2020-12-16

NEGÓCIOS

Mercado mundial de PC vai crescer 1,4% em 2021

A Canalys estima que no quarto trimestre de 2020 o mercado de PC irá crescer 35%; já no ano de 2021, a previsão é que o mercado cresça 1,4%

A análise do relatório de perspetiva do mercado de PC recentemente publicado da Canalys detalha as principais tendências de crescimento para o setor em 2021. As vendas de PCs (incluindo desktops, notebooks e tablets) devem atingir 143 milhões de unidades no último trimestre de 2020, um aumento anual de 35%. Isso elevará as vendas totais de PC em 2020 para 458 milhões de unidades, um notável aumento anual de 17%.

A necessidade de dispositivos de computação pessoal para colaboradores qualificados e estudantes permanece num nível sem precedentes, apesar dos aumentos significativos na oferta. O crescimento neste setor irá estender-se até 2021, com as remessas no primeiro trimestre esperadas para um aumento de 43% ano a ano depois de um fraco primeiro trimestre em 2020. As vendas para todo o ano de 2021 devem aumentar mais 1,4%, mesmo depois de um ano excecional de 2020.

Embora a pandemia global tenha proporcionado um enorme aumento na procura a curto prazo, a indústria de PC tem muito mais pela frente nos próximos anos. Na Canalys, identificámos quatro tendências principais que vão impulsionar o crescimento do mercado de PC em 2021 e nos anos seguintes: trabalho remoto, aprendizagem digital, dispositivo como serviço e casos de uso emergentes”, explicou Rushabh Doshi, Diretor de Pesquisa da Canalys.

À medida que as vacinas começam a ser lançadas e entramos num mundo pós-COVID, as mudanças comportamentais entre empresas e consumidores darão maior ênfase ao uso do PC, levando a uma série de novas oportunidades não apenas em hardware, mas também em software e serviços. Enquanto isso, a maior base instalada impulsionada por mais casos de uso e dados demográficos mais amplos fornecerá uma série de novas oportunidades. Segurança e conetividade serão os principais focos num mundo pós-COVID, onde as empresas formalizam as suas políticas de trabalho remoto e flexível para os funcionários. PC com padrões de segurança mais fortes serão essenciais para soluções futuras e serão esperados de fornecedores e Parceiros de Canal, especialmente em setores como serviços financeiros e setor público. A pandemia também revelou o quão importante é a conetividade segura e confiável em caso de interrupção. Conforme aumentam as viagens, o deslocamento, o trabalho no local e a procura do mercado emergente por alternativas de banda larga, os PC conectados LTE e 5G verão a sua popularidade crescer", conclui Doshi.

Recomendado pelos leitores

Confinamento: TIC escapam ao lockdown - Atualizado
NEGÓCIOS

Confinamento: TIC escapam ao lockdown - Atualizado

LER MAIS

Pontual cria roadmap de transformação digital para apoiar escritório de contabilidade
NEGÓCIOS

Pontual cria roadmap de transformação digital para apoiar escritório de contabilidade

LER MAIS

Quidgest vai formar 250 pessoas em engenharia de software
NEGÓCIOS

Quidgest vai formar 250 pessoas em engenharia de software

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 73 DEZEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.