2025-5-19
Como a família de soluções de armazenamento de dados Kangaroo da Fujifilm pode garantir a resiliência operacional e a continuidade dos negócios diante de falhas graves, como o apagão ibérico sofrido no final de abril?
Portugal e Espanha viveram no passado dia 28 de abril o maior apagão da sua história, com uma interrupção maciça do fornecimento de energia elétrica em toda a Península Ibérica. Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade, os comboios e metros pararam, os semáforos apagaram-se, os serviços de rádio e internet foram interrompidos e inúmeras atividades cotidianas ficaram paralisadas. O apagão gerou caos no transporte, afetou hospitais, telecomunicações e sistemas de pagamento eletrónico, e reabriu um debate sobre a dependência digital da economia e a falta de planos de contingência energética. Este apagão ibérico, sem precedentes, reforça a importância crítica de as organizações estarem preparadas para imprevistos com planos de continuidade de negócio (BCP - Business Continuity Plans). Eventos como esse evidenciam o risco real de interrupções súbitas e os impactos graves que podem ter sobre operações, dados e serviços. Nesse contexto, as soluções de arquivo de dados chave-na-mão Kangaroo e Kangaroo LITE da Fujifilm baseadas em armazenamento em tape LTO e geridas pelo software de arquivo Object Archive de Fujifilm, de formato aberto, podem desempenhar um papel valioso na recuperação rápida e eficiente de dados em caso de desastres. Aqui estão algumas formas como estas soluções contribuem para a continuidade do negócio: Backup confiável e durável
Proteção contra ciberataques e ransomware
Escalabilidade e custo-benefício
Conformidade regulatória e segurança
Restauração em ambientes alternativos
O recente apagão ibérico mostra que não é uma questão de “se” uma falha acontecerá, mas “quando”. Soluções como Kangaroo e Kangaroo LITE da Fujifilm baseadas em armazenamento em tape LTO devem fazer parte de uma estratégia híbrida de backup e arquivo para garantir resiliência operacional e continuidade das empresas, mesmo diante de falhas graves.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Fujifilm |