Camila Vidal em 2019-10-22

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

Pontual: soluções desde a área jurídica até à medicina veterinária

Tudo começou no Porto, há 26 anos. Hoje, a Pontual é uma empresa organizada em oito unidades de negócio que quer ajudar a criar as “empresas do futuro”

Pontual: soluções desde a área jurídica até à medicina veterinária

António Teixeira, CEO da Pontual Software Solutions

A empresa em números

Mais de um quarto de século “a apostar na evolução das soluções, olhando para as necessidades do cliente, percebendo as suas dificuldades, e oferecendo-lhe um horizonte de sucesso desenhado para a realidade da sua organização”, diz António Teixeira, CEO da Pontual Software Solutions, faz com que a empresa tenha hoje mais de 70 colaboradores, mais de 1.800 clientes ativos e tenha obtido um volume de faturação superior a três milhões de euros em 2018. O objetivo para 2019 é chegar aos 3,7 milhões em faturação. Está presente em três países, além de Portugal: Espanha, China e Brasil.

A sede é hoje em Santa Maria da Feira e existem filiais em Lisboa, Porto e Viseu, uma delegação em São Paulo e um distribuidor em Macau. Em 2019 já foi possível “cumprir um dos objetivos”: o de criar a empresa Pontual España “com instalações e equipa em Barcelona”, melhorando “a presença no mercado de alguns dos nossos produtos” e iniciando “a internacionalização de outros”.

Em 2011, a sede da Pontual mudou-se do Porto para Santa Maria da Feira. Quatro anos depois, a SISINFO foi adquirida pela Pontual e em 2017 acontece a fusão com a UpAndAway. Em 2019, funde-se também com a RemoteLeg, Ancátima Softwares, AbleWin e AbleTrust.

Soluções e Parcerias

Parceira de entidades como a Watchguard, Kaspersky, StorageCraft, Microsoft, Sophos, ou Endpoint Protector, a Pontual tem no seu portfólio soluções da Primavera, Sage, PHC CS, Wintouch, Avance e Sysdev MSS. Do lado das soluções próprias, existem quatro: ToBeFlow, JurisFlow, Lémure e GuruVet.

Segundo António Teixeira, “o ToBeFlow permite às organizações terem uma visão global dos seus processos de negócio através de funcionalidades de CRM, BPM e Gestão Documental, com total integração com o sistema ERP”; o JurisFlow é, por sua vez, “pensado para agilizar os processos inerentes à rotina dos profissionais e empresas do setor jurídico, tornando-as mais produtivas e organizadas”; e a solução Lémure facilita a “gestão comercial para micro e pequenas empresas, em qualquer lugar do seu negócio, faturação, contas correntes, stocks ou tesouraria”. Já a GuruVet é resumida como “um software de gestão para setor médico-veterinário, que permite gerir todas as áreas do centro veterinário (administrativa, financeira e clínica) numa única aplicação”.

António Teixeira esclarece que a empresa potencia “as soluções de ERP existentes em cada cliente, produzindo complementos - add-ons - que respondem às necessidades específicas de um cliente ou setor de atividade”, aumentando-se assim “a eficiência das soluções existentes, promovendo a extensibilidade das mesmas” - soluções para armazenistas, equipas comerciais, gestores de logística, indústria farmacêutica ou postos de combustíveis estão entre o portfólio de add-ons disponibilizados pela Pontual.

“O nosso objetivo é responder aos desafios da transformação digital nas organizações, através da consultoria tecnológica de gestão e desenvolvimento de software, e afirmarmo-nos como um Parceiro de referência nos mercados nos quais atuamos”, sublinha o CEO da empresa.

Soluções e servidores na Cloud, Sistemas de Monitorização, Segurança em IT e Suporte ao parque informático das empresas são algumas das garantias deste Parceiro.

Organizar a estratégia

A Lendarius Digital Agency integra também o grupo da Pontual. Assume-se como uma agência digital que ajuda os clientes a descobrirem “novas maneiras de alcançar, crescer, gerir ou expandir os seus negócios” de forma digital. Opera nas áreas de Marketing Digital, Desenvolvimento Web, E-commerce e Design de Comunicação.

Ao mesmo tempo, e “para dar uma resposta devidamente focada e assertiva a cada tipologia de cliente”, o grupo está organizado em oito unidades de negócio e “cada unidade tem uma equipa exclusivamente focada na implementação e suporte às soluções comercializadas nessa área de negócio”. Essas áreas são a Unidade de Software PHC; a Unidade Software Primavera; a Unidade Software SAGE; a Unidade de Engenharia Software; a Unidade Software Veterinário; a Unidade Software Jurídico; a Unidade de Sistemas e Managed Services; e a Unidade E-commerce e Soluções Web.

“Dispomos de um forte poder de expansão e estamos preparados para responder a qualquer desafio lançado pelos nossos clientes e Parceiros”, conclui o CEO da empresa.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.