2015-1-08

EVENTOS

CES 2015: Wearables, drones e pulseiras voadoras - CEO da Intel aponta o futuro da indústria

A Intel acaba de anunciar uma série de avanços tecnológicos e iniciativas que pretendem impulsionar a indústria. As novidades incluem o novo módulo Intel Curie, um dispositivo de um tamanho de um botão para soluções wearable; novas aplicações para as câmaras robot Intel RealSense, drones multi-copter e experiências imersivas em 3D

CES 2015: Wearables, drones e pulseiras voadoras -  CEO da Intel aponta o futuro da indústria

Bran Krzanic, CEO da Intel, a segura um protótipo do Curie, o primeiro chip desenvolvido para dispositivos wearable.

“Estamos a passar de um mundo bidimensional para um mundo tridimensional”. Foi assim que Brian Krzanich, CEO da Intel, se referiu ao futuro da tecnologia de consumo durante a sua apresentação no CES, em Las Vegas. “Esta dimensão adicional vai mudar o modo como experienciamos a computação”, reforçou, invocando os três vetores desta transformação: computação desenfreada, inteligência em toda a parte e a evolução wearable. “A ascensão de novas experiências em personal computing, dispositivos inteligentes e conectados e a revolução do segmento wearable estão a redefinir o relacionamento entre os consumidores e a tecnologia,” referiu. “O nosso objectivo passa por resolver problemas reais e oferecer experiências verdadeiramente aspiracionais tanto pelas pessoas como pelas organizações. De forma a torná-lo possível, necessitamos ir mais além de forma a liderar o crescimento da diversidade e inclusão na indústria. O público feminino e os grupos minoritários continuarão a desempenhar um papel fundamental enquanto consumidores, influenciadores, criadores e líderes.”
O CEO da Intel anunciou ainda a nova colaboração com a Oakley, fabricante reconhecido de óculos (para desenvolver um produto inteligente com vista à melhoria do desempenho de atletas), uma parceria em 3-D com a HP e a True Key, uma aplicação multiplataformas pela Intel Security que utiliza elementos pessoais como o rosto, um dispositivo ou impressão digital para tornar os logins mais seguros e simples.

A (R)evolução Wearable
O crescimento deste mercado está a potenciar novos campos para a inovação. Brian Krzanich divulgou novos planos para o Intel Curie module, uma nova ferramenta de hardware compacta baseada no primeiro first purpose-built system-on-chip (SoC) para dispositivos wearable. Está previsto que o módulo seja expedido na segunda metade do ano e inclui o Intel Quark SE SoC, rádio Bluetooth de baixo consumo energético, sensores e carregamento de bateria.
Brian Krzanich destacou ainda a Nixie, projeto vencedor do desafio “Make it Wearable” 2014, a primeira câmara wearable voadora. A Nixie ajusta-se ao pulso como uma bracelete, desdobra-se e descola de forma a tirar a fotografia perfeita. O momento culminou com uma experimentação ao vivo da Nixie, com uma “fotografia voadora” dos intervenientes. Brian Krzanich adiantou, ainda, que a Intel voltará a promover o desafio “Make it Wearable” no final do ano.

Computação “à solta”
Até à data, a computação tem sido largamente definida pela interação humana com um ecrã, teclado ou rato. Brian Krzanich destacou novas tecnologias e aplicações do mundo real que irão acompanhar a computação num mundo 3D e libertar a experiência do utilizador de cabos e passwords. Em palco, demonstrou uma série de capacidades que serão introduzidas em produtos até ao final o ano, incluindo o True Key, uma nova plataforma de aplicações da Intel Security para endereçar o problema das passwords. A aplicação utiliza componentes pessoais como o rosto, dispositivo ou a impressão digital para tornar o logging mais simples e seguro. Estará pré-instalada em equipamentos da HP e da Lenovo e será parte da McAfee LiveSafe nos meses vindouros.
O CEO da Intel destacou, ainda, novas colaborações para carregamento wireless, incluindo a cadeias de hotéis Hilton e a Jaguar Land Rover, por exemplo. Paralelamente, as câmaras Intel RealSense e as novas aplicações imersivas podem ser encontradas em diversos 2-em-1, portáteis e PCs all-in-one, incluindo muitos powered by a 5ª geração de processadores Intel Core, disponíveis já neste trimestre.
Brian Krzanich recebeu Dion Weisler, Executive Vice president, Printer and Personal System’s Business da HP. Abordando a forma como a HP está a trabalhar para possibilitar um ecossistema de realidade combinada, anunciou que o processador Intel Core i7 irá integrar a tecnologia HP Multi Jet Fusion, desenhada para colmatar lacunas em velocidade, qualidade e custos. Reforçou, também, que o desempenho e a escalabilidade da tecnologia Intel são “cruciais” para explorar as verdadeiras potencialidades da impressão 3D.

Inteligência por toda a parte
Brian Krzanich destacou um número de áreas onde o crescimento da computação inteligente está a ajudar a redefinir a vida dos utilizadores. Apresentou exemplos práticos e reais como robots, drones, dizendo que as câmaras Intel RealSense podem providenciar capacidades intuitivas, baseadas na visão e com capacidade de evitar colisões para a resolução de problemas complexos. Por exemplo, a Ascending Technologies prevê utilizar câmaras Intel RealSense para desenvolver drones multi-copter inteligentes e seguros e a iRobot está a colaborar com a Intel na exploração desta tecnologia para as suas plataformas robóticas inteligentes.

Recomendado pelos leitores

Workplace Solutions em destaque no Live Event do IT Channel
EVENTOS

Workplace Solutions em destaque no Live Event do IT Channel

LER MAIS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.