2019-7-01

NEGÓCIOS

IP Telecom implementa solução de gestão de data centers com a Schneider Electric

O grande objetivo desta implementação com a Schneider Electric foi aumentar a eficiência e a automatização da gestão dos sistemas e equipamentos dos três data centers da IP Telecom em Portugal

IP Telecom implementa solução de gestão de data centers com a Schneider Electric

A Schneider Electric desenvolveu com a IP Telecom uma plataforma de gestão operacional para monitorização de consumos de energia e condições ambientais, bem como de gestão técnica de equipamentos de suporte aos três data centers, sediados em Portugal, baseado no seu Sistema de Gestão.

O principal objetivo da IP Telecom era garantir um claro aumento dos seus níveis de eficiência, através de implementação de soluções utilizando a automação e a tecnologia, decisivas para a sua diferenciação no setor onde atuam.

As soluções implementadas, em conjunto pela Schneider Electric e pela IP Telecom, foram o EcoStruxure Data Center Expert, para integrar todos os sistemas TI e o EcoStruxure Power Monitoring Expert, para analisar o consumo e a qualidade da energia, bem como a plataforma EcoStruxure Building Operation, acessível a partir de qualquer local e com monitorização 24/7 dos equipamentos, permitindo o acesso a todas as informações registadas pelas duas outras soluções.

A solução implementada com a Schneider Electric foi o EcoStruxure Building, plataforma de gestão técnica centralizada que permite uma gestão integrada de vários sistemas da Schneider Electric e também de outros sistemas padrão. A solução EcoStruxure Building é suportada por três aplicações de software com funcionalidades complementares. As aplicações de software instaladas são o EcoStruxure Data Center Expert, EcoStruxure Power Monitoring e o EcoStruxure Building Operation. O EcoStruxure Data Center Expert tem como objetivo a recolha de dados por comunicação SMMP de todos os equipamentos de TI, tais como UPS, PDU, NetBotz e ATS. O EcoStruxure Power Monitoring recolhe informação das centrais de medida, como Power Tag e iEM3000, e também recolhe dados sobre a qualidade da energia, utilizando a tecnologia ION e os analisadores de energia PM8000. As informações recolhidas por esta plataforma são arquivadas em bases de dados SQL, de onde se podem extrair relatórios normalizados ou personalizados - de acordo com as necessidades do cliente. Finalmente, a informação recolhida por estas duas plataformas é integrada no EcoStruxure Building Operation, através do sistema EcoStruxure Web Services. O EcoStruxure Building Operation, para além do papel de agregador, permite a gestão de utilizadores locais ou integrado com o Active Directory do Windows, ambientes de trabalho costumizáveis, gestão de alarmes e eventos, controlo de equipamentos, entre outros.

Com a instalação alargada de vários sensores IoT e instaladas pela Schneider Electric, a IP Telecom recebe informação em tempo real sobre o estado de todos os equipamentos (UPS, Contadores de Energia, Unidades de Climatização, entre muitos outros) e quadros elétricos, o que possibilita a realização de relatórios energéticos extremamente completos, permitindo procedimentos de manutenção preventiva e corretiva muito mais exatos e eficientes. Por sua vez, com a operação integrada das instalações e equipamentos, foi possível uma redução substancial do número de deslocações aos locais, tendo em conta que a informação está agora disponível numa plataforma única e as equipas de campo conseguem uma maior colaboração entre si. Do ponto de vista de negócio, é ainda possível ter uma visão muito clara sobre a repartição de consumos e custos associados à utilização energética por cliente e por serviço prestado. Tudo isto só é possível, porque qualquer medida implementada é agora monitorizada de forma mais eficiente.

“A área da energia constitui uma trave-mestra da atividade da IP Telecom, que, para conseguir cumprir a sua missão, fortalece-se através de parcerias que lhes permitam assegurar a melhor resposta para os seus clientes e no menor período de tempo. A implementação das soluções de otimização de Gestão da Schneider Electric apresenta as garantias que necessitamos para cumprir o compromisso que assumimos com todos os nossos stakeholders, nomeadamente clientes e comunidade em geral, promovendo a utilização racional dos recursos – melhorias que já se fizeram notar”, refere Alexandre Bezerra, Facilities Manager da IP Telecom.

Já Rui Ribeiro, Diretor Geral da IP Telecom, acrescenta que “o primeiro passo de uma estratégia de qualidade, como aquela que procuramos na IP Telecom, é o de garantir que a infraestrutura base está sustentada operacionalmente. O segundo passo é torná-la eficiente e resiliente, de forma a obter custos otimizados, potenciar novos negócios, baixando a nossa pegada de carbono, o que é algo que valorizamos. No final do dia, poder proporcionar às nossas equipas uma melhor qualidade de vida, dado que estão mais confiantes na sua infraestrutura, e aumentar a satisfação dos nossos clientes, faz-nos realmente acreditar que esta parceria com a Schneider Electric foi, e continuará a ser, uma mais valia para a IP Telecom”.

ARTIGOS RELACIONADOS

APC by Schneider Electric tem nova Channel Director para a Ibéria
NEGÓCIOS

APC by Schneider Electric tem nova Channel Director para a Ibéria

LER MAIS

Schneider Electric lança nova solução de refrigeração para data centers
HARDWARE

Schneider Electric lança nova solução de refrigeração para data centers

LER MAIS

IP Telecom distingue Parceiro e Cliente do Ano
EVENTOS

IP Telecom distingue Parceiro e Cliente do Ano

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.