas numa entrevista deste género são abrangentes, uma vez que se destinam a avaliar os seus atributos pessoais. Os entrevistadores querem descobrir certos comportamentos, como a sua capacidade de trabalhar com os outros ou de resolver problemas.
 
Fazer perguntas

No final de uma entrevista, é habitual que se questione o entrevistado se este tem alguma dúvida. Esta é uma grande oportunidade para impressionar e, além disso, descobrir mais sobre a empresa. Portanto, é essencial que este prepare perguntas perspicazes que mostrem ao recrutador que fez o trabalho de casa. Deve evitar-se colocar questões que repitam o que já foi abordado durante a entrevista. Bons tópicos a serem explorados incluem a visão e os valores da empresa, as oportunidades de formação e desenvolvimento existentes e a história do entrevistador com a empresa.
 
Esperar o inesperado

Quando o entrevistador fizer alguma pergunta surpresa, o que geralmente é feito para avaliar a personalidade e capacidade de pensar do candidato, este deve encarar a situação como um desafio e pensar sobre as coisas de forma metódica e confiante. Deve demorar o tempo que precisar a responder a perguntas inesperadas e, se necessário, repetir a pergunta ao entrevistador para ter a certeza de que compreendeu, ganhando também tempo para formular a resposta.
 
Causar uma boa primeira impressão

Quando uma pessoa se encontra com alguém presencialmente, mais de 90% de como é percecionada tem como base informações não-verbais, como a sua aparência e a sua linguagem corporal. Geralmente, uma impressão será formada no primeiro minuto da entrevista. As roupas devem ser apropriadas para o trabalho ou organização, logo, devem ser vestidas de forma inteligente e sinta-se confortável.

Depois de ter sido convidado a sentar-se, o candidato deve sentar-se direito e inclinar-se um pouco, para mostrar interesse na conversa. É importante construir um relacionamento com o entrevistador e, nesse sentido, o entrevistado deve certificar-se de olhar o entrevistador nos olhos durante a entrevista.
 
Evitar armadilhas comuns

A má comunicação visual é de evitar. Assim, o candidato deverá permanecer em pé, fazer um bom contato visual e ter uma escuta ativa. Deve também Certificar-se de que o seu aperto de mão é firme e seguro. Responder às perguntas num tom claro e preciso é também fundamental.

 
Se não se preparar, o mais certo será falhar

Pode parecer senso comum, mas todos os candidatos a um emprego terão, necessariamente de garantir que sabem a hora da entrevista e a sua localização, bem como o caminho para chegar lá, e o telefone da empresa. Se possível, o candidato deverá saber o nome e cargo do entrevistador.

É importante que os candidatos se certifiquem de que o seu telefone está totalmente carregado. Deverão também sair para o local da entrevista com alguma margem temporal, para evitar atrasos. Finalmente, quando estiver no local, deve desligar o telefone ou mudá-lo para o modo silencioso.

Recomendado pelos leitores

CUF confia infraestrutura à NextBITT
NEGÓCIOS

CUF confia infraestrutura à NextBITT

LER MAIS

IBM compra Red Hat por 34 mil milhões de dólares
NEGÓCIOS

IBM compra Red Hat por 34 mil milhões de dólares

LER MAIS

Gastos com IT vão crescer 3% em 2019, diz a Gartner
NEGÓCIOS

Gastos com IT vão crescer 3% em 2019, diz a Gartner

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 52 Novembro 2018

IT CHANNEL Nº 52 Novembro 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.