2024-3-13

PARTNERS

Fortalecer a transformação digital em Portugal

Criada em agosto de 2023, a associação PortugalDC contribui decisivamente para o desenvolvimento do importante setor de data centers em Portugal, tanto a nível estratégico, como empresarial, social e ambiental

Fortalecer a transformação digital em Portugal

A Associação Portuguesa de Centros de Dados (PortugalDC) é uma entidade independente, sem fins lucrativos, aberta a todas as organizações empresariais ativas do ecossistema de data centers em Portugal. Trata-se de uma plataforma que visa atuar tanto a nível comercial como institucional, com o objetivo de promover a importância do setor de data centers, assim como impulsionar a comunicação entre a indústria e a sociedade – privados e público – dando à indústria de data centers uma representação adequada, promovendo a interconectividade e, globalmente, também o país.

Deste modo, a PortugalDC tem, como visão, promover uma maior flexibilidade e agilidade no setor, estabelecendo e alicerçando processos importantes para o futuro dos data centers e infraestruturas digitais, nomeadamente por meio da cooperação e partilha de conhecimento. Pretende-se, assim, impulsionar a transformação digital em Portugal, a partir da base, promovendo programas de educação para o desenvolvimento de quadros qualificados, para a implementação de práticas sustentáveis, e para a criação de um impacto positivo junto das comunidades e do meio ambiente.

Balcão único para o setor

A PortugalDC assume-se como uma entidade congregadora de todos os stakeholders do ecossistema de data center no nosso país. A associação agrega Parceiros provenientes de diferentes áreas de atividade – tecnologia, comunicações, energia, financeira, etc. – com o intuito de constituir um “balcão único” focado nas necessidades de todo o ecossistema, incluindo questões relacionadas com a infraestrutura digital, operações, cibersegurança, cadeia de fornecimento, etc. De igual modo, a PortugalDC mantém uma estreita conexão com entidades académicas e governamentais, de modo a prosseguir os seus objetivos quanto à promoção das habilitações e da sustentabilidade.

Assim, o plano de ação da associação inclui diversas iniciativas com objetivos abrangentes e diversificados, como por exemplo, a Parceria com associações da CPLP; a identificação das oportunidades de trabalho qualificado no setor de data centers; a criação de um repositório de legislação relevante para os players envolvidos; ou a produção de estudos que ajudem a caracterizar o setor em Portugal.

Estratégias de desenvolvimento para Portugal

Para levar a cabo estas tarefas, foram criados diversos grupos de trabalho, dedicados a temáticas relacionadas com a infraestrutura, ecossistema, educação e sustentabilidade. No que diz respeito à edificação da infraestrutura, a PortugalDC tem como meta a promoção e desenvolvimento das melhores práticas em termos de design, sustentabilidade, certificação de profissionais, ou a contratação de serviços de data center. De igual modo, é também importante para a Associação a identificação das empresas que prestam serviços no setor de data center em Portugal.

A aposta no desenvolvimento de Portugal como um hub de interligação internacional é, igualmente, um dos propósitos fundamentais da Associação Portuguesa de Centros de Dados. Nesse sentido, a PortugalDC quer promover a existência de pontos de desembarque, em Portugal, para todos os cabos submarinos que chegam à Península Ibérica, melhorando o backbone e a rede transfronteiriça, e complementando a rede interna de grande capilaridade. E, também, defender o desenvolvimento de redes redundantes, de modo a eliminar as vulnerabilidades resultantes da concentração de tráfego num único ponto, o que passa pela promoção de Centros de Interconexão Neutros, para facilitar a distribuição de conteúdos entre diversas redes. Igualmente importante é a definição de um quadro regulatório que impulsione o desenvolvimento do setor, tanto a nível infraestrutural, como em termos de compliance e fiscalidade, identificando os principais obstáculos regulatórios ao crescimento do setor no nosso país.

 

A aposta no desenvolvimento de Portugal como um hub internacional é um dos propósitos da PortugalDC

Naturalmente, a questão da partilha de conhecimento e formação qualificada é central para o setor de data centers em Portugal e, nesse sentido, a associação pretende ter um papel ativo e impulsionador nesta matéria, abrindo o acesso à informação para todas as partes do ecossistema, colaborando com universidades – portuguesas e estrangeiras – de modo a perceber quais são as principais necessidades em termos educativos e ajudar a desenvolver os currículos académicos e a criar oportunidades de estágio para os profissionais recém-formados.

Duas das principais preocupações dos players da área das tecnologias, incluindo os do setor de data centers, são a promoção da sustentabilidade e a criação de valor para as comunidades. Fiel a estes propósitos, a PortugalDC pretende encetar contactos regulares com associações ambientalistas, como a Zero e a Quercus, no sentido de promover o uso de materiais e equipamentos sustentáveis, que contribuam para a descarbonização do setor.

Finalmente, relativamente às relações institucionais com entidades governamentais portuguesas, a Associação irá esforçar-se por contribuir para o desenvolvimento de soluções positivas para o setor, exercendo aconselhamento sobre a estratégia de desenvolvimento da infraestrutura digital de Portugal.

Os data centers e a transformação digital

A economia digital continua em forte expansão, prevendo-se que a largura de banda de interconexão global cresça a uma taxa anual (CAGR) de 34% nos próximos anos. Paralelamente, os ecossistemas estão em crescimento acelerado e as organizações estão a interligar-se, cada vez mais, a Parceiros de negócio e diferentes localizações. Consequentemente, a proximidade digital impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura no edge, que se expande a um ritmo muito acelerado.

Neste sentido, os padrões da indústria mostram que, para responder às exigências crescentes das tecnologias que usam dados de forma intensa (como a IA, o 5G e o edge computing), os decisores de TI estão a optar por modelos flexíveis de implementação de infraestrutura digital baseados na subscrição de serviços. Estamos perante uma mudança de um investimento de CAPEX para OPEX, que começou com a adoção da multicloud, mas que está agora a tornar-se a norma, proporcionando uma maior agilidade na arquitetura da infraestrutura digital e o acesso imediato às tecnologias mais eficientes.

Deste modo, os data centers assumem um papel crucial no processo de transformação digital das organizações, garantindo-lhes o acesso à interconexão global e a um ecossistema enriquecido de Parceiros e provedores, proporcionando uma adoção mais fácil das tecnologias emergentes.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela PortugalDC

Recomendado pelos leitores

Experiência virtual otimizada com as soluções NVIDIA
PARTNERS

Experiência virtual otimizada com as soluções NVIDIA

LER MAIS

O impacto do computer vision na sociedade: tendências e desafios
PARTNERS

O impacto do computer vision na sociedade: tendências e desafios

LER MAIS

Mantenha todos os utilizadores seguros e ligados, em qualquer cloud, com Cisco SASE
PARTNERS

Mantenha todos os utilizadores seguros e ligados, em qualquer cloud, com Cisco SASE

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.