2020-4-02

NEGÓCIOS

O que as PME devem fazer para implementar teletrabalho

Por esta altura, quase todas as organizações nacionais que podem funcionar em trabalho remoto já estão a adotar estas medidas. No entanto, ainda há empresas que se debatem com a implementação de teletrabalho

O que as PME devem fazer para implementar teletrabalho

A Sage analisou a experiência do teletrabalho amplamente generalizado como resposta ao surto de COVID-19 e reuniu alguns conselhos para a sua implementação nas PME, bem como para o regresso à normalidade no futuro. 

Ainda antes de qualquer medida de teletrabalho, é necessário ter um plano de contingência. O ideal seria tê-lo já definido antes desta crise, mas perante uma situação sem precedentes, é essencial que as PME sejam rápidas na definição do seu plano de ação. Este plano deverá englobar não apenas decisões que digam respeito à equipa de direção, mas também orientações sobre como esta se deve relacionar com os colaboradores e outras partes interessadas (como Parceiros, clientes, fornecedores, etc.). 

  1. Avaliação de meios. Geralmente, o teletrabalho não exige equipamentos nem dispositivos sofisticados, mas é importante que cada colaborador trabalhe com as soluções e aplicações mais úteis para a situação. É ideal dispor de soluções de gestão online ou na cloud, uma vez que são altamente colaborativas e podem ser controladas a partir de qualquer lugar. 
  2. Avaliação de tarefas impossíveis com o teletrabalho. Deve ser feita uma avaliação de todas as tarefas e a viabilidade da sua realização de forma remota. É necessário analisar o impacto que as tarefas que não se podem realizar dessa forma terão nos processos, nos recursos materiais e humanos da empresa e nas suas relações externas. 
  3. Avaliação de colaboradores críticos. Os colaboradores vão enfrentar os processos de teletrabalho segundo as suas respetivas experiências, competências e formação. As empresas devem acompanhar mais de perto os colaboradores com mais responsabilidade, mas que se preveja que podem encontrar mais dificuldades neste processo – podem até considerar a sua orientação personalizada. 
  4. Elaboração de indicadores de acompanhamento. As PME devem definir indicadores objetivos, simples de interpretar, continuamente acessíveis e informativos sobre como o desempenho dos colaboradores e como devem enfrentar as tarefas. Estes indicadores permitirão avaliar os progressos realizados na experiência do teletrabalho. 
  5. Análise do impacto externo. Muitos encontros terão de ser adiados e alguns serviços terão de ser prestados ou recebidos de forma diferente. Neste sentido, é necessário um esforço maior de agenda e de comunicação para enfrentar estas mudanças da forma mais suave possível. 
  6. Comunicação aos colaboradores. O feedback dos colaboradores relativamente ao plano de ação é muito importante e poderá implicar algumas retificações. É importante delinear um fluxo adequado de comunicação, incluindo a escolha dos melhores momentos para transmitir informações, de que forma deverá ser feito e a quem. 
  7. Início da experiência. Os indicadores definidos devem orientar as PME na avaliação do que está, ou não, a ser bem realizado. Será necessário ir analisando os desvios e propondo medidas de correção.  
  8. Regresso à normalidade. Também a operação de retorno à normalidade deve ser planificada. Pode acontecer que algumas das tarefas que tenham sido efetuadas com tanto sucesso que se pretenda a continuação da sua execução de forma remota. Seja como for, é muito importante a comunicação durante o processo de reajustamento das operações. 
  9. Avaliação dos resultados. Após a experiência de teletrabalho em situações de crise, existem três aspetos essenciais que importa avaliar: Qual foi o impacto da crise? O teletrabalho remoto contribuiu para moderá-lo? Como se comportou a empresa em comparação com os seus concorrentes diretos? Que ensinamentos se retiram sobre a aplicação do teletrabalho à empresa, e sobre a sua robustez face a situações de crise? 

O teletrabalho é uma ferramenta muito útil e que permite contornar, em parte, a situação de incerteza gerada por este surto de COVID-19, garantindo a continuidade do negócio e impulsionando a modernização das ferramentas de trabalho. Se a sua implementação for realizada de forma cuidadosa e adequada, ele pode vir a revelar-se o elemento que faltava para que muitas PME possam enfrentar os desafios organizacionais do futuro demonstrar a sua capacidade de adaptação tecnológica em todos os momentos.

ARTIGOS RELACIONADOS

COVID-19: O impacto nas empresas e no trabalho remoto
NEGÓCIOS

COVID-19: O impacto nas empresas e no trabalho remoto

LER MAIS

COVID-19: MSP apresentam soluções de teletrabalho
SERVIÇOS

COVID-19: MSP apresentam soluções de teletrabalho

LER MAIS

Como as empresas portuguesas estão a trabalhar remotamente
NEGÓCIOS

Como as empresas portuguesas estão a trabalhar remotamente

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.