Marta Quaresma Ferreira em 2025-3-17

BIZ

Case Study

InnoWave e EDP colaboram em projeto de monitorização de dispositivos e gestão de dados

A empresa de energias lançou uma plataforma, em Parceria com a InnoWave, para obter experiências real-time e gerir ativos de forma mais eficiente em contexto IoT

InnoWave e EDP colaboram em projeto de monitorização de dispositivos e gestão de dados

A EDP necessitava de recolher, processar e distribuir grandes quantidades de dados, de forma segura e escalável, para alavancar a transformação digital dos seus projetos na área das renováveis.

Há dois anos, a empresa lançou a sua própria plataforma global, com o objetivo de criar serviços e propostas de valor para todas as áreas dentro da organização, baseada em três princípios: dados em tempo real, digital twins interativos e inteligência artificial.

Os desafios ultrapassados em conjunto

A trabalhar em Parceria com a EDP há mais de dez anos, a Innowave encontrou aqui uma “grande oportunidade” para trabalhar a componente dos dados, em particular na área da EDP Renováveis.

“Através da nossa expertise na área do IoT, e com base no contacto que já tínhamos com a EDP, abrimos um canal de comunicação. A EDP definiu um conjunto de necessidades que precisava de resolver na área das renováveis e na componente de device management, IoT, telemetria, dados e, sobretudo, decisões data-driven com base no negócio que estão a montar”, começa por justificar Gabriele Rachello, CTO da Innowave.

Com centenas de milhares de parques solares e outros equipamentos, tornou-se fundamental gerir os ativos gerados.

Para este projeto de IoT, Nelson Pinho, Global Head of Digital & AI da EDP, refere que a visão principal implicava “conseguir ter os dados disponíveis para os trabalhar, fosse do ponto de vista de criação de experiências real-time, que nos permitisse olhar para a informação, desde a produção de energia até aos nossos clientes, fosse para depois podermos aplicar inteligência artificial sobre esses mesmos dados”.

A solução gerida em Parceria

A implementação da plataforma global única de IoT permitiu à empresa de energia fazer a monitorização dos equipamentos, distribuídos pelas várias regiões do globo. A plataforma conta já com mais de cem mil dispositivos, com informação monitorizada em tempo real, a partir dos mais diversos dispositivos.

A integração ficou a cargo da InnoWave que, como sublinha Gabriele Rachello, “teve sempre um grande foco em cloud, IoT”. A Parceria de vários anos permitiu ao Parceiro desenvolver o projeto de forma fácil e orgânica. “A EDP já trabalhava com a tecnologia Microsoft Azure, portanto esse caminho já estava feito”, relembra o CTO.

Para o Global Head of Digital & AI da EDP, e à semelhança da empresa de energia, a presença global da InnoWave apresenta-se como uma vantagem e um fator determinante para a escolha do Parceiro para os projetos.

“Nós trabalhamos com vários Parceiros nesta área de dados. A InnoWave destaca-se no IoT, onde já há muitos anos tem vindo a desenvolver vários projetos a nível global nesta matéria. Conhecia muito bem a tecnologia que nós utilizamos. A relação foi crescendo, demonstrou ao longo do tempo que tinha capacidade de nos ajudar a ganhar escala nesta plataforma. Essa foi a principal razão para a Parceria, sobretudo uma empresa que tem skills muito interessantes e que sempre esteve lá quando foi necessário”, defende Nelson Pinho.

As vantagens da colaboração

O projeto permitiu à Innowave “cristalizar” o seu know-how no ecossistema de IoT e cloud. “Trouxe ainda mais bagagem em projetos internacionais do género, com uma causa bastante nobre que são as renováveis; mas também trouxe aqui uma customer success story exemplar, que nos permite evoluir ainda mais para toda a componente de inteligência artificial, que poderá trazer automação e insights ao negócio, numa camada ainda superior àquela que a EDP tem neste momento”, reitera Gabriele Rachello.

Sobre o cliente, o CTO da InnoWave sublinha a Parceria exemplar e colaborativa por parte da EDP, que levou ao cumprimento dos requisitos definidos: “como em qualquer projeto, há sempre alturas onde há um conjunto de necessidades no terreno que são urgentes, mas às quais a nossa equipa conseguiu responder atempadamente”.

Da perspetiva da empresa de energia, os recursos fornecidos pela Innowave “ajudaram- -nos a desenvolver cada vez mais as capacidades na plataforma, que nos permitiu não só estar cingidos a um tipo de negócio na EDP, mas também dar resposta a vários tipos de desafios que as diferentes plataformas nos proporcionam”, conclui Nelson Pinho.

Recomendado pelos leitores

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa
BIZ

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa

LER MAIS

Kyndryl reforça Parceria com Google Cloud para acelerar modernização de mainframe
BIZ

Kyndryl reforça Parceria com Google Cloud para acelerar modernização de mainframe

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.