2015-1-01

NEGÓCIOS

Previsões tecnológicas – o que esperar em 2015?

Com 2014 na recta final, é tempo de olhar em frente. Gartner e IDC já lançaram as suas apostas: cloud e Internet of Things lideram.

Previsões tecnológicas – o que esperar em 2015?

A IDC acredita PaaS, SaaS and IaaS serão áreas ondes as empresas vão apostar fortemente. A adopção do modelo IaaS deverá ter o maior crescimento (36%).

A Gartner chama-lhes “estratégias tecnológicas”, ao passo que a IDC prefere a palavra “previsões”. Independentemente da expressão utilizada, eis as principais previsões tecnológicas para 2015, de acordo com os especialistas.

Nova tecnologia vai invadir o mercado. A IDC prevê que os gastos com as TI cresçam, mundialmente, em torno do 3,8% em 2015. A consultora acredita que a maior parte destes gastos estarão concentrados nas tecnologias da 3ª Plataforma (o seu conceito sobre a próxima geração de software, assente em cloud computing, Big Data, dispositivos móveis e social media). Tecnologias de 2ª Geração, como os PCs, deverão sofrer uma diminuição das vendas.

Serviços cloud vão gerar gastos de 118 biliões de dólares e são o novo datacenter. A IDC acredita PaaS, SaaS and IaaS serão áreas ondes as empresas vão apostar fortemente. A adopção do modelo IaaS deverá ter o maior crescimento (36%). E a IDC alerta para a probabilidade de ocorrerem mais parcerias inusitadas no próximo ano, ao estilo Apple/IBM, que irão ampliar as oportunidades de negócio. Os datacenters, por sua vez, estão a sofrer uma grande transformação, com a capacidade de armazenamento e de computação a ser transferida para a cloud, passando a ser geridos por cloud service providers.

Computação está em todo a parte. Com os dispositivos móveis a proliferar, a Gartner prevê que as empresas de TI terão cada vez mais de atender às necessidades dos utilizadores em diversos contextos e ambientes, focando-se mais na experiência e não somente nos dispositivos.

Internet of Things prolifera. Tanto a Gartner como a IDC preveem que a IoT é uma das mais importantes tendências, senão “a” tendência de 2015. A Gartner acredita na digitalização de tudo, o que irá dar origem a quatro modelos básicos de negócio: manage, monetize, operate, extend. A IDC diz que um terço dos gastos em IoT irão concentrar-se em dispositivos embutidos e em manutenção preditiva, sendo esta uma importante categoria da Internet of Things, representando um dos maiores factores de crescimento da 3ª plataforma em 2015, para a IDC.

Phablets irão crescer, os wearables ainda têm um caminho a percorrer. As vendas de dispositivos e aplicações móveis deverão atingir os 484 biliões de dólares em 2015, de acordo com a IDC, representando 40% do crescimento das TI. Trata-se de um crescimento mais lento, em comparação com anos anteriores, com a consultora a prever que será impulsionado em grande escala pelos phablets e pelo desenvolvimento de aplicações mobile empresariais. Por outro lado, a IDC acredita que os wearables irão explodir em termos de inovação, o que não se reflectirá em valor de mercado por agora. Os fabricantes chineses deverão concentrar 15% ou mais do market share mundial.

Dados wireless irão crescer. Também de acordo com a IDC, representarão 13% dos gastos de telecomunicações, num total de 536 biliões de dólares.

Big Data e analytics em crescimento. Os gastos com Big Data deverão atingir os 125 biliões de dólares em 2015, com a análise de vídeo, áudio e imagem a ganhar importância. A IDC acredita ainda que o conceito de Data-as-a-Service irá dar origem a novas supply chains de Big Data.

Impressão 3D ganha terreno. Os próximos três anos representarão o expoente do crescimento deste mercado, com a proliferação de dispositivos de impressão 3D de baixo custo, de acordo com a Gartner. A IDC, por sua vez, prevê que a impressão 3D irá ganhar força nas empresas de impressão tradicional.

Segurança é transversal. Cloud, mobile, e Big Data acarretam consigo novas exigências de segurança, pelo que esta será uma área incontornável, assistindo-se a um crescimento de autenticação biométrica, nos dispositivos móveis, e de encriptação, na cloud. A Gartner afirma mesmo que num mundo de negócios digitais, a segurança é essencial, mas não pode travar o progresso. E que as organizações irão reconhecer cada vez mais que é utópico proporcionar um ambiente 100% seguro. Assim que o fizerem, diz, conseguirão recorrer a ferramentas mais sofisticadas de mitigação do risco.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.