2025-6-05
A HP apresentou a WXP, uma solução inteligente que visa colmatar o fosso entre as expectativas dos colaboradores e os recursos tecnológicos disponíveis nas organizações
A HP anunciou a disponibilidade da Workforce Experience Platform (WXP), uma nova solução desenhada para responder aos desafios crescentes do trabalho híbrido e às exigências dos colaboradores em relação às ferramentas digitais. A plataforma combina Inteligência Artificial (IA), automação e dados em tempo real com o objetivo de melhorar a produtividade, reduzir a fricção digital e aumentar a satisfação dos profissionais, ao mesmo tempo que simplifica a gestão para as equipas de IT. De acordo com a empresa, os modelos híbridos e a transformação digital impõem uma nova abordagem centrada nas pessoas. A HP destaca dados que revelam uma realidade preocupante: apenas 27% dos colaboradores consideram ter uma relação saudável com o seu ambiente de trabalho, e 73% afirmam não dispor das ferramentas tecnológicas adequadas para serem produtivos. Para a tecnológica, trata-se de uma oportunidade de transformar o quotidiano profissional através de uma “digitalização inteligente e personalização da experiência tecnológica”. “A tecnologia tem de funcionar sem esforço – e mais do que isso, deve surpreender os colaboradores com a sua eficácia”, afirmou Pedro Coelho, Managing Director da HP Portugal. “O objetivo da HP é dar tempo de volta aos colaboradores, para que se possam dedicar ao que realmente importa”, explicou. A HP WXP procura materializar essa visão com conjunto de funcionalidades que têm como objetivo colocar o utilizador no centro da estratégia de IT. Entre estas, destaca-se a atribuição de perfis personalizado com recomendações baseadas em IA, o que permite selecionar os dispositivos e aplicações mais adequados para cada função. A empresa afirma que esta abordagem contribui para uma redução de até 40% nos custos de renovação de PC. Plataforma adapta-se ao utilizador e alivia as equipas de ITA plataforma oferece visibilidade transversal sobre diferentes sistemas operativos e fabricantes através de ferramentas como Power BI, ServiceNow e Tableau. Os administradores podem interagir com a WXP através de linguagem natural e, por exemplo, colocar perguntas como “Quais os dispositivos que precisam de upgrades?”. A resposta é imediata e acionável. A componente de feedback é outro pilar da plataforma com inquéritos contínuos que têm como objetivo medir a satisfação dos colaboradores e cruzar os dados com métricas de desempenho. Esta correlação permite identificar e corrigir problemas relacionados com lentidão ou conectividade, entre outros exemplos. A integração com a HP Wolf Security reforça ainda a componente de cibersegurança da solução. Na vertente colaborativa, a plataforma foi reforçada com tecnologia da Vyopta, recentemente adquirida pela HP, que permite realizar análises avançadas de videoconferência e otimizar recursos em tempo real. Este conjunto de capacidades tem permitido à empresa obter ganhos operacionais significativos. Segundo a HP, os primeiros resultados da implementação da WXP são visíveis em poucas semanas. Entre os principais destaques encontram-se aumentos superiores a 70% na satisfação dos colaboradores, a deteção de 600 mil anomalias por modelos de IA logo após a ativação da plataforma e uma redução de 40% nos custos de renovação de equipamentos. Além disso, 97% dos problemas nas salas de reunião foram resolvidos remotamente. Atualmente, a plataforma já gere, de forma centralizada, 1.500 salas, 81 mil computadores e mais de mil impressoras, o que demonstra a escalabilidade da solução em ambientes empresariais complexos. Estes dados sustentam a aposta numa solução que pretende ser uma aliada invisível, mas determinante, na experiência digital dos colaboradores. “Ao reduzir a fricção digital, a HP capacita os colaboradores a contribuírem com o que têm de mais humano: empatia, criatividade e conexão”, conclui Pedro Coelho. |