Sara Moutinho Lopes em 2018-7-27
A IAMCP – International Association of Microsoft Channel Partners está há cinco anos em Portugal, com a missão de representar os Parceiros da Microsoft e desenvolver o seu negócio. Sérgio Baptista, recentemente nomeado presidente da associação para Portugal e EMEIA, aponta as principais linhas estratégicas para os próximos tempos
A IAMCP nasceu em 1994 e representa os Parceiros da Microsoft em todo o mundo, com cerca de 80 filiais e mais de 6 mil Parceiros associados. Está presente em 40 países e apoia o desenvolvimento de negócio dos seus membros. Em Portugal há cinco anos, a IAMCP tem vindo a apostar na dinamização da rede de Parceiros da Microsoft no País, através de diversas iniciativas de proximidade. “A rede IAMCP é uma rede de confiança, presente em praticamente todas as geografias, e que se apoia, tanto localmente como internacionalmente”, explica Sérgio Baptista, presidente da IAMCP Portugal e EMEIA. Sérgio Baptista explica que a transformação pela qual a Microsoft passou nos últimos anos “alterou profundamente não apenas o seu negócio, hoje assente em larga escala, na disponibilização de serviços cloud, mas também a diversidade dos Parceiros e até a forma como a empresa está organizada para lidar com ele”, refere. Esta mudança conduziu à necessidade de dinamizar a IAMPC e de aumentar o acompanhamento dos Parceiros com menos experiência no seu diálogo com a Microsoft. “E também ajudar aqueles que, embora já tenham essa experiência, foram perdendo interlocutores nos últimos anos”. Promoção de iniciativas Este ano a IAMCP pretende aumentar o número de associados. “Temos a ambição de que qualquer empresa que possua um vínculo efetivo ao ecossistema Microsoft veja na IAMCP uma voz do Canal e um instrumento imprescindível para desenvolver relações e crescer”, revela Sérgio Baptista, afirmando o desejo de conseguir que as empresas associadas não encarem a associação como um simples “nice to have”, mas antes como uma alavanca para “quem deseja encontrar ou ser encontrado, crescer o volume de negócios, internacionalizar os seus serviços e produtos”. Os associados da IAMCP têm acesso a diversas iniciativas internacionais, como formação (não técnica, dedicada a temas como vendas, PR ou em tecnologias emergentes), encontros peer-to-peer e encontros periódicos com a equipa local da Microsoft. A IAMCP está empenhada em crescer este ano e conta com diversas iniciativas, como a WIT (Women in Technology), que “visa atrair para as TI os melhores talentos disponíveis independentemente do género”, explica o presidente. “Queremos apresentar às empresas de IT, e em particular aos Parceiros Microsoft, exemplos de práticas de inclusão e combate à desigualdade e iremos contar estas histórias, que já estamos a compilar, com regularidade”. Para impulsionar o crescimento do número de associados, a IAMCP realizará também iniciativas no âmbito da gestão de talentos. A grande aposta está voltada para a realização de um encontro anual de Parceiros Microsoft, que a IAMCP pretende organizar já em 2019: “Continuaremos a proporcionar momentos de networking e fazê-lo, cada vez mais, a uma escala no mínimo regional, com outros capítulos europeus”, refere Sérgio Baptista. “Queremos, acima de tudo, que as empresas em Portugal olhem para nós enquanto uma referência e um apoio inequívoco ao seu negócio”, diz o presidente. Iniciativas internacionais A IAMCP conta também com iniciativas internacionais, como os Special Interest Groups (SIG). “Temos Parceiros portugueses que lideram SIGs a nível da EMEA, por exemplo, o de Mixed Reality, ou simplesmente aqueles que participam nos encontros de SIGs, como o de Dynamics 365, encontrando respostas a desafios que são partilhados por todos, ou ainda simplesmente encontrando Parceiros de negócio”, explica Sérgio Baptista. A associação também promete ajudar Parceiros portugueses a penetrar noutros mercados. “Há Parceiros que nos procuram com o intuito de encontrar distribuidores nas geografias onde pretendem penetrar, bem como o inverso, ou seja, Parceiros internacionais que procuram Parceiros portugueses com determinado tipo de capacidades que não encontram no seu país”, revela o presidente da IAMCP. Pertencer à rede IAMCP, diz “pode, de forma real e efetiva, ser um gerador e potenciador de oportunidades de negócio para as empresas”. |