2019-10-30

REDES & TELECOM

Lisboa e Porto têm melhor cobertura de rede no País

De acordo com relatório da Tutela, Lisboa oferece a melhor qualidade de rede móvel entre as cinco principais cidades portuguesas, enquanto o Porto oferece a ligação mais rápida

Os utilizadores de redes móveis em Lisboa obtêm a melhor experiência de rede entre as principais cidades portuguesas com uma Qualidade de Consistência Excelente de 78,5%, segundo o mais recente relatório sobre a qualidade de experiencia de redes móveis em Espanha e Portugal publicado pela Tutela, empresa especializada na análise de dados de redes e dispositivos móveis por todo o mundo.

Por sua vez, os utilizadores do Porto foram os que experimentaram a rede mais rápida nas cinco principais cidades portuguesas, com um desempenho médio de 13,7 Mbps.

Para avaliar o desempenho das operadoras nas redes 3G e 4G nas cinco principais cidades de cada um dos países, a Tutela realizou mais de 1,4 milhões de testes de velocidade e 20 milhões de medições de latência entre 1 de Março e 31 de Agosto de 2019.

As cidades testadas em Portugal foram Braga, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto, e no país vizinho, Barcelona, Bilbao, Madrid, Sevilha e Valência.

 

O relatório “Spain and Portugal Cities” inclui como principais conclusões:

  •  Lisboa ficou em terceiro lugar na classificação geral de Qualidade de Consistência Excelente no ranking das dez cidades analisadas, atrás de Sevilha e Valência.
  •  Por operador, a Vodafone proporcionou a melhor Qualidade de Consistência Excelente em todas as cinco cidades portuguesas testadas, além de ser a mais rápida em cada uma delas por uma margem significativa. 
  •  Relativamente às cidades espanholas, Lisboa e Porto ofereceram uma Qualidade de Consistência Excelente comparável - superando Barcelona no ranking - no entanto, todas as cinco cidades portuguesas testadas tiveram velocidades médias de download mais baixas do que as congéneres espanholas. 

Leandro Demarchi, Diretor de Vendas da Tutela para a América Latina e Sul da Europa, comentou: "Embora Espanha se tenha destacado por ter a cidade com a melhor qualidade de rede móvel da Península Ibérica, é importante reconhecer a fiabilidade das redes portuguesas. Todas as cinco cidades portuguesas tiveram uma Qualidade de Consistência Excelente superior a 75%, indicando que em três quartos do tempo, quando têm sinal móvel, os utilizadores podem realizar atividades intensivas, tais como streaming de vídeo HD ou jogos online em tempo real. Este resultado é melhor do que o de outras metrópoles globais - num recente relatório de Tutela dedicado ao Reino Unido, a Qualidade de Consistência Excelente de Londres foi de 74,4%, pior do que qualquer uma das cinco cidades testadas em Portugal.”

Recomendado pelos leitores

Um mundo mais smart ou mais inteligente
REDES & TELECOM

Um mundo mais smart ou mais inteligente

LER MAIS

Mais vale tarde...  Leilão de 5G vai finalmente acontecer
REDES & TELECOM

Mais vale tarde... Leilão de 5G vai finalmente acontecer

LER MAIS

Conectividade privada no edge deverá crescer mais de 50% por ano
REDES & TELECOM

Conectividade privada no edge deverá crescer mais de 50% por ano

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.