2021-11-11

NEGÓCIOS

Advertorial

Continuidade de negócio. Preparado?

Pedro Pinto, Data Center Business Development Manager da Fujitsu, explica quais são as novidades no setor de armazenamento e na área de continuidade de negócio

Continuidade de negócio. Preparado?

Quais são as novidades do setor de armazenamento na área de continuidade de negócio?

Sem querer usar chavões de mercado, o mundo do IT tem uma estratégia e implementação híbrida. Os sistemas de armazenamento e respetivas plataformas de dados têm de disponibilizar a solução com níveis de serviço, flexibilidade de acesso e heterogeneidade de suporte muito superiores aos verificados há um par de anos. As novidades passam pelo tipo de interface requerido, pela flexibilidade de replicação de dados e pela capacidade de orquestração e automação. Um sistema de armazenamento requer a possibilidade de serem administrados através de interfaces de programação aplicacional de forma a permitir níveis de automação superiores, mas com TCO mais reduzidos.

Também importante é a capacidade de replicação entre sistemas produtivos para sistemas remotos, que se encontram on-premises ou em qualquer cloud pública ou privada. Esta capacidade de replicação e disponibilização de informação permite a continuidade de negócio sem a limitação física ou geográfica.

Quais são as soluções da Fujitsu nesta área?

A Fujitsu disponibiliza, através do seu portfólio de storage, soluções de para quaisquer exigências, nomeadamente os produtos da família Fujitsu ETERNUS, NetApp, Quantum, Qumulo, Commvault e Veritas.

Estas soluções contemplam os sistemas de armazenamento que permitem o alojamento no mais rápido suporte NVMe, SSD, discos mecânicos, tapes e até espaço disponibilizado em cloud, seja em hardware especializado seja através de software-defined storage. O mais importante é a capacidade de gerir o acesso e movimentação de dados entre cada um destes níveis de armazenamento, de forma a garantir o máximo nível de segurança e continuidade de negócio em caso de qualquer tipo de incidente.

É possível garantir o acesso contínuo à informação, mesmo que um servidor ou cluster perca a ligação ao seu armazenamento principal, pois a Fujitsu instala há já vários anos o conceito de Storage Cluster. Também permite a réplica de uma base de dados ou aplicação entre o site produtivo e um site remoto permitindo arrancar o ambiente no destino de forma automaticamente controlada. A Fujitsu disponibiliza diversos orquestradores que permitem o controlo das diversas cópias de dados e de forma segura. Estes permitem a simples gestão de réplica de uma máquina virtual e sua utilização no local destino, até à gestão de complexos ambientes SAP, onde uma instância está hoje em funcionamento no sistema principal no data center do cliente e amanhã é movida sem disrupção de serviço para uma arquitetura de outro service provider. Seja através de hardware, software ou serviços, a Fujitsu tem das mais completas ofertas para implementação de gestão de dados eficiente e por isso ocupa um lugar invejável na quota de mercado nacional.

Como é que a Fujitsu procura ajudar os Parceiros neste segmento?

Cada um dos nossos Parceiros tem áreas de conhecimento que advêm de experiências, certificações, histórico de posicionamento, etc., e que fazem com que acrescentem valor em determinados sectores de mercado. Ora, um dos nossos objetivos é identificar esses diferenciadores e garantir que cada entidade possa valorizar o conhecimento adquirido para que em conjunto possamos elevar a ajuda prestada aos nossos clientes.

Desenvolver competências nas soluções que nos propomos trabalhar conjuntamente é outra forma de ajudar os Parceiros, pois permite-lhes ter uma maior presença e participação nos projetos a implementar.

Na perspetiva da Fujitsu, como é que o Canal deve endereçar o mercado de continuidade de negócio?

Os integradores devem identificar os mercados ou empresas que são impactadas por qualquer quebra de serviço, hoje fácil, uma vez que raras são as empresas que se permitem funcionar sem acesso a pelo menos uma parte do seu maior asset – a informação.

Definidos esses clientes, devem procurar entender o máximo possível do seu negócio e como ajudar o cliente a usar o acesso à informação na definição de arquiteturas, estratégias a adotar, investimentos, etc.. A informação é fulcral na determinação da evolução dos negócios e orientar a estratégia de IT a esses dados é crítico para que os fornecedores de IT subam na cadeia de valor dos seus clientes. Conhecer os seus processos de negócio para ajustar a escolha das propostas de sistemas de armazenamento e gestão de informação é fundamental para conseguirmos despertar o interesse nas organizações.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Fujitsu

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