2022-11-14

NEGÓCIOS

Advertorial

Disponibilidade, capacidade e Eficiência de Data Centers

As empresas têm investido muitos recursos no tema da transformação digital por diversos motivos: tornarem-se mais ágeis, explorar novas formas de realizar negócios e ter acesso aos seus clientes, automatizar processos, entre outros. Por outro lado, isso traz-nos também um aumento na dependência pelos sistemas de IT

Disponibilidade, capacidade e Eficiência de Data Centers

A pandemia de 2020 mostrou-nos que cada vez mais precisamos de estar preparados para o inesperado. A melhor forma de enfrentar o inesperado é pensar e planear com antecedência. Por isso, nos ambientes de IT, a tecnologia e os data centers precisam de trabalhar já na fase de projeto conceitos como o aumento de disponibilidade, a resiliência, disaster recovery, para que a continuidade do negócio não seja afetada quando o inesperado bater à porta.

Nos últimos tempos surgiram normas, certificações, empresas, soluções e profissionais dedicados a desenvolver o tema de aumento de disponibilidade nos sistemas de IT e Data Centers. Como exemplo, posso citar a certificação Uptime para ambientes de missão crítica que classifica os projetos e a operação em níveis de redundância e disponibilidade.

Fabricantes como a Furukawa têm desenvolvido soluções e programas para os seus clientes que endereçam o tema da Alta Disponibilidade desde a concepção do projeto até à operação. Obviamente que o mercado tem optado por contratar soluções que estejam aderentes a esse tema e que sejam resilientes quando problemas inesperados aconteçam. 

Costumamos dizer que é muito difícil termos sistemas à prova de falhas. Portanto, é importante estar preparado para o maior número possível de problemas e ainda conseguir enfrentar as falhas de forma rápida e ágil. Hoje em dia até sistemas que fazem parte de segmentos físicos e de infraestrutura de rede têm disponibilizado ferramentas e soluções que contribuem para o rápido reconhecimento de falhas e operações inesperadas. Ações corriqueiras como uma simples manobra de um cordão ótico podem ser monitoradas, e um problema muito grande pode ser evitado com a utilização desses dispositivos.

A questão de segurança cibernética e hackers também se tornou um ponto de atenção. Isso tem atormentado os gestores de sistemas de IT e quando esses problemas acontecem, estão diretamente ligados a grandes prejuízos financeiros e para a imagem das empresas.

Como a maioria dos serviços estão na cloud ou dependem dela para a sua operação, é importante a mantermos conectada da perspetiva da infraestrutura. A partir dessa visão, podemos dizer que a cloud é um conjunto de pontos conectados globalmente por uma rede de cabos óticos, satélites e outros. Esses pontos espalhados pelo planeta são os data centers, e nessa intrincada rede funciona a cloud, o transporte de dados, e os serviços.

É importante que todos esses pontos sejam conetados com uma performance homogénea, para que sejam minimizados os problemas oriundos de descasamento de performance e aumento de atrasos e falhas. Três fatores são importantes para a manutenção da performance das redes: o aumento da velocidade e disponibilidade e a redução da latência.

Como já citado, a avaliação prévia de projeto e topologia ajuda a aumentar a disponibilidade do sistema, antevendo alternativas de rotas, aplicações e tipos de transmissão. A escolha correta de fibras e cabos, bem como a quantidade, impactam diretamente na velocidade e na latência, pois opções de interfaces óticas que podem ser conetadas diretamente, reduzem a introdução de atrasos devido à eletrónica e processamento. Sistemas concebidos de maneira flexível dão ao operador opções variadas para atendimento rápido a mudanças sem prejudicar os serviços.

Quando se procura a homogeneização da performance da cloud significa que essas variáveis devem estar igualadas o quanto possível tanto dentro [intra-datacenter] do data center, quanto nas conexões entre eles [inter- -datacenter]. As redes de transporte e DCI [datacenter interconnect] e redes internas com performances muito diferentes prejudicam a cloud como um todo, pois tudo está interconectado.

Concluindo, o tema de aumento de disponibilidade deve ser tratado já na fase de projeto. Tratar essa questão num sistema em operação com certeza custará mais e exigirá muito mais recursos. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Furukawa Electric Group

TAGS

Furukawa

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.