2015-1-13

NEGÓCIOS

Portugal, preços recuam 0,3% em 2014

O Instituto Nacional de Estatística acaba de publicar o índice de preços ao consumidor a Dezembro de 2014 registando uma variação negativa de -0,3 %. Aproximadamente metade dos países da Zona Euro apresentam também variações negativas e a sua média é de -0,2%.

Portugal, preços recuam 0,3% em 2014

O INE Instituto Nacional de Estatística revelou hoje os dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) , onde apresentou uma variação negativa dos preços face ao período homologo de -0,3%, -0,1% que a media provisória avançada na semana passada pelo EuroStat.

Excluindo a energia e os bens alimentares, a variação dos preços para o cabaz médio dos consumidores nacionais foi ligeiramente positiva (0,1%)

Parte da explicação para o resultado final vem dos preços do petróleo, mas segmentos de consumo como o vestuário também apresentam variações negativas e outros segmentos estão com variações neutras.

A recente desvalorização do Euro face ao Dólar Americano pode contrariar nos próximos meses esta tendência aumentando os produtos e matérias primas importadas, sendo por exemplo que algumas empresas de T.I. baseadas fora da U.E. já anunciaram aumentos dos preços no portfólio dos seus produtos como foi o recente caso da Apple.

O analistas seguem com muita expectativa as decisões do Banco Central Europeu na sua reunião do próximo dia 22 onde são esperadas iniciativas monetárias para estimular o investimento e a procura interna para evitar um cenário de deflação.

O BCE tem agora mais argumentos para avançar com essas políticas que tem sido travadas pelos estados membros financeiramente mais conservadores como a Alemanha.

A deflação é um fenómeno económico que preocupa os economistas, pois cria dinâmicas recessivas ao fazer as decisões de compra e de investimento serem adiadas para obter melhores preços.

Só existe registo em Portugal de deflação nos anos de 1954 e em 2009.
No sentido contrário, o período de maior inflação desde o pós guerra em Portugal foi o pós-revolução de 1974 até a adesão de Portugal à C.E.E

Texto resumido do INE:

Em 2014, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação média de -0,3% (0,3% no ano anterior). Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média passou de 0,2% em 2013 para 0,1% em 2014.
Em dezembro de 2014, o IPC registou uma variação homóloga de -0,4%, taxa inferior à observada em novembro (0,0%). Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga foi 0,3% (igual à do mês anterior). Comparativamente com o mês anterior, o IPC apresentou uma variação nula em dezembro (-0,2% e 0,4% no mês anterior e em dezembro de 2013, respetivamente).
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação média de -0,2% em 2014 (0,4% no ano anterior). A taxa de variação homóloga situou-se em -0,3% em dezembro, inferior em 0,4 p.p. à observada em novembro de 2014 e inferior em 0,1 p.p. à estimada pelo Eurostat para a área do Euro. A taxa de variação mensal do IHPC foi nula.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.