Diana Ribeiro Santos em 2021-10-19

NEGÓCIOS

Case Study

Uma solução “taylor made”

Com o ERP da PHC, a DreamMedia passou a ter um único repositório de dados, automatizando fluxos e processos e permitindo uma comunicação integrada e eficaz entre todos os departamentos

Uma solução “taylor made”

O Grupo DreamMedia era uma empresa em crescimento que ainda não tinha implementado um ERP, trabalhava com ferramentas tradicionais que obrigavam a um enorme esforço de manutenção e validação dos dados, não tinha a informação em tempo real e a mesma estava dispersa pelos diferentes departamentos.

As especificidades de negócio da DreamMedia, e a própria possibilidade de gestão do seu parque de faces, necessitavam de um desenvolvimento à medida. A título de exemplo, foi necessário implementar toda uma nova lógica no sistema PHC com a introdução do Digital- -Out-of-Home e da plataforma e-commerce.

Posto isto, um software de gestão tornou-se um instrumento basilar na organização porque permite a comunicação eficaz e integrada entre todos os departamentos da empresa e respetiva monitorização de processos e fluxos.

A solução

Os negócios do Grupo DreamMedia têm especificações que só conseguiam ser respondidas com um ERP que permitisse a sua personalização e desenvolvimento. Um dos exemplos é a gestão do parque de faces (a monitorização dos níveis de ocupação, fases de instalação e manutenção das faces). Adicionalmente, um ERP que respondesse nativamente às áreas mais standard como a financeira, salários, contabilidade, imobilizado e a resposta aos temas legais, uma vez que, sendo uma empresa dinâmica e inovadora, a agilidade na resposta a novas necessidades era um requisito.

“Um sistema integrado de gestão, de preferência português, que permitisse uma customização à medida do negócio eram os requisitos do Grupo DreamMedia. Adicionalmente, uma solução com provas dadas no mercado ao nível dos grandes ERP. Quando o Grupo DreamMedia consultou a Winsig já tinha identificado o ERP PHC como ferramenta a implementar, fizemos um levantamento de requisitos e sugerimos a Gama Enterprise, solução de topo da PHC, pela capacidade de resposta às necessidades que a empresa tinha na altura, assim como, as necessidades futuras que vieram a concretizar-se”, explica Andrea Figueiral, Business Developer & Partner Winsig.

Para Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, “o PHC é um programa que se enquadra ao nível dos softwares NAV e SAP, mas é 100% nacional, desenvolvido por consultores portugueses e adaptável à realidade de cada organização. Este aspeto “taylor made”, que se enquadra até dentro da própria filosofia do Grupo DreamMedia, permitiu-nos avançar com um desenvolvimento ajustado às nossas necessidades e realidade de negócio, sendo uma mais valia adicional estarmos a contribuir para o crescimento de um Parceiro português”.

Os resultados

Neste momento, do universo de cem colaboradores, temos 50 utilizadores ativos das áreas Administrativa, Financeira, RH, Comercial e Expansão. Em breve, com a finalização e implementação do modulo das Operações, o software será utilizado por cerca de 70% da empresa.

A agilidade dos processos permitiu, desde logo, uma otimização de recursos e incremento da produtividade. Permitindo ter também informação mais fidedigna e em tempo real para tomada de decisões assertivas. A informação real time da gestão do parque proporcionada pelo sistema foi um ganho inequívoco, melhorando os processos desde a elaboração da proposta comercial à faturação, renovação e cobrança de um contrato.

Hoje em dia, por exemplo, ao nível do departamento de faturação, é possível gerar um contrato ou uma fatura de forma automatizada através do PHC, diminuindo perdas de informação e otimizando os recursos. Também a gestão do parque de faces passou a ser gerida pelo sistema, permitindo a monitorização dos níveis de ocupação, fases de instalação e monitorização das manutenções em tempo real.

“A utilização do software PHC por parte da DreamMedia espelha bem a mais valia de as empresas terem uma solução integrada de gestão que se adapta às suas necessidades. Falamos, por exemplo, de processos automatizados, compliance, legal e pessoas mais produtivas. Tudo isto torna as empresas mais rápidas e eficazes. Quando falamos em transformação digital, este é um passo incontornável para se ter capacidade de responder de forma eficaz às novas exigências do mercado”, conclui Rogério Canhoto, Chief Business Officer, PHC Software.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.