2014-8-04

NEGÓCIOS

Direitos de autor na era digital – taxar ou não taxar?

Na mesma semana em que foi conhecida a intenção do governo português em taxar telemóveis e tablets, o Reino Unido alterou a legislação dos direitos de autor e legalizou as cópias digitais para smartphones, com limitações à partilha mas sem hipótese de taxas.

Direitos de autor na era digital – taxar ou não taxar?

O Reino Unido pretende zelar pelos direitos de autor nos dispositivos digitais com uma limitação à partilha de ficheiro e afasta a hipótese de recorrer a uma taxa, como deverá acontecer em Portugal.

Até há pouco mais de uma semana, copiar o conteúdo de um CD para um formato MP3 era um acto ilegal. Isto se vivesse no Reino Unido. A Câmara dos Lordes procedeu a uma alteração na legislação que regula os direitos de autor, permitindo que a partir de agora os britânicos possam copiar diversos ficheiros originais (música, fotografias, vídeos, livros) para outros dispositivos desde que – e esta é a excepção – a sua utilização seja privada. Apesar de permitir que os utilizadores mantenham cópias em clouds privadas, a nova lei não contempla que os utilizadores partilhem os ficheiros com terceiros.

Em Portugal, para dar resposta à questão dos direitos de autor, o governo pretende aplicar uma taxa sobre os equipamentos que permitam realizar gravações e que tenham capacidade de armazenamento, à semelhança do que acontece em França, por exemplo. No entanto, ao contrário do que foi aprovado no Reino Unido, a proposta portuguesa não contempla os serviços de arquivamento na nuvem, de acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Negócios. Pretende, no entanto, que tablets e telemóveis sejam taxados em €0,15 por cada gigabyte, até um tecto máximo de 25 euros.

A opção portuguesa não encontra, porém, eco nos britânicos, uma vez que a mesma Câmara manifestou-se contra qualquer tipo de taxa aplicada aos dispositivos. Numa declaração escrita, a baronesa Neville-Rolfe, da ala conservadora, afirma que “são ineficientes, burocráticas e injustas, e prejudicam quem paga pelos conteúdos”, reforçando que a limitação à venda e partilha de cópias imposta pela alteração à lei britânica “não levará à perda de vendas por parte dos autores, invalidando a necessidade de um imposto”.

Outra vozes se levantaram, dizendo que o governo britânico pode mesmo ser forçado a enveredar pelo mesmo caminho que o português caso os proprietários intelectuais provem que sofreram perdas no seguimento da adenda à legislação.
Com ou sem taxas, uma coisa é certa: as remunerações dos direitos de autor na era digital enfrentam desafios que, até ao momento, não têm resposta consensual.

Fonte: ZDnet

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.