2021-3-25

SERVIÇOS

Maioria das empresas estão interessadas em soluções DaaS

As ofertas de dispositivos como serviço permitem libertar tempo e recursos valiosos para projetos estratégicos

Um ano após a revolução global do teletrabalho, os trabalhadores adaptaram-se à sua nova vida de trabalho a partir de casa. De acordo com o novo estudo da Lenovo sobre O Futuro do Trabalho e Transformação Digital, 83% das empresas esperam trabalhar remotamente pelo menos metade do tempo, e a mesma percentagem de colaboradores quer um modelo de trabalho híbrido.

Permitir o trabalho remoto levou a uma mudança na adoção digital, com o aumento do uso de dispositivos pessoais para funcionar, maior adoção do software de cloud e colaboração e uma maior atenção à segurança de dados entre funções de ITI em empresas de todos os tamanhos. O estudo mostra ainda que os fornecedores de tecnologia de confiança terão de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de futuras estratégias digitais, enquanto o Device-as a-Service (DaaS) está a ganhar apoio entre as grandes empresas para facilitar o fornecimento de dispositivos tecnológicos atualizados aos colaboradores.

Embora 70% digam que a flexibilidade os torna mais felizes com o seu trabalho em geral, os colaboradores aludem a uma série de desafios. O principal é a lentidão ou a instabilidade da ligação à Internet em casa..

O teletrabalho também resultou num novo conjunto de soluções digitais de hardware, software e serviço. A recolha de dispositivos e tecnologia para o trabalho tornou-se cada vez mais pessoal e colaborativa. Os colaboradores estão cada vez mais inclinados a usar os seus dispositivos pessoais, como portáteis, smartphones e tablets. 79% dos colaboradores inquiridos dizem que agora usam o smartphone para tarefas relacionadas com o trabalho, como chamadas de voz e vídeo, e-mail e chat de trabalho.

No que diz respeito a computadores, tecnologias como o cancelamento de ruído baseado em IA durante as chamadas, o obturador de privacidade da webcam para quando não está a ser utilizado, cuidados oculares com uma intensidade natural de baixa luz azul nos ecrãs, e um melhor arrefecimento do dispositivo estão entre as principais funcionalidades de dispositivos inteligentes para funcionários de empresas de todos os tamanhos.

No entanto, os trabalhadores não estão a aproveitar suficientemente os programas da empresa para financiar as suas compras de tecnologia. Enquanto 80% dos departamentos de IT estavam dispostos a cobrir as compras de equipamentos relacionados com o trabalho, por vezes apenas 22% dos colaboradores utilizaram estas políticas.

Com o aumento da cultura de subscrição, os gestores de IT expressam o seu crescente interesse em soluções DaaS que podem manter o hardware atualizado, adaptar as necessidades tecnológicas ao longo do tempo, e até libertar horas e recursos para projetos mais estratégicos. Com um décimo das empresas atualmente subscritas a um serviço do tipo DaaS, quase dois terços (63%) mostram mais interesse, apontando para um aumento da tendência "Everything-as-a-Service" (EaaS) do consumidor em termos comerciais. Espera-se também que o modelo EaaS expanda e agilize as implementações de IT com soluções chave na mão, reduzindo os prazos.

Recomendado pelos leitores

Bem-estar no centro – Condição de sucesso no futuro do trabalho
SERVIÇOS

Bem-estar no centro – Condição de sucesso no futuro do trabalho

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 76 ABRIL 2021

IT CHANNEL Nº 76 ABRIL 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.