Camila Vidal em 2019-10-22

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

Pontual: soluções desde a área jurídica até à medicina veterinária

Tudo começou no Porto, há 26 anos. Hoje, a Pontual é uma empresa organizada em oito unidades de negócio que quer ajudar a criar as “empresas do futuro”

António Teixeira, CEO da Pontual Software Solutions

A empresa em números

Mais de um quarto de século “a apostar na evolução das soluções, olhando para as necessidades do cliente, percebendo as suas dificuldades, e oferecendo-lhe um horizonte de sucesso desenhado para a realidade da sua organização”, diz António Teixeira, CEO da Pontual Software Solutions, faz com que a empresa tenha hoje mais de 70 colaboradores, mais de 1.800 clientes ativos e tenha obtido um volume de faturação superior a três milhões de euros em 2018. O objetivo para 2019 é chegar aos 3,7 milhões em faturação. Está presente em três países, além de Portugal: Espanha, China e Brasil.

A sede é hoje em Santa Maria da Feira e existem filiais em Lisboa, Porto e Viseu, uma delegação em São Paulo e um distribuidor em Macau. Em 2019 já foi possível “cumprir um dos objetivos”: o de criar a empresa Pontual España “com instalações e equipa em Barcelona”, melhorando “a presença no mercado de alguns dos nossos produtos” e iniciando “a internacionalização de outros”.

Em 2011, a sede da Pontual mudou-se do Porto para Santa Maria da Feira. Quatro anos depois, a SISINFO foi adquirida pela Pontual e em 2017 acontece a fusão com a UpAndAway. Em 2019, funde-se também com a RemoteLeg, Ancátima Softwares, AbleWin e AbleTrust.

Soluções e Parcerias

Parceira de entidades como a Watchguard, Kaspersky, StorageCraft, Microsoft, Sophos, ou Endpoint Protector, a Pontual tem no seu portfólio soluções da Primavera, Sage, PHC CS, Wintouch, Avance e Sysdev MSS. Do lado das soluções próprias, existem quatro: ToBeFlow, JurisFlow, Lémure e GuruVet.

Segundo António Teixeira, “o ToBeFlow permite às organizações terem uma visão global dos seus processos de negócio através de funcionalidades de CRM, BPM e Gestão Documental, com total integração com o sistema ERP”; o JurisFlow é, por sua vez, “pensado para agilizar os processos inerentes à rotina dos profissionais e empresas do setor jurídico, tornando-as mais produtivas e organizadas”; e a solução Lémure facilita a “gestão comercial para micro e pequenas empresas, em qualquer lugar do seu negócio, faturação, contas correntes, stocks ou tesouraria”. Já a GuruVet é resumida como “um software de gestão para setor médico-veterinário, que permite gerir todas as áreas do centro veterinário (administrativa, financeira e clínica) numa única aplicação”.

António Teixeira esclarece que a empresa potencia “as soluções de ERP existentes em cada cliente, produzindo complementos - add-ons - que respondem às necessidades específicas de um cliente ou setor de atividade”, aumentando-se assim “a eficiência das soluções existentes, promovendo a extensibilidade das mesmas” - soluções para armazenistas, equipas comerciais, gestores de logística, indústria farmacêutica ou postos de combustíveis estão entre o portfólio de add-ons disponibilizados pela Pontual.

“O nosso objetivo é responder aos desafios da transformação digital nas organizações, através da consultoria tecnológica de gestão e desenvolvimento de software, e afirmarmo-nos como um Parceiro de referência nos mercados nos quais atuamos”, sublinha o CEO da empresa.

Soluções e servidores na Cloud, Sistemas de Monitorização, Segurança em IT e Suporte ao parque informático das empresas são algumas das garantias deste Parceiro.

Organizar a estratégia

A Lendarius Digital Agency integra também o grupo da Pontual. Assume-se como uma agência digital que ajuda os clientes a descobrirem “novas maneiras de alcançar, crescer, gerir ou expandir os seus negócios” de forma digital. Opera nas áreas de Marketing Digital, Desenvolvimento Web, E-commerce e Design de Comunicação.

Ao mesmo tempo, e “para dar uma resposta devidamente focada e assertiva a cada tipologia de cliente”, o grupo está organizado em oito unidades de negócio e “cada unidade tem uma equipa exclusivamente focada na implementação e suporte às soluções comercializadas nessa área de negócio”. Essas áreas são a Unidade de Software PHC; a Unidade Software Primavera; a Unidade Software SAGE; a Unidade de Engenharia Software; a Unidade Software Veterinário; a Unidade Software Jurídico; a Unidade de Sistemas e Managed Services; e a Unidade E-commerce e Soluções Web.

“Dispomos de um forte poder de expansão e estamos preparados para responder a qualquer desafio lançado pelos nossos clientes e Parceiros”, conclui o CEO da empresa.

Recomendado pelos leitores

“Hoje, existe a certeza de que a segurança não é um custo, mas sim um investimento”
NEGÓCIOS

“Hoje, existe a certeza de que a segurança não é um custo, mas sim um investimento”

LER MAIS

Primavera destaca-se pela relação transparente com os seus Parceiros
NEGÓCIOS

Primavera destaca-se pela relação transparente com os seus Parceiros

LER MAIS

Distribuição cresceu 11,6%
NEGÓCIOS

Distribuição cresceu 11,6%

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.