2020-9-16

NEGÓCIOS

Advertorial

Depois da pandemia, os decisores preparam-se para o workplace do futuro

Novo estudo da Aruba revela de que forma os decisores de IT estão a ajustar os seus investimentos de networking aos novos modelos de trabalho remotos e híbridos

Depois da pandemia, os decisores preparam-se para o workplace do futuro

Ao longo dos últimos meses, a forma como trabalhamos e como encaramos os processos de negócio mudou profundamente. Empresas que nunca ponderaram possibilitar o teletrabalho viram-se forçadas a colocar a maioria, se não a totalidade, da sua força laboral a trabalhar remotamente. Mesmo para empresas que já tinham adotado alguma forma de trabalho remoto foi um desafio para manter a continuidade de negócios. Tudo isto levou, com maior ou menor intensidade, a reestruturações profundas nos processos de negócio dentro das empresas, com investimentos na transformação digital, em ferramentas de colaboração, e nas diversas tecnologias de segurança e networking necessárias para viabilizar a quase total descentralização dos processos de negócio.

Como todas as mudanças que a nossa sociedade experienciou ao longo dos últimos meses, isto não é algo que possa ser revertido após a pandemia – a cultura empresarial está a mudar, e o IT terá de mudar com ela, com maior ênfase na mobilidade, acesso remoto, gestão inteligente das redes e cibersegurança.

O novo estudo “Preparing for the post-pandemic workplace: how IT decision-makers are responding to COVID-19”, realizado em conjunto pela Aruba e a consultora Vanson Bourne a 2400 decisores na área de IT, revela a forma como os departamentos de IT em todo o mundo foram afetados pela pandemia de COVID-19 e como estão a adaptar as suas prioridades e investimentos a esta nova realidade.

O impacto do COVID-19 

Este estudo deixa claro que, para a maioria das empresas, o COVID-19 teve um impacto significativo tanto a nível dos projetos de IT como dos colaboradores. 22% dos inquiridos referiu ter sentido um impacto significativo (layoffs generalizados ou encerramento) e 52% um impacto moderado (redução temporária da atividade). Apenas 6% relatou não ter sentido um especial impacto, e 19% referiram que apenas alguns postos foram afetados.

Isto, naturalmente, traduziu-se em mudanças nos planos de investimento em networking, tendo 77% dos decisores relatado que adiaram projetos e 28% que chegaram a cancelar alguns.

Planos de investimento

Segundo o estudo, embora muitos decisores de IT relatem o cancelamento ou adiamento de projetos devido à pandemia, muitos estão também a planear investir mais que nunca em capacidades-chave necessárias para dar resposta às novas necessidades dos negócios e dos colaboradores. Deparados com os desafios de oferecer conetividade a equipas descentralizadas, os decisores começam a olhar para tecnologias como automação e gestão remota de redes para aliviar a pressão sobre as equipas em ambientes híbridos cada vez mais exigentes. Soluções como o Aruba central, plataforma cloud-native que funciona como centro de comando de todas as operações em infraestruturas LAN, Wireless LAN, VPN e SD-WAN, permitem facilmente conectar os colaboradores a serviços na cloud ou on-premises.

Em conjunto com pontos de acesso remoto IAP-VPN e clientes VPN como o Aruba VIA, torna-se possível disponibilizar recursos completos de rede corporativa para colaboradores e locais remotos de forma segura e unificada.

A nível global, 74% dos inquiridos estão a manter ou a aumentar o seu investimento em tecnologias SD-WAN ou SD-Branch, enquanto apenas 20% estão a reduzir. 83% planeia manter ou aumentar o seu investimento em cloud-based networking, 74% em infraestrutura de campus switching e 81% em networking para data center. Também 35% dos inquiridos afirma planear o aumento do seu investimento em tecnologia de networking com base em IA, e outros 35% em edge computing.

Hábitos de consumo

Adicionalmente, este estudo revela que os decisores de IT estão também a mudar a forma como consomem tecnologias de networking, com uma transição mais forte que nunca do CapEx para OpEx, duplicando o seu investimento de modelos as-a-service flexíveis que lhes permitam dar resposta à imprevisibilidade e a rápidas mudanças. Apenas 8% dos inquiridos referiu que planava manter-se exclusivamente em investimentos CapEx, enquanto 55% planeiam explorar modelos de subscrição para hardware ou software, 53% manifestaram interesse em managed services e 30% em leasing.

O estudo sugere também que os decisores que relataram um maior impacto da pandemia são os mais abertos a modelos OpEx, devido à flexibilidade financeira que estes permitem. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Aruba

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.