2021-3-25

SERVIÇOS

Maioria das empresas estão interessadas em soluções DaaS

As ofertas de dispositivos como serviço permitem libertar tempo e recursos valiosos para projetos estratégicos

Um ano após a revolução global do teletrabalho, os trabalhadores adaptaram-se à sua nova vida de trabalho a partir de casa. De acordo com o novo estudo da Lenovo sobre O Futuro do Trabalho e Transformação Digital, 83% das empresas esperam trabalhar remotamente pelo menos metade do tempo, e a mesma percentagem de colaboradores quer um modelo de trabalho híbrido.

Permitir o trabalho remoto levou a uma mudança na adoção digital, com o aumento do uso de dispositivos pessoais para funcionar, maior adoção do software de cloud e colaboração e uma maior atenção à segurança de dados entre funções de ITI em empresas de todos os tamanhos. O estudo mostra ainda que os fornecedores de tecnologia de confiança terão de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de futuras estratégias digitais, enquanto o Device-as a-Service (DaaS) está a ganhar apoio entre as grandes empresas para facilitar o fornecimento de dispositivos tecnológicos atualizados aos colaboradores.

Embora 70% digam que a flexibilidade os torna mais felizes com o seu trabalho em geral, os colaboradores aludem a uma série de desafios. O principal é a lentidão ou a instabilidade da ligação à Internet em casa..

O teletrabalho também resultou num novo conjunto de soluções digitais de hardware, software e serviço. A recolha de dispositivos e tecnologia para o trabalho tornou-se cada vez mais pessoal e colaborativa. Os colaboradores estão cada vez mais inclinados a usar os seus dispositivos pessoais, como portáteis, smartphones e tablets. 79% dos colaboradores inquiridos dizem que agora usam o smartphone para tarefas relacionadas com o trabalho, como chamadas de voz e vídeo, e-mail e chat de trabalho.

No que diz respeito a computadores, tecnologias como o cancelamento de ruído baseado em IA durante as chamadas, o obturador de privacidade da webcam para quando não está a ser utilizado, cuidados oculares com uma intensidade natural de baixa luz azul nos ecrãs, e um melhor arrefecimento do dispositivo estão entre as principais funcionalidades de dispositivos inteligentes para funcionários de empresas de todos os tamanhos.

No entanto, os trabalhadores não estão a aproveitar suficientemente os programas da empresa para financiar as suas compras de tecnologia. Enquanto 80% dos departamentos de IT estavam dispostos a cobrir as compras de equipamentos relacionados com o trabalho, por vezes apenas 22% dos colaboradores utilizaram estas políticas.

Com o aumento da cultura de subscrição, os gestores de IT expressam o seu crescente interesse em soluções DaaS que podem manter o hardware atualizado, adaptar as necessidades tecnológicas ao longo do tempo, e até libertar horas e recursos para projetos mais estratégicos. Com um décimo das empresas atualmente subscritas a um serviço do tipo DaaS, quase dois terços (63%) mostram mais interesse, apontando para um aumento da tendência "Everything-as-a-Service" (EaaS) do consumidor em termos comerciais. Espera-se também que o modelo EaaS expanda e agilize as implementações de IT com soluções chave na mão, reduzindo os prazos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Teletrabalho e o Apogeu de soluções Desktop-as-a-Service
NEGÓCIOS

Teletrabalho e o Apogeu de soluções Desktop-as-a-Service

LER MAIS

O crescimento do as-a-Service
A FUNDO

O crescimento do as-a-Service

LER MAIS

HPE revela portfólio 5G aberto e soluções as-a-Service
REDES

HPE revela portfólio 5G aberto e soluções as-a-Service

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Pagamentos contactless através de dispositivos vão crescer mais de 220%
SERVIÇOS

Pagamentos contactless através de dispositivos vão crescer mais de 220%

LER MAIS

Parceiros de Canal recuperam receita com aumento da venda de impressoras laser de gama alta
SERVIÇOS

Parceiros de Canal recuperam receita com aumento da venda de impressoras laser de gama alta

LER MAIS

Apesar dos constrangimentos, empresas já não podem adiar investimentos em tecnologia
SERVIÇOS

Apesar dos constrangimentos, empresas já não podem adiar investimentos em tecnologia

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 90 SETEMBRO 2022

IT CHANNEL Nº 90 SETEMBRO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.