2025-5-02
O leve crescimento do mercado global de smartphones foi marcado pela liderança da Samsung em vendas e a Apple a destacou-se nos mercados emergentes e nos Estados Unidos
O mercado global de smartphones registou um crescimento marginal de 0,2% no primeiro trimestre de 2025, totalizando 296,9 milhões de unidades vendidas, segundo a mais recente pesquisa da Canalys. O abrandamento do crescimento, verificado pelo terceiro trimestre consecutivo, está associado ao fim do ciclo de substituição em alta e à prioridade dada pelos fabricantes à gestão de níveis de stock mais equilibrados. "A maioria das marcas Android ajustou ativamente os níveis de stock no primeiro trimestre para evitar perturbações no lançamento de novos produtos e nas políticas de preços dos canais. O mercado europeu também registou uma retração, após uma breve recuperação, devido ao excesso de produtos emblemáticos em stock e a constrangimentos nas gamas média e baixa, causados pela iminente diretiva de design ecológico", explicou Toby Zhu, analista principal da Canalys, em comunicado. A Samsung manteve-se na liderança do mercado, com 60,5 milhões de unidades vendidas, beneficiando do lançamento de novos modelos e da competitividade dos dispositivos da gama Galaxy A. A Apple ocupou o segundo lugar, com 55 milhões de unidades comercializadas e uma quota de mercado de 19%, impulsionada sobretudo pelo desempenho nos mercados emergentes da Ásia-Pacífico e nos Estados Unidos. "O mercado norte-americano destacou-se, com um crescimento de 12% em termos homólogos, impulsionado principalmente pela Apple", referiu Le Xuan Chiew, gestora de pesquisa da Canalys. A empresa reforçou os seus stocks antecipando potenciais taxas aduaneiras. Embora a maioria dos iPhones vendidos nos EUA continue a ser fabricada na China continental, a produção na Índia aumentou significativamente no final do trimestre, abrangendo modelos padrão das séries iPhone 15 e 16, e acelerando a produção da série 16 Pro. A Xiaomi manteve a terceira posição, com 41,8 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 14%, alavancando o seu ecossistema de produtos para reforçar a marca. A fechar o top cinco, surgem a vivo e a OPPO, com 22,9 e 22,7 milhões de unidades comercializadas, respetivamente. |