Camila Vidal em 2019-11-27

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

Blue Screen: uma história que se divide em oito setores e já chegou a dez países

OutSystems e Microsoft são as empresas Parceiras da Blue Screen, que tem sede física em Portugal, mas cujo negócio decorre em outros nove países. A história da empresa tem quase duas décadas

Blue Screen: uma história que se divide em oito setores e já chegou a dez países

A Blue Screen em números

Carlos Oliveira e Frederico Faria de Oliveira, Managing Partners da Blue Screen, revelam que 80% da faturação da empresa que lideram se refere ao negócio no estrangeiro. Sem sede física em mais nenhum país a não ser Portugal, os 17 colaboradores atendem remotamente clientes de outras regiões.

A Blue Screen é uma “empresa ágil” dedicada ao desenvolvimento de software, presente desde os Estados Unidos até à Europa. “Conta com uma equipa especializada que auxilia o cliente na implementação de soluções integradas”, explicam os responsáveis, e está presente em oito setores: Automóvel, Financeiro, Imobiliário, Jurídico, Saúde, Serviços, Transformação e Tecnológico.

Os sócios Carlos Vaz de Oliveira e Frederico Faria de Oliveira conheceram-se enquanto colegas da faculdade do curso de Engenharia de Informática, e em junho de 2000 avançaram com a constituição da Blue Screen – Soluções Informáticas, Lda.

Durante os primeiros anos de atividade da empresa, rapidamente se verificou que a capacidade de análise, tempo de resposta e qualidade das soluções técnicas proporcionadas pela Blue Screen se destacam face a outras empresas de idêntica dimensão e atividade”, dizem, e como pontos-chave “desta diferenciação” assinalam-se “o grau de inovação dos sistemas desenvolvidos e a sua capacidade de escalabilidade” - sendo que o sistema mais antigo da empresa tem 22 anos e continua em ativo.

Os projetos mais importantes

A realização de um projeto de I&DT, apoiado pelo QREN, permitiu o desenvolvimento do projeto XPressBSS, que apresenta hoje evidentes vantagens face a outras propostas do mercado e que transformou também a empresa – seja pela adoção de novas metodologias de trabalho, pela adoção de nova tecnologia low code, pela gestão de um produto interno”, referem os responsáveis, e este é considerado um dos projetos mais importantes do passado recente.

Já em março de 2015, afirmam, “uma multinacional do setor automóvel, líder do mercado europeu dos leilões automóveis, para a qual a Blue Screen já prestava serviços nos países do sul da Europa e Brasil, decide-se pela implementação do XPressBSS como sistema principal nos principais países onde atua”.

No ano seguinte, uma multinacional norte-americana selecionou a Blue Screen para ser o seu Parceiro “na implementação de sistemas baseados em low code, trabalhando em conjunto com a sua equipa interna sedeada na Suíça”.

Em 2017, “a empresa vê aprovado um projeto de internacionalização com o apoio financeiro da União Europeia ao abrigo do programa Portugal 2020. Com o projeto de internacionalização, a Blue Screen pretende reforçar a presença nos mercados externos onde atua, e espera aumentar o volume de vendas internacional”, sublinham Carlos Oliveira e Frederico Faria de Oliveira.

Em 2018, a implementação do XpressBSS servia sete mercados europeu “de atuação da multinacional” e, no mesmo ano, a Blue Screen entrava para o ranking Top 100 das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal.

Ainda este ano, “um dos maiores bancos de Portugal” decide-se pela implementação do LMS como sistema principal das suas áreas de Recuperação de Crédito, Gestão de Processos Judiciais e Contencioso de utilização partilhada com os escritórios de advogados.

Os responsáveis da BlueScreen acreditam que “todo o crescimento conseguido pela empresa, seja em número de clientes ou em volume de faturação, deve-se à referência dos clientes existentes (internos e externos) que, por estarem satisfeitos com os serviços prestados pela Blue Screen, indicam outros; ou apenas por abraçar novas oportunidades dentro de clientes já existentes”.

Os oito setores de atuação

A experiência no setor automóvel divide-se em três soluções: gestão de inventário automóvel; gestão de leilões; e inspeção e avaliação de automóveis (web e mobile). No setor financeiro, a Blue Screen oferece uma solução completa de contabilidade; um sistema de faturação certificado pela Autoridade Tributária; recuperação de crédito bancário; e implementação e manutenção de sistema em banco.

Já no setor imobiliário, a gestão imobiliária e o desenvolvimento de sistema de leilão de bens imóveis são permitidos pela empresa. O desenvolvimento de solução de gestão de processos jurídicos também entra no portfólio do Parceiro.

Na saúde, as clínicas de medicina dentária podem contar com a Blue Screen para a manutenção dos seus sistemas. No setor a que chamam Transformação, é oferecido o desenvolvimento de solução de gestão de laboratório. Finalmente, no setor tecnológico, a gestão de projetos e a gestão de lançamento de produtos também entram na experiência da empresa.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers
NEGÓCIOS

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.