Rui Damião em 2020-11-18

EVENTOS

Reportagem

Canalys: o futuro dos fabricantes passa pelo sucesso dos Parceiros

O Canalys Channel EMEA Forum teve lugar no início de outubro e, para além dos analistas da Canalys – que pode ler na edição 71 do IT Channel – também houve espaço para várias empresas apresentarem as suas ofertas ao Canal

A Hewlett Packard Enterprise e a Dell Technologies foram duas dessas empresas que tomaram um palco virtual da Canalys para falar diretamente aos Parceiros europeus. Para além disso, a Lenovo e a VMware realizaram mesas redondas com os jornalistas, onde o IT Channel marcou presença, para abordar alguns dos temas mais importantes para os Parceiros.

HPE – “Na próxima onda de transformação digital, vamos mudar de cloud-first para cloudeverywhere

No seu keynote inicial, Antonio Neri, Presidente e CEO da Hewlett Packard Enterprise (HPE), começou por relembrar que a HPE foi a primeira e grande empresa a adotar dois tiers de distribuição há mais de 30 anos e, passado todo este tempo, continua a ser “partner-first”.

Neri abordou aquela que deverá ser a estratégia no ‘novo normal’. “Há três anos, previmos que os negócios empresariais seriam edge-centric, cloud-enabled e data-driven. Hoje, isto já não é uma previsão; é uma realidade. Navegar entre uma pandemia e planear para um mundo pós-COVID aumentou as necessidades dos clientes por ofertas as-a-Service, conexão segura, capacidades de trabalho remoto e analítica para retirar insights dos dados”, explica o Presidente e CEO da HPE.

“O foco no futuro é crítico”, acredita Antonio Neri. Neste sentido, o foco da HPE é construir uma plataforma edge-to-cloud que conecta, protege e analisa todos os dados e traz agilidade aos negócios. “Estas capacidades serão únicas para os clientes e para as suas estratégias e indústria”, indica, acrescentando que a plataforma edge-to-cloud vai “permitir mover os dados e serviço para a cloud sem constrangimentos”. “Na próxima onda de transformação digital, acredito que vamos mudar de uma abordagem cloud-first para uma abordagem cloud-everywhere”, refere o CEO, acrescentando que, à medida que há uma mudança de abordagens centralizadas e fechadas em grandes data centers, o futuro passa por pequenos data centers em todo o lado, descentralizados e distribuídos.

“Os clientes estão a procurar alimentar um novo tipo de aplicações e workloads que trabalham com a cloud, mas que analisam e processam dados no edge. Para permitir estas necessidades dos clientes, introduzimos a plataforma Aruba Edge, desenhada para unificar, automatizar e tornar seguro o edge”, explica Neri. Com esta solução, os clientes serão capazes de criar analítica onde os dados são criados, o que significa que os clientes podem abrir e criar experiências.

Dell Technologies – “Este ano foi a confirmação de que aquilo que fazemos importa”

“O nosso mundo mudou em março e, no início, até gostei do tempo em família”, começa por dizer Anwar Dahab, Senior Vice-President, Channel EMEA na Dell Technologies, que acrescenta que, agora, “a novidade já passou e todos temos de nos adaptar e refletir”.

Nesta reflexão, Dahab relembra que há um sentimento de gratidão; para além do lado pessoal, há uma gratidão de trabalhar em IT. “Este ano foi a confirmação de que aquilo que fazemos importa”. O IT, e o Canal de Parceiros, entregaram produtos e soluções necessárias para que as empresas continuassem a funcionar.

“Um outro ponto que me deixa grato é trabalhar com os nossos Parceiros”, reflete Anwar Dahab. “O nível de compromisso, dedicação, trabalho, boa criatividade e tenacidade que vi dos nossos Parceiros foi impressionante. Serviram os nossos clientes e as suas necessidades”. “Partilhar ideias e as melhores práticas nunca foi tão importante”, acredita o responsável, explicando que é preciso os Parceiros se alinharem para melhor servir as necessidades dos seus clientes. “A conexão passou por ouvir e adaptarmos as nossas prioridades às necessidades dos Parceiros”.

Mas, depois de uma pandemia, é preciso voltar. “Para mim, isto é uma maratona”, explica o Senior Vice-President, Channel EMEA, acrescentando que “isto vai continuar, este é o nosso novo normal”.

“Precisamos de nos adaptar em duas áreas: do lado profissional e do lado pessoal. Do lado profissional, é preciso fazer bem e muitas das soluções para trabalhar a partir de casa que desenvolvemos com os nossos Parceiros estão aqui para ficar e precisamos de construir novos skillsets e novas competências para permitir, no front-end e no back-end, este novo mundo. Mas também é preciso adaptar de um lado mais pessoal; customer acquisition, estratégias digitais de mercado, reinventar a maneira como interagimos, somos informados, construímos relações neste novo mundo e este evento é uma grande manifestação para isso”.

Lenovo – “Os Parceiros estão no coração do nosso ecossistema”

Numa mesa redonda com os jornalistas, onde o IT Channel marcou presença, Fiona O’Brien, EMEA Chief Channel Officer da Lenovo, referiu que o objetivo da Lenovo é, durante este período que estamos a viver, continuar a apoiar os seus Parceiros.

“Nesta organização, apesar de todas as dinâmicas estranhas que existem no mercado e todos os constrangimentos da indústria, é muito claro que a procura pelos produtos é alta e que temos de nos adaptar muito rapidamente para ter a certeza que vamos ao encontro dessa procura e que conseguimos permitir a nova maneira de trabalhar”, refere Fiona O’Brien, que acrescenta que é muito importante para a empresa apoiar a nova forma de trabalhar e de estudar das pessoas à volta do mundo.

Na “perspetiva de Canal”, O’Brien reforça a mensagem de que “os Parceiros estão no coração do nosso ecossistema” e que a Lenovo vai continuar a trabalhar e a colaborar com o seu Canal para assegurar que tanto a Lenovo como os seus Parceiros têm sucesso “ao trazer novas tecnologias a todos os utilizadores, desde grandes empresas até utilizadores individuais”.

“Temos vindo a dizer – e continuamos – que a transformação para os serviços é muito importante; vemos a migração de cada vez mais atividades para serviços de subscrição”, indica Fiona O’Brien. No entanto, apesar desta migração, a Lenovo ainda não vê o Device-as-a-Service como uma grande fonte de receita atual, mas algo que está a acontecer. “Talvez [as ofertas de Devices-as-a-Service] tenham acelerado um pouco por causa da atual situação do mercado”, acrescenta.

Em resposta ao IT Channel, a EMEA Chief Channel Officer da Lenovo explica que a empresa tem trabalho para entregar uma série de serviços e de entregar produtos numa base as-a-Service e, em particular, em construir uma plataforma que permita o envolvimento e a integração dos Parceiros no ecossistema.

“Já lá estamos? Honestamente, não, não acredito; ainda não fizemos o suficiente, mas estamos a trabalhar com um forte apoio das nossas equipas e dos nossos Parceiros que estão no mercado”, acrescenta, desvendando, também, que a empresa irá lançar pacotes de produtos as-a-Service para PME nos próximos meses. “Vão ver muito mais atividade”.

VMware – “Construímos soluções em cojunto com os Parceiros para dar acesso fácil e rápido aos clientes”

Numa outra mesa redonda, onde o IT Channel também marcou presença, Jean Philippe Barleaza, EMEA VP Channel, Alliances and General Business na VMware, refere que, apesar dos constrangimentos que todo o mundo vive, continua a existir oportunidades tanto para a VMware, como para os seus Parceiros. “Sempre fomos uma empresa Partner-centric”, relembra Barleaza, e acrescenta que a pandemia traz uma oportunidade de inovação tecnológica. “A pandemia criou um mundo imprevisível para as organizações; há novos desafios”. O e-Commerce, por exemplo, sofreu uma aceleração e um crescimento de dez anos durante os meses da pandemia.

“Os clientes precisam de consumir tecnologia de várias maneiras diferentes. Ter um conselheiro profissional e serviços geridos são, na verdade, um ponto chave onde os Parceiros se podem apoiar”, indica.

A VMware tem como objetivo apoiar os clientes a aceder a qualquer aplicação a partir de qualquer lugar. Esta foi a preocupação durante os primeiros meses da pandemia e a VMware, em conjunto com os Parceiros, “construímos soluções de business continuity para dar um acesso fácil e rápido aos clientes”.

Com base na opinião dos Parceiros, Barleaza partilha que “business continuity está a evoluir para resiliência operacional, ou seja, não é apenas dar acesso aos utilizadores, segurança embebida, mas é continuar a construir uma digital foundation para que os nossos clientes possam, em última análise, conseguir entregar novos produtos e serviços para serem relevantes no espaço digital”.

“Temos uma incrível oportunidade para, em conjunto, trabalhar com os clientes para toda a vida. Vivemos num mundo em constante mudança e vamos continuar a mudar. Não devemos inventar um novo mundo porque a mudança é a norma. Essa capacidade para continuar a suportar os clientes, acompanhá-los ao longo da jornada e suportar o seu objetivo final, é um objetivo para nós e para os nossos Parceiros”, diz Jean Philippe Barleaza, acrescentando, ainda, que “o IT já não tem uma função de suporte; tem uma função de negócio e isso abre novas oportunidades para os nossos Parceiros”. 

Recomendado pelos leitores

Primavera premeia Parceiros com melhor performance
EVENTOS

Primavera premeia Parceiros com melhor performance

LER MAIS

Schneider Electric lança novo programa de Parceiros na área de serviços
EVENTOS

Schneider Electric lança novo programa de Parceiros na área de serviços

LER MAIS

Maioria das organizações planeia aumentar despesa com cibersegurança
EVENTOS

Maioria das organizações planeia aumentar despesa com cibersegurança

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 77 MAIO 2021

IT CHANNEL Nº 77 MAIO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.