Maria Beatriz Fernandes em 2021-11-16

NEGÓCIOS

Análise

Aprendizagem contínua é aliada da inovação e do progresso

Confrontadas com a escassez de talento e a lacuna de competências digitais, são várias as organizações a investir na aprendizagem contínua dos colaboradores com o Programa de Formação e Certificação da Amazon Web Services – criando vantagem competitiva para os seus negócios

Aprendizagem contínua é aliada da inovação e do progresso

A era digital é acompanhada de diversos desafios, entre os quais a escassez de talento e de competências digitais adequadas. A inf lação laboral é ampla e apesar de estar entre as principais preocupações dos executivos, a lacuna continua a aumentar por fatores que vão desde tecnologias emergentes e discrepância entre o ritmo de inovação e os modelos de formação a desigualdades socioeconómicas sistémicas. Nesse sentido, cabe às organizações promover as carreiras em tecnologia com plataformas de aprendizagem contínua e progressão justa que se foquem mais nas competências e menos na educação tradicional.

Num novo estudo da Amazon Web Services, realizado pelo Enterprise Strategy Group a mais de 750 decisores da Rede de Parceiros da AWS, destaca a valorização que os Parceiros dão ao programa de Formação e Certificação – mais de metade das organizações relataram que investir na AWS Training e na AWS Certification ajuda no processo de recrutamento e na retenção de talento e mais de 80% afirmam que os colaboradores são certificados pela AWS.

Além disso, mais de 75% dos Parceiros AWS afirmam que o programa de Formação e Certificação ajuda os colaboradores com inúmeros benefícios comerciais, incluindo uma maior eficiência operacional para os clientes, e “90% das organizações Parceiras da AWS afirmam que a participação dos seus colaboradores na formação e certificação da AWS coloca as empresas numa melhor posição competitiva de forma a garantir sucesso nos próximos três a cinco anos”, nota Manuel Lopez, Head of Partners, AWS Iberia (na fotografia à esquerda).

Com o decorrer da pandemia e o impulsionamento da transição digital, o tema da formação cresceu em relevância e a fome por competências digitais capazes de abarcar a infraestrutura da cloud, tem levado as organizações a “investir em oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para as suas equipas”. A aposta na formação AWS é vista como uma vantagem competitiva que define as organizações como mais “lucrativas, estáveis e produtivas” e que permite proporcionar uma melhor experiência aos clientes – “isto torna-se claro quando olhamos para o facto de que 83% das organizações na EMEA melhoraram a sua capacidade de inovação e de se manterem competitivas”, refere Manuel Lopez.

O programa de Formação e Certificação da AWS foi especificamente desenhado para ajudar os Parceiros da AWS a aprofundar conhecimentos e competências da cloud de forma orgânica e possui três níveis que funcionam de acordo com as necessidades de cada participante – a AWS Business Professional para aqueles que pretendem “adquirir uma compreensão básica dos serviços da AWS e das mais importantes propostas de valor de negócios”; a AWS Technical Professional, para a aquisição de “conhecimento técnico fundamental sobre computação em cloud da AWS” e a AWS Professional Services, para “desenvolver e aprofundar competências de serviços profissionais”.

O Head of Partners da AWS Iberia explica que a formação impacta não só o desenvolvimento empresarial, mas as operações globais, o recrutamento e a retenção de talento, áreas de “grande preocupação para todas as empresas”. Segundo o relatório, os Parceiros foram altamente capazes de desenvolver o negócio após a formação. Três quartos dos inquiridos reportaram uma melhoria na capacidade das suas equipas em comunicar o valor da AWS aos clientes e 59% aumentou a receita a partir dos seus clientes, com taxas de sucesso de negócios mais altas – 59% –, melhor retenção de clientes – 56% –, e uma aceleração dos ciclos de vendas – 51%.

“Isto acontece porque as formações da AWS nesta área têm como foco os Parceiros de forma a permitir que tenham discussões mais produtivas com novos e antigos clientes sobre estratégias de migração para a cloud, bem como comercializar e vender de forma mais eficaz as soluções AWS”, explica Manuel Lopez.

Por outro lado, a formação revelou ser de elevado impacto para as operações, com dois terços dos Parceiros da AWS a descobrirem a importância da Formação e Certificação da AWS na construção e desenvolvimento das suas capacidades de cloud – os Parceiros sentiram melhorias na competência arquitetónica geral das suas equipas – 83% –, na capacidade de ajudar os clientes a encontrar a melhor solução tendo em conta as suas necessidades de negócio – 82% –, e um aumento geral na produtividade como equipa com base na AWS – 79%.

É de notar ainda um forte impacto no recrutamento e retenção de talento, pelo que de acordo com o estudo, 61% dos inquiridos afirmam que as organizações cobre sempre ou quase sempre os custos de formação AWS dos colaboradores e outros 75% a fazerem o mesmo com as taxas do Exame de Certificação AWS. Manuel Lopez acredita que “ao fazê-lo, criam uma forte cultura organizacional de apoio ao desenvolvimento de competências e crescimento profissional, o que é altamente motivador para os novos candidatos, bem como para a preservação dos colaboradores atuais”.

Para os Parceiros, a aprendizagem contínua revela-se, assim, mais como um investimento e menos como um custo – 58% dos Parceiros que investem em formação AWS tiveram uma melhoria na retenção dos colaboradores e 52% conseguiram uma maior qualidade nos seus processos de recrutamento. Já 65% dos Parceiros que investem nas taxas do Exame de Certificação AWS tiveram uma maior retenção de colaboradores e 59% conseguiram uma maior qualidade nos seus processos de recrutamento. A aposta na formação ao longo da carreia representa hoje uma oportunidade de gerar e aumentar o valor dos negócios, fomentando ativamente a inovação no seio da cultura da organização.

ARTIGOS RELACIONADOS

CEO da AWS diz que nem todos os workloads vão para a cloud
NEGÓCIOS

CEO da AWS diz que nem todos os workloads vão para a cloud

LER MAIS

AWS e Salesforce têm nova Parceria
NEGÓCIOS

AWS e Salesforce têm nova Parceria

LER MAIS

Tech Data anuncia novo acordo com a AWS
CLOUD

Tech Data anuncia novo acordo com a AWS

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.