2022-5-03

NEGÓCIOS

Cloud pública enfrenta desafios em 2022

Principais desafios recaem sobre o data mesh, a gestão multi-contas, o MLOps, a gestão de metadados e a segurança

Cloud pública enfrenta desafios em 2022

A adoção da cloud é já uma realidade generalizada entre as empresas. Segundo a Keepler Data Tech, a cloud pública estabeleceu-se como o principal ativo para o crescimento, ganhando flexibilidade e agilidade, e fazendo-o com custos controlados para as empresas. A empresa, especializada em analítica avançada de dados, decidiu analisar os próximos desafios que a cloud pública enfrenta.

Um primeiro desafio é o data mesh. Trata-se da adoção de um modelo descentralizado de governança de dados, baseado numa arquitetura distribuída e sob a responsabilidade de áreas de negócios (domínios), no que diz respeito aos seus próprios dados (descentralização das funções de governança). Essencialmente, refere-se ao conceito de decomposição de dados em domínios mais robustos, especializados e descentralizados e à introdução de conceitos interessantes no ambiente cloud.

Em segundo lugar, a gestão multi-contas, tarefa em que cada fornecedor oferece as suas próprias ferramentas para facilitar as tarefas e normalizar os mecanismos de criação, de forma que as boas práticas possam ser aplicadas de forma automatizada e verificável.

As contas são frequentemente agrupadas em organizações, o que facilita a aplicação de políticas de segurança a todas elas por igual, facilitando a gestão e a normalização das melhores práticas. A dificuldade reside na gestão dos recursos de grandes organizações e no tratamento de centenas de contas numa única empresa. Segundo a Keepler Data Tech, é aqui que há espaço para melhorias para os provedores da cloud, e são esperados novos desenvolvimentos e avanços ao longo deste ano.

Outro desafio é o MLOps, uma especialização do ecossistema DevOps, que procura aplicar as melhores práticas em automatização e implantação no mundo da ciência dos dados. A Keepler Data Tech indica que, em 2021, observou-se como os MLOps se estabeleceram como uma tendência para os diferentes fornecedores de cloud e como mais e mais recursos foram investidos na oferta de novas ferramentas e serviços para facilitar a tarefa de criação e implementação de modelos de dados na cloud pública.

Este ano, as ferramentas Low Code começaram a proliferar e começam a generalizar-se nas empresas. Este ritmo de crescimento e procura está a forçar as plataformas públicas de cloud a concentrar a sua atenção para evitar serem deixadas para trás, pelo que esperamos ver grandes melhorias na área dos MLOps e ferramentas Low Code nos próximos meses.

Adicionalmente, de acordo com a Keepler Data Tech, se há um ponto claro sobre a cloud pública, é que a gestão dos metadados parece estar a estagnar. As empresas exigem não só ter controlo sobre os seus dados, mas também poder governar os metadados associados, que são tão valiosos como a própria informação.

A procura destas capacidades na cloud pública é tão elevada que está a forçar as empresas a procurar soluções de terceiros ou a implementar diretamente as suas próprias soluções, pelo que se espera que durante 2022 e 2023 os diferentes fornecedores da cloud pública sejam capazes de tirar partido da lacuna que eles próprios deixaram e oferecer soluções completas para o processamento de dados e governação na nuvem pública, afirma a empresa.

Finalmente, a segurança é um pilar que deve estar sempre presente e em constante evolução, reflete a Keepler Data Tech. Nenhuma das medidas ou melhorias propostas acima seria viável se não fossem acompanhadas de todas as medidas de segurança necessárias para garantir a proteção de um dos nossos bens mais valiosos, os dados. Por esta razão, espera-se que o investimento em segurança cresça, uma vez que é um ponto-chave e decisivo para as empresas transferirem os seus dados para a nuvem e enriquecerem o ecossistema.

"A cloud pública tornou-se o melhor aliado tecnológico na era da digitalização, essencial para que as empresas sejam resilientes e escaláveis. Os fornecedores devem aproveitar esta tendência e a predisposição das organizações para confiar na nuvem pública e consolidar os serviços e funcionalidades que convidam a melhorar a fiabilidade e credibilidade; tudo isto, sem negligenciar o investimento na inovação, propondo novos serviços que complementem a oferta atual e preencham as lacunas existentes, facilitando o desenvolvimento e implementação de soluções end2end baseadas em serviços nativos", salienta Pablo Valiente, Principal Cloud Architect de Keepler Data Tech.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gastos mundiais em infraestruturas cloud aumentam 34% em 2022
NEGÓCIOS

Gastos mundiais em infraestruturas cloud aumentam 34% em 2022

LER MAIS

Investimento em infraestrutura cloud ultrapassaram os 73 mil milhões em 2021
CLOUD

Investimento em infraestrutura cloud ultrapassaram os 73 mil milhões em 2021

LER MAIS

Vendas de software e hardware para data center crescem graças à cloud
NEGÓCIOS

Vendas de software e hardware para data center crescem graças à cloud

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.