2022-5-12

NEGÓCIOS

Advertorial

O setor Printing e a Transição Digital da Administração Pública Portuguesa no primeiro trimestre de 2022

Recuperação. É a melhor forma de definir o investimento da Administração Pública no Setor da Tecnologia da Informação e Comunicação, especialmente no setor do Printing & Scanning neste primeiro trimestre de 2022

O setor Printing e a Transição Digital da Administração Pública Portuguesa no primeiro trimestre de 2022

Fábio Silva | Business Development da Tenderstool

Embora ainda haja pormenores a analisar, Tenderstool Portugal, plataforma de Business Intelligence, que recolhe toda a informação de concursos públicos e adjudicações das TIC do Setor Público em Portugal, realizou um estudo de mercado sobre o investimento público do setor Printing & Scanning no Q1, os dados deste estudo verificam um aumento de cerca de 70% em comparação com o mesmo período do ano passado. Um total adjudicado de 4,1 Milhões de euros em concursos públicos distribuído em 75 adjudicações, mais os 9,7 Milhões de euros de concursos públicos que ainda não foram adjudicados.

As eleições parlamentárias que tiveram lugar no final de janeiro, foram importantes para desbloquear o investimento público, e talvez por isso, o mês de março reuniu grande parte do investimento do Q1 com 1,8 Milhões de euros, 41% do total.

Algum dos projetos mais interessantes do trimestre foram, por exemplo, a aquisição em aluguer operacional de equipamentos de impressão e serviços de impressão para o Governo Regional da Madeira adjudicado pela empresa Caldeira, Costa & Unipessoal; Equipamentos de impressão e digitalização do Município da Guarda e pelo Município de Leiria ambos adjudicados à Konica Minolta. A recuperação deste setor ganha relevância num setor penalizado pela pandemia, com a chegada permanente do Home Office e principalmente pelo programa de Transformação Digital da Administração Pública, onde este setor não tem qualquer investimento proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Plano de Recuperação e Resiliência

O programa da União Europeia apresenta-se como um mecanismo extraordinário sem precedentes no compromisso dos Estados-Membros. Este plano já é uma realidade desde mediados de 2021 e está a permitir a Portugal o investimento de cerca de 20 Mil Milhões de euros no setor das TIC da Administração Pública até 2026 e que no Q1 acabou por corresponder às expetativas das empresas que procuraram o investimento público.

O estudo realizado pela Tenderstool indica que o setor mais destacado pelo investimento, sem surpresa, é o do Software com cerca de 4 Milhões de euros, seguido pelo setor de Serviços Tecnológicos com 3,8 Milhões de euros adjudicados e o Hardware com 1,8M €. Este salto para impulsionar a digitalização é particularmente relevante em entidades públicas como o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, que sem dúvida são as que mais estão a aproveitar o investimento deste plano para renovar-se.

 

O crescimento da cloud e Data Center

Os subsetores da Cloud e Data estão a revelar-se como os grandes investimentos da Administração Pública, no primeiro trimestre de 2022 representando 27% dos investimentos no PRR. Estes números são excecionais para um setor que não há muito tempo era desconhecido para a maioria dos portugueses, números que sugerem não só o crescimento deste setor, mas também o foco da estratégia do investimento público. Neste setor a Inetum Espanha destaca-se pela atribuição de 2,3M na subscrição de Serviços Cloud e de Licenciamento de SW em Volume adjudicada pela EDA – Eletricidade dos Açores adjudicada pelo Governo Regional dos Açores.

 

2022 - O desafio da transição e da transparência

Estamos possivelmente no ano mais importante para o investimento público das TIC em Portugal, a estratégia que a Administração Pública tome vai ser crucial para o futuro do País. Os dados dos primeiros meses do ano são excecionais e tudo nos leva a crer que o investimento público vai seguir crescendo, deste modo, é fundamental promover a transparência dos concursos públicos para maximizar este projeto chamado Portugal.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela TendersTool

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.