2021-9-30

REDES

Extreme Networks ajuda a implementar OpenRoaming no Politécnico de Viseu

A Extreme Networks e a Wireless Broadband Alliance anunciaram a implementação do OpenRoaming no Instituto Politécnico de Viseu, sendo, agora, possível usufruir da transferência segura e automática entre redes móveis e redes Wi-Fi no campus

Extreme Networks ajuda a implementar OpenRoaming no Politécnico de Viseu

A Extreme Networks anunciou a implementação bem-sucedida do suporte para o OpenRoaming da Wireless Broadband Alliance (WBA) no Instituto Politécnico de Viseu (IPV). O OpenRoaming permite aos estudantes, docentes e outros utilizadores no campus do IPV ligarem-se a uma rede Wi-Fi 6 segura e de alta velocidade onde quer que estejam – quer no interior ou exterior dos edifícios – sem qualquer interrupção nas respetivas ligações à rede sem fios. O IPV é a primeira organização em Portugal a aderir ao OpenRoaming da WBA, explica a Extreme Networks em comunicado.

O OpenRoaming da WBA possibilita a transferência automática entre redes móveis e Wi-Fi, o que, para os utilizadores, se traduz em conectividade sem interrupções, muito à semelhança do que acontece quando os smartphones se ligam instantaneamente às várias redes de telecomunicações. A Extreme colaborou com a Aptilo Networks para trazer o OpenRoaming ao campus do IPV, realizando também a instalação de uma rede Wi-Fi 6. De agora em diante, os estudantes, funcionários, docentes e visitantes podem ligar-se à rede do campus do IPV sem necessitarem de realizar autenticação manual. Isto traduz-se numa melhor experiência para os utilizadores e num volume de trabalho mais baixo para a equipa de informática do IPV, que tinha de autorizar manualmente todos os utilizadores da rede de fora de Viseu para que estes pudessem aceder à Wi-Fi do campus.

Entre os principais benefícios, é possível encontrar: 

  • Conectividade simplificada para os utilizadores e alívio para o departamento de TI: Anteriormente, as regulações europeias obrigavam a equipa informática do IPV a adicionar e retirar manualmente os utilizadores da rede, incluindo docentes, funcionários e estudantes. Isto complicava o acesso à Wi-Fi no campus. Com o OpenRoaming, os visitantes dos campus do IPV podem ligar-se facilmente à rede sem fios. Não perdem as definições das respetivas contas, nem o histórico das mesmas, e a equipa de informática pode concentrar-se em expandir o uso da tecnologia no campus do IPV;
  • Melhores resultados e oportunidades para os estudantes: O OpenRoaming torna mais fácil para o IPV expandir o calendário de eventos no campus, sem que isto exija a criação de novos acessos seguros à rede para cada um por parte da equipa de informática. Podem prestar diferentes níveis de serviço consoante as necessidades específicas de utilizadores e eventos distintos. O corpo estudantil do IPV pode agora aceder a recursos através da mesma conta de utilizador em todos os seus dispositivos e sem necessidade de criarem novas contas ou acarretarem os custos de uma ligação fixa;
  • Maior segurança na rede sem fios: o IPV e organizações semelhantes podem tirar proveito da liberdade do OpenRoaming sem, no entanto, ficarem expostos a potenciais riscos de segurança ou entrarem em inconformidade com as regulações locais. O OpenRoaming serve-se de protocolos de segurança já existentes, como o Passpoint, RADSec e os padrões 802.1x e 802.11i para assegurar a segurança da rede sem prejuízo para a privacidade dos utilizadores. O OpenRoaming emparelha fornecedores de redes Wi-Fi e fornecedores de identidades, como operadoras móveis e ISP, que registam utilizadores autenticados e que os permitem ligar-se automaticamente a qualquer rede sem fios participante.

Tiago Rodrigues, Diretor executivo da Wireless Broadband Alliance, refere, em comunicado, que “o OpenRoaming é essencial para garantir o acesso automático e seguro à Wi-Fi, que se trata de uma necessidade para as instituições de ensino superior modernas, como o IPV, que procuram dar aos seus estudantes os melhores recursos de aprendizagem possíveis. Os membros da WBA, como a Extreme, auxiliam no fornecimento de conectividade de alta velocidade e é com orgulho que os apoiamos na sua missão à medida que o nosso mundo se torna mais dependente das redes sem fios”.

Já Luís Almeida, Administrador sénior de redes do Instituto Politécnico de Viseu, indica em comunicado que “há muito entusiasmo no IPV com a integração no OpenRoaming da WBA. Esta implementação vais melhorar as experiências de todos os utilizadores que usam a rede Wi-Fi do nosso campus – estudantes, docentes, funcionários, visitantes e todos os participantes nas várias conferências nacionais e internacionais que organizamos. E, claro, a redução do stress que a gestão da rede significava para a nossa equipa de informática. A nossa experiência com a Extreme no decorrer deste projeto tem sido maravilhosa e, à medida que o projeto continua a expandir-se, esperamos tornarmo-nos um exemplo daquilo que o OpenRoaming é capaz para outras instituições e comunidades de toda a Europa”. 

Por sua vez, Nabil Bukhari, Diretor de produto e Diretor de tecnologia da Extreme Networks, diz que “o roaming livre entre redes 5G e Wi-Fi é fundamental para tornar possíveis as experiências de próxima geração para os consumidores e a “Empresa Infinita”. A conectividade segura e automática dentro e fora de edifícios cria a possibilidade de conceitos como cidades inteligentes e trabalhar e aprender em qualquer sítio. A Extreme tem o orgulho de fazer parte do consórcio da WBA de líderes da indústria que estão a automatizar e tornar a conectividade mais acessível. Temos toda a confiança de que isto terá um impacto positivo para todos no campus do IPV”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Extreme Networks: soluções de rede flexíveis e fáceis de gerir para um mundo hiperconectado
REDES

Extreme Networks: soluções de rede flexíveis e fáceis de gerir para um mundo hiperconectado

LER MAIS

Rui Nunes é novo sales manager da Extreme Networks
NEGÓCIOS

Rui Nunes é novo sales manager da Extreme Networks

LER MAIS

Alessandro Cozzi é o novo Diretor Regional EMEA da Extreme Networks
NEGÓCIOS

Alessandro Cozzi é o novo Diretor Regional EMEA da Extreme Networks

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.