Rui Damião em 2020-3-11

HARDWARE

Análise

Samsung apresenta a nova geração de smartphones dobráveis

Depois do Galaxy Fold, que representou a primeira geração de smartphones dobráveis, a Samsung apresentou o Galaxy Z Flip, a nova linha deste tipo de dispositivos. Nas lojas oficiais em Portugal, o smartphone esgotou em quatro dias

Samsung apresenta a nova geração de smartphones dobráveis

No mercado de smartphones, o ano de 2019 ficou marcado pela chegada dos smartphones dobráveis. A Samsung e a Huawei apresentaram os seus dispositivos de primeira geração que marcaram, também, as primeiras aventuras num mercado que promete vir a ser o futuro da indústria.

O Galaxy Fold foi o smartphone apresentado pela Samsung e enfrentou alguns problemas quando se preparava para chegar ao mercado; as unidades de teste distribuídas a vários jornalistas em todo o mundo apresentaram alguns problemas no ecrã. O percalço fez com que a Samsung adiasse o lançamento do dispositivo para o final do ano de modo a que pudesse fortalecer o produto.

Galaxy Z Flip

No início de fevereiro, a Samsung apresentou o Galaxy Z Flip que marca uma nova geração nos smartphones dobráveis. Mais parecido com o formato concha, o Galaxy Z Flip conta com um ecrã dobrável de 6,7 polegadas que, quando fechado, cabe na palma da mão. A Samsung explica que o smartphone foi desenhado com uma coluna articulada mais discreta e uma interface de utilização personalizada para oferecer aos utilizadores uma “nova forma de captar, partilhar e experienciar conteúdos”.

O smartphone da Samsung pode ser dobrado “até ao tamanho de uma carteira”. Quando assim é, o utilizador tem acesso à data, horas e estado da bateria num pequeno ecrã posicionado na parte exterior do equipamento. O utilizador também tem a oportunidade de receber notificações em tempo real para que seja possível atender chamadas sem que seja necessário abrir o dispositivo, ou responder a mensagens com um toque na notificação.

Ecrã

O Galaxy Z Flip é o primeiro smartphone dobrável com ecrã de vidro da Samsung. Quer isto dizer que o dispositivo combina o ecrã Infinity Flex com o vidro ultrafino (UTG) que possui propriedades dobráveis, tornando-o mais fino com uma aparência que ainda não foi vista num dispositivo dobrável.

O modo flexível, desenhado em conjunto entre a Samsung e a Google, é um mdo de utilização específico para dispositivos deste tipo. Quando o equipamento está aberto a 90 graus, o ecrã transforma-se automaticamente em dois ecrãs de quatro polegadas para que o utilizador possa ver facilmente imagens, conteúdos ou vídeos na parte superior dos ecrãs e controlá- los na parte de baixo dos mesmos.

Outro ponto importante no smartphone da Samsung são as janelas multiatividade. O utilizador poderá fazer várias atividades ao mesmo tempo em diferentes janelas com a funcionalidade Multi-Active Windows. Através da opção Multi-Window Tray, o utilizador pode arrastar e soltar a aplicação que pretende utilizar.

Esgotado em quatro dias

O dispositivo da Samsung chegou a mercado nacional no dia 21 de fevereiro, mas tornou-se num sucesso quase imediato.

Quatro dias depois apenas, no dia 25 de fevereiro, a Samsung anunciou que o smartphone esgotou nas lojas online e físicas da marca Samsung em Portugal. Antes, o dispositivo também tinha esgotado noutros mercados, como os Estados Unidos da América, Espanha, França e Suíça. Entretanto, o smartphone já voltou a estar disponível nas lojas nacionais da marca. O Samsung Galaxy Z Flip está disponível com um preço de venda ao público recomendado de 1.529,90 euros.

Galaxy S20

No mesmo evento de apresentação do Galaxy Z Flip, a Samsung apresentou o seu principal topo de gama, o Galaxy S20.

Os novos topos de gama da Samsung apresentam uma nova arquitetura de câmara que combina inteligência artificial com o maior sensor de imagem para smartphones desenvolvido pela Samsung até ao momento (Galaxy S20 Ultra) e que garante uma qualidade de imagem superior. Como forma de acompanhar a nova geração de conectividade, todos os equipamentos da linha Galaxy S20 possuem a tecnologia 5G mais recente.

A par da câmara, os Galaxy S20 vêm melhorar a experiência de utilização e torná-la mais simples – seja para desfrutar de música, para visualizar conteúdos audiovisuais ou, ainda, para jogar em modo console-style quando e onde o utilizador quiser.

A linha Galaxy S foi atualizada com os dispositivos Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra 5G e os preços começam nos 929 euros. Os smartphones chegam às lojas nacionais durante o mês de março.

ARTIGOS RELACIONADOS

Samsung começa produção massiva de DRAM móvel de 16GB
HARDWARE

Samsung começa produção massiva de DRAM móvel de 16GB

LER MAIS

Samsung Electronics nomeia diretor não executivo para chairman
NEGÓCIOS

Samsung Electronics nomeia diretor não executivo para chairman

LER MAIS

Samsung apresenta novidades de Display no ISE 2020
EVENTOS

Samsung apresenta novidades de Display no ISE 2020

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1
HARDWARE

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1

LER MAIS

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes
HARDWARE

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.