2020-9-14

REDES & TELECOM

TP-Link consolida oferta SDN

A TP-Link anunciou a integração de toda a sua gama de Software-Defined Networking na sua plataforma 100% cloud Omada, permitindo aos clientes e integradores uma maior flexibilidade e eficiência na gestão, controlo e implementação das redes empresariais

Com a crescente complexidade das redes empresariais, o software-defined networking (SDN) torna-se uma ferramenta cada vez mais essencial para a continuidade de negócio.

Com o networking tradicional, as redes empresariais com topologias mais complexas, que exigem que os dispositivos sejam configurados repetidamente, um a um, tornam-se difíceis de monitorizar adequadamente como um todo. Uma rede SDN dispõe de um sistema de drivers de software para implementar automaticamente serviços de rede e distribuição de dados, permitindo a gestão automática de lotes, com funcionalidades de rede e através de um controlador centralizado agilizando, assim, todo o processo de configuração de equipamentos.

O SDN potencia também a escalabilidade das redes e implementação de novos serviços e aplicações – algo particularmente relevante na era da digitalização, em particular no contexto da digitalização “forçada” pós-pandemia.

No contexto desta crescente relevância do SDN, a TP-link anunciou a integração de toda a sua oferta SDN na sua plataforma cloud Omada SDN. Através desta plataforma, é possível gerir toda a rede empresarial de forma flexível e integrada, seja totalmente através da cloud, usando controladores locais físicos, ou uma combinação dos dois, dependendo das necessidades de networking de cada local. A plataforma tem a capacidade de suportar até 1500 equipamentos e 120 mil clientes, e suporta gateways SafeStream, switches Jetstream e controladores e access points Omada da TP-Link.

A plataforma Omada permite uma gestão 100% centralizada de toda a redes de locais diferentes, todos controlados a partir de uma única interface em qualquer lugar e a qualquer hora – seja pela empresa ou pelo integrador de IT, que através desta plataforma tem a capacidade de monitorizar e gerir as redes de todos os seus clientes.

O interface simplifica a visualização do estado da rede em tempo real, permitindo aos administradores da rede verificar a utilização e a distribuição de tráfego da rede, receber relatórios, avisos e notificações de eventos anormais, ou até mesmo rastrear dados importantes para obter melhores resultados comerciais. 

A gama Omada SDN oferece dois tipos de controladores SDN: um controlador baseado na cloud, e um controlador local com acesso total à nuvem, oferecendo o máximo de opções e controlo total de toda a rede de forma a melhor se adaptar às suas necessidades. 

Entre as principais mais-valias desta plataforma – exclusiva ao uso do controlador cloud – é de referir o zero-touch provisioning,  o qual torna todos os pontos de acesso, switches e gateways Omada controláveis a partir de uma única interface em qualquer lugar e a qualquer hora. Isto permite a implementação e configuração remota de vários sites sem necessidade de enviar um técnico ao local, garantindo a eficiência da implementação com redução de custos operacionais.

A plataforma Omada e soluções associada estará disponível em Outubro, com data pendente para soluções individuais.

 

Recomendado pelos leitores

Check Point e Cisco disponibiliza segurança em redes SD-WAN
REDES & TELECOM

Check Point e Cisco disponibiliza segurança em redes SD-WAN

LER MAIS

Devolo DINrail: powerline no quadro elétrico
REDES & TELECOM

Devolo DINrail: powerline no quadro elétrico

LER MAIS

Redes como um serviço deverá crescer 41% na EMEA
REDES & TELECOM

Redes como um serviço deverá crescer 41% na EMEA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.