2018-11-21

EVENTOS

SAP celebra 25 anos com estratégia focada na inovação tecnológica

A SAP celebrou 25 anos no mercado português e reforçou o seu compromisso com a inovação tecnológica, num encontro com a imprensa onde a software house abriu as portas do seu Customer Experience Center e demonstrou algumas das suas soluções dedicadas às empresas do futuro

Ao longo destes 25 anos, a SAP Portugal tem acompanhado as organizações portuguesas na sua modernização e internacionalização e está atualmente a impulsionar a sua transformação digital. A SAP conta com mais de 5.600 empresas utilizadoras das suas soluções em Portugal, que fazem parte de setores tão diversos como Serviços (32%), Distribuição & Consumo (30%), Energia & Recursos Naturais (15%), Indústria Transformadora (10%), Setor Público (5%) ou Serviços Financeiros (5%). Entre os clientes da SAP, 70% pertence ao segmento das Pequenas e Médias Empresas e estão incluídas 93 das 100 maiores organizações Portuguesas (Exame 500 Maiores & Melhores, 2017) ou 17 das 18 empresas do PSI-20.

"A inovação é muito importante para a SAP", revelou Luís Urmal Carrasqueira, diretor-geral da SAP Portugal, que revelou à imprensa presente a trajetória de crescimento que a empresa tem vindo a percorrer aos longo de mais de uma década no mercado português. Dos 25 anos no mercado, foram os últimos 10 os mais significativos para a SAP, que conseguiu evoluir a sua oferta além do tradicional ERP, com a SAP Hana, que conta hoje com mais de 200 clientes, para conseguir responder às crescentes necessidades das empresas.

Esta plataforma trouxe diversos benefícios, como a velocidade de processamento e a simplificação do modelo de dados das várias soluções de negócio, mas a mais relevante e determinante foi a capacidade para suportar tanto as funcionalidades transacionais de registo da atividade diária, como as analíticas de suporte à decisão, numa mesma plataforma. Até então estas duas áreas obrigavam à existência de sistemas diferentes, com estruturas de dados diferentes e sincronização periódica, não permitindo a análise de negócio em tempo real como acontece atualmente com a SAP HANA. A SAP adaptou e redesenhou a sua oferta para aproveitar todo o potencial da SAP HANA, que se tornou na plataforma de referência para a digitalização das empresas de qualquer dimensão e setor.

Outro aspeto que se destaca na recente oferta da SAP é a cloud. O negócio de cloud da SAP está em rápida expansão, apresentando um crescimento muito sólido ao nível das receitas de software em Portugal e aproximando-se dos 30% em termos de vendas de novas soluções. A SAP conta, a nível mundial, com mais de 170 milhões de subscritores e dispõe do mais amplo portfólio na cloud: mais de 100 soluções disponíveis para todas as linhas de negócio.

Esta transformação produziu-se por meio da sua própria inovação e por meio de aquisições de empresas. Ao longo da última década a SAP fez várias aquisições, entre elas a da Business Objects (2007), Sybase (2010), SuccessFactors (2011), Ariba (2012), Hybris (2013), Fieldglass (2014), Concur (2014), Gigya (2017) e a intenção de compra da Qualtrics Inc (em novembro de 2018).

Este investimento no mercado vale, ao dia de hoje, à SAP, mais três mil Parceiros e uma equipa superior a 400 pessoas. Neste número, estão incluídos os recursos da subsidiária nacional e portugueses com funções internacionais, assim como toda a equipa do Centro Internacional de Serviços, que conta com 260 pessoas à data de hoje.

Inaugurado em junho de 2012, o Centro Internacional De Serviços acelerou significativamente a entrega de valor para os clientes da SAP. Esta estrutura é um importante investimento de longo prazo da SAP, que com este consegue criar emprego qualificado em Portugal, e dedica-se à exportação de serviços geradores de valor para os clientes da SAP na Europa, Médio Oriente e África. São entregues, a partir de Portugal, serviços de consultoria e implementação de soluções SAP, de forma acelerada e remota, em áreas críticas para o crescimento do negócio dos nossos clientes, como a mobilidade empresarial, a analítica preditiva, cloud computing, tecnologia de processamento em memória, customer experience, big data e IoT.

Focando os dados que revelam o bom desempenho da empresa em Portugal, Luís Urmal Carrasqueira reportou que “a SAP está a viver um dos melhores momentos da sua história em Portugal". "Temos consecutivamente crescido acima do setor e em 2017 não só quase que duplicámos a faturação de há 10 anos, como mais que triplicámos o número de colaboradores em Portugal”, afirmou.

Ao observar a necessidade de eficiência e produtividade das empresas, em paralelo com a crescente exigência dos consumidores e colaboradores por soluções inovadoras e melhores experiências, a SAP apresentou este ano o conceito da “empresa inteligente”. A SAP pretende que qualquer sistema empresarial seja capaz de priorizar as diferentes tarefas, de fazer recomendações sobre como resolver os problemas, de lidar com tarefas simples e repetitivas de forma automatizada e, ainda, que seja capaz de descobrir padrões e permitir um nível de conhecimento tão profundo que nos ajude a tomar, no momento certo, as melhores decisões.

Com o objetivo de criar um ecossistema de inovação entre a empresa, universidades e clientes e, sucessivamente, "ajudar a economia do País a crescer", afiançou Luís Urmal Carrasqueira, a SAP criou o programa Next-Gen.

No âmbito do SAP Next-Gen Lab, a empresa tem vindo a estabelecer em Portugal protocolos com instituições académicas, nomeadamente com a Universidade Nova IMS - Information Management School, o Instituto Politécnico de Tomar e a Universidade do Minho. Estes visam a criação de competências em soluções fundamentais à gestão de informação empresarial e responder às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e abrangente.

Prioridades para 2019

A SAP Portugal irá manter a sua total orientação para o cliente, ajudando as empresas portuguesas a inovarem e a serem mais produtivas. O compromisso de disponibilizar uma oferta abrangente de soluções pretende permitir que as organizações encontrem os recursos necessários para projetos de inovação, que criem valor para os seus clientes finais e colaboradores e que, ao mesmo tempo, as tornem mais fortes e competitivas.

Recomendado pelos leitores

HPE e Arrow apresentam novidades para o Canal
EVENTOS

HPE e Arrow apresentam novidades para o Canal

LER MAIS

“Entendemos ser muito importante criar um palco para se debater os temas de maior interesse em torno do data science”
EVENTOS

“Entendemos ser muito importante criar um palco para se debater os temas de maior interesse em torno do data science”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.