2017-5-30

NEGÓCIOS

Marketing & Vendas

O papel do Coaching na criação de super-equipas

Cada vez mais empresas recorrem ao Coaching como processo de desenvolvimento de competências dos seus colaboradores, gestores e equipas. Através desta metodologia, podem ser desenvolvidas competências emocionais, psicológicas e comportamentais, que permitem obter resultados extraordinários num curto espaço de tempo

Todos sabemos que quando as equipas de uma organização trabalham bem e os profissionais estão felizes e motivados, podemos esperar os melhores resultados, maior criatividade e mais velocidade, tanto nos processos como na rentabilidade do negócio.

O Coaching de equipas está a assumir um papel cada vez mais preponderante do trabalho nas empresas. Trata-se de um processo feito junto dos colaboradores no sentido de melhorar o desempenho de todos. Para isso, é feito um levantamento de perfis, o alinhamento de competências, a identificação de tendências comportamentais dos integrantes, a construção da identidade de grupo, a avaliação dos pontos de melhoria e a deteção dos que precisam de ser desenvolvidos. Depois de todo este trabalho de mapeamento, é possível criar um plano de ação, estabelecendo metas e objetivos claros de forma que a equipa alcance o estado desejado.

O objetivo do Coaching de equipas é desenvolver um conjunto de profissionais de elevada performance. Um grupo transforma-se em equipa quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Por outras palavras, consegue incorporar à sua dinâmica as competências de diagnóstico e de resolução de conflitos.

E uma equipa de alta performance é aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de compromisso. São pessoas verdadeiramente alinhadas, que têm em comum valores, visão e objetivos. E, ao mesmo tempo, têm riqueza, diversidade e multiplicidade de conhecimentos, de skills, de opiniões e de ideias.

Ao integrar todos os componentes, é possível ter uma visão partilhada, uma comunicação mais eficaz e relacionamentos interpessoais mais produtivos. Por isso é tão importante investir sempre no desenvolvimento humano das equipas. Afinal, em qualquer tipo de empresa, são sempre as pessoas que geram resultados.

A importância do autoconhecimento

Quando se aplica eficazmente o coaching de equipa os resultados são quase imediatos, como o aumento da produtividade e da performance. E isto graças ao autoconhecimento adquirido que permite avaliar atitudes, posturas obtidas por modelos mentais, crenças e valores e, se necessário, modificá-los para então alcançar o sucesso desejado.

Com a aplicação da metodologia de Coaching na área de vendas podemos obter maiores e melhores resultados em cada uma das etapas que decorrem até se efetuar uma venda, desenvolvendo a capacidade de formular as perguntas certas e de ouvir mais atentamente.

Este trabalho é imprescindível, pois visa possibilitar ao vendedor uma verdadeira viajem de autoconhecimento sobre o seu perfil, os seus pontos fortes e pontos fracos. Possibilita que o mesmo mostre o melhor do que há em si e desenvolva os seus comportamentos, fazendo assim com que os seus pontos fracos - que estão a limitar o seu sucesso em vendas - sejam extintos.

O comercial que é conhecedor das técnicas de Coaching pode fazer-se valer de tais técnicas e valências como método de trabalho e vendas, transformando as suas abordagens e negociações em resultados constantes, ao mesmo tempo em que se autodesenvolve, para ser uma fonte cada vez maior de novos negócios e oportunidades.

Em resumo… Quem faz a empresa andar, são as pessoas que nela trabalham. E a organização que melhor souber aproveitar a diversidade de visões, perfis e competências terá as soluções mais criativas, eficientes e definitivas para os diversos problemas e oportunidades que precisa de enfrentar diariamente.

Afinal, a inteligência coletiva é muito maior que a individual. Investir no Coaching de Equipa é a melhor forma de trabalhar o desenvolvimento do grupo, melhorando a sua performance através da redução ou até mesmo da remoção de obstáculos internos, e assim apresentar o seu melhor desempenho.

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