2015-4-21

BIZ

Omnicanalidade melhora experiência do cliente

A abordagem omnicanal permite identificar padrões de conduta do cliente a partir de comportamentos passados. Segundo um estudo agora revelado, 75% dos clientes considera a sua experiência de cliente determinante para a decisão de voltar a recorrer a uma marca.

Omnicanalidade melhora experiência do cliente

David Romero, diretor de marketing da Altitude Software.

O consumidor atual está mais informado, é mais exigente e está sempre em movimento. Para responder com êxito a estas novas necessidades há que unificar todos os canais de contacto das empresas: redes sociais, dispositivos móveis, email, mensagens instantâneas, etc., por forma a alcançar a excelência do serviço prestado ao cliente.

Estas são as principais conclusões a que chegou a Altitude Software, fornecedor global de soluções omnicanal, e a consultora Frost & Sullivan, no white paper: “Transition from a Multi-Channel to an Omni-Channel Contact Center World”, que analisa esta nova tendência e seus benefícios.

No relatório destaca-se a necessidade de um planeamento omnicanal e identificam-se os desafios que as empresas enfrentam perante o complexo mundo do cliente moderno. "A capacidade de gerir a experiência do cliente é um factor diferenciador para as empresas na Europa e América", sublinha Alexander Michael, director de Consultoria da Frost & Sullivan: "A captura de grandes volumes de dados é irrelevante, a menos que estes sejam apresentados de uma forma que permita a uma empresa trabalhar sobre eles. Neste sentido, a omnicanalidade é fundamental para conseguir uma maior rentabilidade”.

Um estudo realizado em vários países da Europa, América e Ásia revela que apenas 7% dos participantes estão extremamente satisfeitos com a atenção ao cliente oferecida por várias marcas em ambientes multicanal. Este dado vem mostrar a importância de oferecer um bom serviço em todos os setores. De acordo com este mesmo estudo, 75% dos clientes considera a experiência determinante para a decisão de voltar a usar uma marca.

Neste contexto, as empresas procuram novas estratégias que as ajudem a conhecer o comportamento dos seus consumidores e a gerir as suas interações com os seus clientes.

"Entre os principais benefícios de um posicionamento omnicanal, nomeadamente no centro de contacto, inclui-se a eliminação de informação dispersa, o aumento da eficiência dos agentes nas interações com clientes, e a integração fluida e eficaz entre os departamentos da organização", afirma David Romero, Diretor de Marketing da Altitude Software.

Recomendado pelos leitores

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa
BIZ

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa

LER MAIS

Trump suspende tarifas: mas há luz para além da dor?
BIZ

Trump suspende tarifas: mas há luz para além da dor?

LER MAIS

CGI celebra acordo de aquisição com Apside
BIZ

CGI celebra acordo de aquisição com Apside

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.