2017-5-30

NEGÓCIOS

Marketing & Vendas

O papel do Coaching na criação de super-equipas

Cada vez mais empresas recorrem ao Coaching como processo de desenvolvimento de competências dos seus colaboradores, gestores e equipas. Através desta metodologia, podem ser desenvolvidas competências emocionais, psicológicas e comportamentais, que permitem obter resultados extraordinários num curto espaço de tempo

O papel do Coaching na criação de super-equipas

Todos sabemos que quando as equipas de uma organização trabalham bem e os profissionais estão felizes e motivados, podemos esperar os melhores resultados, maior criatividade e mais velocidade, tanto nos processos como na rentabilidade do negócio.

O Coaching de equipas está a assumir um papel cada vez mais preponderante do trabalho nas empresas. Trata-se de um processo feito junto dos colaboradores no sentido de melhorar o desempenho de todos. Para isso, é feito um levantamento de perfis, o alinhamento de competências, a identificação de tendências comportamentais dos integrantes, a construção da identidade de grupo, a avaliação dos pontos de melhoria e a deteção dos que precisam de ser desenvolvidos. Depois de todo este trabalho de mapeamento, é possível criar um plano de ação, estabelecendo metas e objetivos claros de forma que a equipa alcance o estado desejado.

O objetivo do Coaching de equipas é desenvolver um conjunto de profissionais de elevada performance. Um grupo transforma-se em equipa quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Por outras palavras, consegue incorporar à sua dinâmica as competências de diagnóstico e de resolução de conflitos.

E uma equipa de alta performance é aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de compromisso. São pessoas verdadeiramente alinhadas, que têm em comum valores, visão e objetivos. E, ao mesmo tempo, têm riqueza, diversidade e multiplicidade de conhecimentos, de skills, de opiniões e de ideias.

Ao integrar todos os componentes, é possível ter uma visão partilhada, uma comunicação mais eficaz e relacionamentos interpessoais mais produtivos. Por isso é tão importante investir sempre no desenvolvimento humano das equipas. Afinal, em qualquer tipo de empresa, são sempre as pessoas que geram resultados.

A importância do autoconhecimento

Quando se aplica eficazmente o coaching de equipa os resultados são quase imediatos, como o aumento da produtividade e da performance. E isto graças ao autoconhecimento adquirido que permite avaliar atitudes, posturas obtidas por modelos mentais, crenças e valores e, se necessário, modificá-los para então alcançar o sucesso desejado.

Com a aplicação da metodologia de Coaching na área de vendas podemos obter maiores e melhores resultados em cada uma das etapas que decorrem até se efetuar uma venda, desenvolvendo a capacidade de formular as perguntas certas e de ouvir mais atentamente.

Este trabalho é imprescindível, pois visa possibilitar ao vendedor uma verdadeira viajem de autoconhecimento sobre o seu perfil, os seus pontos fortes e pontos fracos. Possibilita que o mesmo mostre o melhor do que há em si e desenvolva os seus comportamentos, fazendo assim com que os seus pontos fracos - que estão a limitar o seu sucesso em vendas - sejam extintos.

O comercial que é conhecedor das técnicas de Coaching pode fazer-se valer de tais técnicas e valências como método de trabalho e vendas, transformando as suas abordagens e negociações em resultados constantes, ao mesmo tempo em que se autodesenvolve, para ser uma fonte cada vez maior de novos negócios e oportunidades.

Em resumo… Quem faz a empresa andar, são as pessoas que nela trabalham. E a organização que melhor souber aproveitar a diversidade de visões, perfis e competências terá as soluções mais criativas, eficientes e definitivas para os diversos problemas e oportunidades que precisa de enfrentar diariamente.

Afinal, a inteligência coletiva é muito maior que a individual. Investir no Coaching de Equipa é a melhor forma de trabalhar o desenvolvimento do grupo, melhorando a sua performance através da redução ou até mesmo da remoção de obstáculos internos, e assim apresentar o seu melhor desempenho.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.