2022-10-11

NEGÓCIOS

Mercado mundial de PC regista queda de 18% no terceiro trimestre

De acordo com dados da Canalys, o mercado mundial de PC registou uma queda significativa na procura durante o terceiro trimestre de 2022, com as vendas totais de desktops e portáteis a cair 18%, para 69,4 milhões de unidades

Mercado mundial de PC regista queda de 18% no terceiro trimestre

O mercado global de PC enfrentou uma queda significativa na procura no terceiro trimestre de 2022. As vendas totais de desktops e portáteis caíram 18%, para 69,4 milhões de unidades, uma vez que a fraqueza existente nos segmentos de consumo e educação foi exacerbada por gastos mais cautelosos de IT por parte das empresas.

Os fatores macroeconómicos e setoriais adversos – incluindo alta inflação, taxas de juros crescentes e stocks de canais grandes – prejudicaram o impulso do mercado de PC e provavelmente vão persistir até 2023, afirma a Canalys. As vendas de portáteis sofreram mais, registando um declínio ano a ano de 19% com 54,7 milhões de unidades vendidas. Já as vendas de desktops mostraram-se mais robustas devido à menor dependência dos gastos do consumidor, caindo 11% ano a ano para um total de 14,7 milhões de unidades.

Após uma desaceleração na primeira metade do ano, o mercado de PC registou um declínio ano a ano recorde”, explicou Ishan Dutt, analista sénior da Canalys. “Embora o volume de vendas do terceiro trimestre permaneça comparável aos números pré-pandemia, a rápida deterioração da procura em todos os segmentos é um sinal preocupante, não apenas para os fornecedores, mas também para as partes interessadas em toda a cadeia de valor. A Intel e a AMD estão a enfrentar ventos contrários devido à fraqueza nos seus negócios de PC, e fabricantes menores de componentes estão a cortar a produção e a reduzir as previsões de lucros. Embora as atividades promocionais dos retalhistas tenham ajudado a liquidar alguns stocks antes do fim do ano, o entusiasmo geral por PC entre os consumidores diminuiu devido ao aumento dos custos de outros bens e serviços. As implementações de educação, que foram uma nova fonte importante de crescimento de PC em 2021, também foram reduzidas, uma vez que o financiamento do setor público é direcionado para necessidades mais imediatas e as escolas, na maioria dos mercados desenvolvidos, estão em uma proporção adequada de dispositivos para alunos com aprendizagem presencial em grande parte” dos locais.

De forma alarmante, fornecedores, Parceiros de Canal e outros players do setor começaram a indicar no terceiro trimestre que as compras comerciais, que permaneceram fortes diante do piorar das condições económicas, ficaram ameaçadas à medida que os orçamentos de TI estavam a ser redefinidos ou reduzidos”, acrescentou Dutt. “As empresas estão a exibir maior cautela ao estender os ciclos de atualização de dispositivos à medida que enfrentam a incerteza atual. Um sinal positivo para o mercado de PC foi o emprego relativamente robusto e os números de contratação nos principais mercados. No entanto, as indicações de que isso pode reverter vão diminuir ainda mais a procura comercial à medida que a necessidade de novos PC diminui. O investimento empresarial também enfrenta restrições, pois o custo dos empréstimos deve continuar a subir com aumentos das taxas de juros planeados ao longo dos próximos trimestres. Apesar do ambiente adverso atual, a importância dos PC para suportar novos estilos de trabalho e metas de transformação digital continua alta. Os dispositivos mais antigos na base instalada vão precisar de ser substituídos e espera-se que o mercado veja a recuperação até o segundo semestre de 2023”.

A Lenovo manteve a primeira posição no mercado global de PC, mas sofreu uma queda de 16% ano a ano para 16,9 milhões de unidades. Pelo segundo trimestre consecutivo, a HP sofreu o maior declínio entre os cinco principais fornecedores, tendo registado 12,7 milhões de unidades vendidas, uma queda de 28% em relação ao ano anterior. Tanto a Lenovo como a HP venderam o número de unidades mais baixos desde o início da pandemia no primeiro trimestre de 2020.

A Dell, terceira colocada, também registou um declínio significativo de 21% nas vendas, registando pouco menos de 12 milhões de unidades. A Apple teve um trimestre melhor do que os seus concorrentes, tendo atendido a pedidos do segundo trimestre atrasados devido a interrupções no fornecimento na China e lançou novos Macbooks M2. A Apple selou o quarto lugar com oito milhões de unidades, um modesto aumento de 2% em relação ao ano anterior. A Asus completou os cinco primeiros com 5,5 milhões de unidades, uma queda anual de 8%.

Vendas mundiais de desktops e portáteis (quota de mercado e crescimento anual) - terceiro trimestre de 2022

Fabricante Vendas Q3 2022 Quota de Mercado Q3 2022 Vendas Q3 2021 Quota de Mercado Q3 2021 Crescimento Anual
Lenovo 16.880 24,3% 20.173 23,9% -16,3%
HP 12.706 18,3% 17.598 20,9% -27,8%
Dell 11.963 17,2% 15.185 18% -21,2%
Apple 7.993 11,5% 7.863 9,3% +1,7%
Asus 5.538 8% 6.004 7,1% -7,8%
Outros 14.343 20,7% 17.565 20,8% -18,3%
Total 69.423 100% 84.387 100% -17,7%

Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos.
fonte: Canalys PC Analysis (sell-in shipments), outubro de 2022

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de PC na China sofre a maior queda desde 2013
NEGÓCIOS

Mercado de PC na China sofre a maior queda desde 2013

LER MAIS

Inflação e produção levam a decréscimo no mercado de PC na Europa ocidental
NEGÓCIOS

Inflação e produção levam a decréscimo no mercado de PC na Europa ocidental

LER MAIS

Produção leva a decréscimo de 15% nas vendas mundiais de PC
NEGÓCIOS

Produção leva a decréscimo de 15% nas vendas mundiais de PC

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.