2022-11-03

NEGÓCIOS

Mercado mundial de tablets regista quinta queda anual consecutiva no terceiro trimestre

Saturação do mercado, baixa procura e dificuldades macroeconómicas refletem quedas nas vendas de tablets e Chromebooks

Mercado mundial de tablets regista quinta queda anual consecutiva no terceiro trimestre

O terceiro trimestre de 2022 provocou uma quinta queda anual consecutiva para o mercado mundial de tablets, de acordo com os últimos dados da Canalys. O total de vendas caiu para 105,6 milhões de unidades, uma queda de 14% em relação ao período homólogo e um aumento de apenas 1% em relação ao segundo trimestre, que assistiu a grandes constrangimentos no fornecimento devido aos confinamentos na China.

A procura em todas as categorias de produtos e segmentos de utilizadores finais foi afetada pelo agravamento das condições macroeconómicas, pelo que tanto os consumidores como as empresas adotaram uma abordagem mais cautelosa em matéria de gastos com dispositivos. 

Já as vendas de tablets caíram 6% para 35,3 milhões de unidades, enquanto as vendas de Chromebooks caíram 29% em 4,2 milhões de unidades, o valor mais baixo no terceiro trimestre desde 2019. O declínio do mercado de tablets manteve o ritmo do trimestre anterior, no qual assistiu a uma queda de 11%. 

A Apple liderou o mercado, mas as suas vendas de iPad caíram 12% anualmente para 13,4 milhões de unidades. Em segundo lugar, a Samsung registou a venda de 6,6 milhões de unidades, com um declínio de 8%. Já a Amazon garantiu o terceiro lugar, conseguindo aumentar o nível de vendas de 18% para 3,2 milhões de unidades, que, segunda a Canalys, proveem de grandes descontos nos seus tablets Fire para o Prime Day. A Lenovo e a Huawei ocuparam o quarto e quinto lugar, ambas com quedas significativas de 37% e 41%, respetivamente.

 

Vendas mundiais de tablets (quota de mercado e crescimento anual) - terceiro trimestre de 2022

Fabricante

Vendas Q3 2022

Quota de mercado Q3 2022

Vendas Q3 2022

Quota de mercado Q3 2021

Crescimento Anual

Apple

14.381

40%

15.230

40,5%

-5,6%

Samsung 6.610

18,7%

7.210

19,1%

-8,3%

Amazon 3.202

9,1%

2.717

7,2%

17,9%

Lenovo

2.712

7,7%

4.280

11,4%

-36,6%

Huawei 1.473

4,2%

2.503

6,6%

-41,1%

Outros 6.942

19,7%

5.711

15,2%

21,6%

Total 35.320

100%

37.650

100%

-6,2%

Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos.
fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), novembro de 2022

 

A redução da necessidade de tablets no mundo pós-pandemia tem sido exacerbada pelo aumento da pressão macroeconómica sobre os gastos dos consumidores”, afirma o analista da Canalys, Himani Mukka. “Com a educação presencial retomada em grande parte e as pessoas que passam menos tempo em casa e nos dispositivos, os gastos com tablets novos ou upgrades estão a cair à medida que os orçamentos das famílias são reduzidos”. 

Contudo, “a atividade promocional dos fornecedores e retalhistas, incluindo as ofertas de regresso às aulas, juntamente com o aumento das implementações no setor comercial, ajudaram a manter os volumes de vendas a um nível mais elevado do que antes da pandemia. Embora seja pouco provável que o mercado de tablets atinja novamente os máximos de 2020 e 2021, a trajetória é mais positiva do que o previsto há alguns anos, e os fornecedores estão a sinalizar a contínua aposta na categoria”. 

Mais, “novos players estão a entrar no mercado, especialmente de Android de gama baixa e média na Ásia, uma região que irá oferecer oportunidades de crescimento em segmentos de utilizadores finais nos próximos anos. Entretanto, a Apple tem agora um vasto portfólio de tablets que cobrem diferentes pontos de preço e casos de uso e está também a trazer a sua mais forte inovação, os chipsets M2, para o iPad Pro”, completa o analista. 

O terceiro trimestre trouxe mais pressão para o mercado dos Chromebooks, à medida que a saturação da procura de educação continuou a ter o seu preço”, disse Brian Lynch, analista de investigação de Canalys. “Desde que o mercado da educação mostrou pela primeira vez sinais de saturação no terceiro trimestre de 2021, os fornecedores têm lutado para encontrar oportunidades de crescimento noutros segmentos, ao mesmo tempo que gerem altos níveis de inventário”. 

Assim, “a queda da procura do Chromebook era esperada no segundo semestre de 2021, mas a extensão do declínio foi agravada pela economia, limitando os orçamentos da educação e impedindo qualquer dinâmica entre consumidores e empresas. A situação atual de elevados níveis de inventário e baixa procura tem abalado o entusiasmo de alguns fornecedores de Chromebooks. Os computadores de educação baseados no Windows têm atraído mais interesse, uma vez que oferecerão oportunidades de venda alternativas em futuras instâncias de procura errática pela educação. Ainda assim, a procura global de educação favorece fortemente os Chromebooks, uma vez que representam a maior parte da base instalada e são preferidos pelos administradores de IT em todo o sistema educativo dos EUA. Os próximos picos na procura de educação continuarão a beneficiar os Chromebooks mais do que os dispositivos concorrentes”.

 

Vendas mundiais de Chromebooks (quota de mercado e crescimento anual) - terceiro trimestre de 2022

Fabricante

Vendas Q3 2022

Quota de mercado Q3 2022

Vendas Q3 2022

Quota de mercado Q3 2021

Crescimento Anual

Acer 1.069 25,9% 960 16,5% 11,3%
HP 802 19,5% 1.095 18,8% -26,8%
Lenovo 768 18,6% 1.525 26,2% -49,7%
Dell 752 18,2% 845 14,5% -10,9%
Asus 397 9,6% 722 12,4% -45,1%
Outros 336 8,1% 676 11,6% -50,3%
Total 4.123 100% 5.823 100% -29,2%

Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos.
fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), novembro de 2022

 

Neste âmbito, a Acer foi quem teve mais sucesso na venda Chromebooks ocupando o primeiro lugar no terceiro trimestre com mais de um milhão de unidades, registando um crescimento de 11% e capturando mais de um quarto das vendas globais. A HP garantiu o segundo lugar no ranking depois de ter sofrido declínios mais pesados do que outros fornecedores nos últimos trimestres, assistindo a quedas nas vendas de 27% para 800 mil unidades no último trimestre. 

A Lenovo teve o declínio mais acentuado de todos os principais fornecedores (50%), à medida que lutava com altos níveis de inventário e mudava o seu portfólio de educação para incluir mais dispositivos Windows. A Dell, que teve menos foco no mercado do Chromebook ao longo da pandemia, registou um declínio nas vendas de 11%. Finalmente, a Asus ficou em quinto lugar no mercado com uma quota de 9,6%. 

No mercado global dos PC (desktops, notebooks e tablets), a Apple liderou a tabela com 23,4 milhões de unidades enviadas em todo o mundo, conquistando uma quota de mercado de 22% como o único grande fornecedor a registar um crescimento anual no trimestre. Com 19,4 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 18%, a Lenovo ficou em segundo lugar, registando uma queda de 21% em termos homólogos.

A HP ficou em terceiro lugar, com uma queda de 28% para 12,7 milhões de unidades e uma perda de quota de mercado de dois pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2021. A Dell, quarta classificada, vendeu 12 milhões de unidades, sofrendo uma queda de 21%, enquanto a Samsung, em quinto lugar, registou vendas de 7,3 milhões de unidades e uma queda de 13%, nota a Canalys.

 

Vendas mundiais de PC incluindo tablets (quota de mercado e crescimento anual) - terceiro trimestre de 2022

Fabricante

Vendas Q3 2022

Quota de mercado Q3 2022

Vendas Q3 2022

Quota de mercado Q3 2021

Crescimento Anual

Apple 23.444 22,2% 23.093 18,9% 1.5%
Lenovo 19.410 18,4% 24.453 20% -20,6%
HP 12.713 12% 17.624 14,4% -27,9%
Dell 12.022 11,4% 15.235 12,5% -21,1%
Samsung 7.312 6.9% 8.397 6.9% -12.9%
Outros 30.668 29% 33.234 27,2% -7,7%
Total 105.569 100% 122.037 100% -13.5%

Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos.
fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), novembro de 2022

 

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