2019-10-01

HARDWARE

O Trabalho Móvel é o novo normal

O smartphone é muito provavelmente o dispositivo que, nos últimos dez anos, mais influenciou a forma como vivemos e trabalhamos

O Trabalho Móvel é o novo normal

Em 2018, pelo segundo ano consecutivo, 11 das 20 maiores empresas do mundo são empresas tecnológicas, fortemente associadas à mobilidade e inovação. Neste contexto, emergem novos modelos de negócio disruptivos suportados em plataformas móveis, que transformam pequenas empresas (startups) em negócios de elevada capitalização bolsista em intervalos temporais muito curtos. A Organo, a Uber, o Airbnb, a Alibaba ou a Netflix são apenas algumas das empresas que se tornaram líderes globais, nas suas áreas de atuação, por terem explorado o potencial da mobilidade e dos dispositivos móveis disponibilizando através dos mesmos um conjunto de serviços inovadores e disruptivos aos seus clientes. O smartphone moldou definitivamente a economia global hoje assente cada vez mais na internet e em aplicações móveis (hoje mais de cinco milhões de apps estão disponíveis nas lojas Google Play e iOS App Store).

A mobilidade tem impactado simultaneamente as empresas e a forma como trabalhamos. Segundo as últimas projeções, até 2020, 48% das forças de trabalho serão móveis, podendo este número subir até aos 70% no caso das pequenas e médias empresas. De acordo com a Cisco, até 2020 em média cada pessoa terá acesso a aproximadamente sete dispositivos conectados. De acordo com dados da PwC, no final do próximo ano, 50% da força de trabalho no mercado norte americano será composta por Millennials que exigem cada vez mais tecnologia. 81% dos colaboradores pertencentes à geração Y afirma que a tecnologia os torna mais produtivos. De notar também que, segundo a Citrix, 57% da força de trabalho em mobilidade já utiliza soluções cloud, no entanto, estima-se que a informação alojada em dispositivos móveis é 4.5 vezes superior à informação alojada em data centers. Este fato leva-nos obrigatoriamente à crescente importância da segurança dos dados em mobilidade e ao desenvolvimento de plataformas gestão para smartphones, tablets e wearables, visando a salvaguarda e privacidade dos dados e assegurar a implementação das políticas de segurança corporativa.

De acordo com CCS Insight 71% das grandes empresas colocam a segurança no topo das prioridades no desenvolvimento da sua estratégia de negócio. A necessidade de disponibilizar aos seus clientes elevados padrões de segurança e a implementação de políticas adicionais às que o Android disponibiliza de forma nativa levou a Samsung a desenvolver desde 2015 uma plataforma de segurança para Smartphones, Tablets e Wearables, designada por Samsung Knox. Reconhecida pela Gartner desde 2017 como a plataforma mais segura para gestão de dispositivos móveis, certificada por mais de 20 agências de segurança nas mais diversas geografias, quisemos assegurar aos clientes corporativos funcionalidades como EMM (Enterprise Mobility Management), Encrypted Mobile Containers, Costumização de Dispositivos ou atualização controlada de sistemas operativos (e-FOTA). A solução Samsung Knox permite também a separação dos dados pessoais e empresariais no mesmo dispositivo o que vai ao encontro de uma necessidade cada vez maior dos nossos clientes em utilizar um único dispositivo tanto no seu trabalho como na sua vida pessoal. O Samsung Knox assegura ainda a compatibilização de conceitos que até há pouco pareciam inconciliáveis; Mobilidade e Segurança, Produtividade e Controlo, Disponibilidade e Compatibilidade.

Em Portugal, acompanhando a tendência do resto da Europa, assistimos também a esta crescente preocupação com temas associados à segurança dos dispositivos móveis. O elevado número de ataques a instituições através de malware residente nos smartphones ou o roubo de dados guardados em dispositivos móveis levou a que instituições bancárias, os principais retalhistas, as utilities e mais recentemente também instituições ligadas à educação, implementassem soluções KNOX no seu parque de dispositivos móveis. Para este fato contribuiu certamente a certificação atribuída pelo Gabinete Nacional de Segurança, obtida pela Samsung no final de 2018, que valida a adequabilidade da plataforma KNOX e destes dispositivos para o tratamento de informação classificada. Porque a segurança é uma preocupação e um compromisso contínuo para com os nossos clientes renovámos já em 2019 essa mesma certificação para dispositivos como o Galaxy S10, S10+, o Galaxy Note9, os Galaxy A70, A50 e A40.

Esta crescente massificação do trabalho em mobilidade e os novos conceitos de posto de trabalho baseados em Smarphones e Tablets (ex: Samsung DEX) leva-nos a afirmar que o trabalho em mobilidade é hoje o novo Normal.

 

Conteúdo produzido pela MediaNext para a Samsung

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas
HARDWARE

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.