2018-5-23

NEGÓCIOS

“É necessário desenvolver soluções mais personalizadas e adequadas às reais necessidades dos clientes”

A Noesis tem mais de duas décadas de experiência no mercado das TI e distingue-se por uma postura “anti-commodity”. Inovação e especialização têm sido os ingredientes do sucesso

“É necessário desenvolver soluções mais personalizadas e adequadas às reais necessidades dos clientes”

Alexandre Rosa, CEO da Noesis

Fundada em 1995, a Noesis tem mantido uma abordagem de diferenciação e vanguarda. A consultora portuguesa de IT rege-se, há mais de 20 anos, por uma estratégia “multicore”, orientada para o cliente e onde a tecnologia tem o papel de “pilar para a transformação”, segundo o CEO, Alexandre Rosa. “Especializamo-nos nas diferentes frentes, o que nos torna altamente competitivos e de valor acrescentado para os nossos clientes”, diz. A Noesis assume no mercado um posicionamento “anti-commodity”, que alcança, segundo Alexandre Rosa, “através de uma gestão centralizada que garante harmonia na operacionalização”. Nas diversas áreas onde opera, infraestrutura, business intelligence, ERP, soluções empresariais e quality assurance, a Noesis dispõe de equipas autónomas e soluções próprias.

Do seu leque de parcerias fazem parte a Fujitsu e a OutSystems, empresas das quais recebeu a distinção “Partner of the Year” em 2017 e é o principal Parceiro da Qlik, em Portugal. A Noesis desenvolve também soluções de análise de informação em tempo real e de forma preditiva com tecnologia da Cloudera, da Qlik e da Microsoft. “Estamos ainda a apostar em process mining com a Celonis, contando já com uma equipa certificada que nos torna pioneiros em Portugal”, avança Alexandre Rosa.

Na área de customer experience, onde está a investir, enquanto parceira da Sitecore, a Noesis está apostada em “entregar uma nova visão dos consumidores e do mercado”. A consultora está também a apostar em cloud híbrida e em soluções de IT automation – “devido à crescente procura dos clientes”, indica o CEO – em parceria com a Micro Focus. Com a SAP, a Noesis está a explorar novas soluções, “como forma de entrar na geração iERP”, auxiliado por inteligência artificial.

 

Crescimento de 11% em 2017

Durante o ano de 2016, todas as atenções da consultora estiveram voltadas para o desenvolvimento dos serviços de infraestrutura, automação e cloud. No ano passado, a Noesis começou a colher os frutos desse investimento e consolidou “um nítido crescimento em qualidade de trabalho e desempenho”, refere Alexandre Rosa.

A Noesis fechou 2017 com um volume de negócio recorde de 31,5 milhões de euros, alcançado através de uma estabilização nos diferentes mercados de atuação. “Estes resultados traduzem-se num crescimento de 11%, o que comprova a qualidade dos produtos e a relevância da oferta Noesis”, reitera. A Noesis está ainda presente no Brasil, Reino Unido, Holanda, Irlanda e Bélgica e, no ano passado, alcançou receitas internacionais na ordem dos sete milhões de euros. No início deste ano a empresa apostou também na abertura de um escritório em Boston, EUA, local estratégico para a consultora. A Noesis pretende continuar a afirmar-se no panorama internacional, focando-se, sobretudo, no crescimento do novo escritório.

 

Clientes estão empenhados na transformação digital

A Noesis identifica um “forte crescimento” no setor do IT, fruto do investimento generalizado em processos de modernização e em iniciativas de transformação digital. “Temos de estar preparados para oferecer serviços que se adequem aos problemas ou preocupações atuais dos nossos clientes, acompanhando as tendências e envolvendo os nossos clientes e Parceiros”, sublinha o CEO.

A consultora está a direcionar todos os seus esforços para a disrupção digital, que tem impacto em todos os negócios. “As novas preocupações dos clientes passam por temas como customer experience, big data & analytics, test automation, process mining e cybersecurity, e nós queremos ser capazes de lhes dar garantias de qualidade nestas questões”, sublinha Alexandre Rosa. A proposta de valor da Noesis passa por dotar os clientes das ferramentas necessárias para competir neste novo paradigma, “através do desenvolvimento de soluções mais personalizadas e cada vez mais adequadas às reais necessidades dos clientes”.

 

O valor do capital humano

A Noesis quer cumprir o seu plano estratégico traçado para o intervalo 2016-2020, e está por isso empenhada em continuar a “desenvolver técnicas e competências específicas e atualizadas para oferecer as melhores soluções”, refere o CEO.

O objetivo é manter a aposta na inovação da oferta e na consolidação da estratégia de internacionalização, tendo em conta a transformação digital das organizações. A consultora quer aumentar em 2018 a sua faturação, mas também a sua equipa, com profissionais de diferentes áreas – atualmente a Noesis tem uma equipa de 700 pessoas, que será ampliada este ano com a entrada de mais uma centena de novos talentos. “O investimento contínuo em capital humano é um pilar estratégico e fundamental da Noesis”, conclui Alexandre Rosa.

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