2022-11-09

EVENTOS

Dell Technologies Forum: “a diferença na inovação está no centro das pessoas”

Isabel Reis, General Manager Dell Technologies Portugal, apresentou as conclusões de um estudo realizado para a EMEA sobre o lugar das pessoas no processo de transformação digital numa empresa. Marc O'Regan, CTO da Dell Technologies EMEA foi responsável pelo keynote “Helping you innovate your breakthrough”

Dell Technologies Forum: “a diferença na inovação está no centro das pessoas”

O Dell Technologies Forum voltou a juntar esta terça-feira, no Centro de Congressos do Estoril, centenas de pessoas para um dia de conversas sobre inovação, implementação de estratégias e tecnologias que vão ao encontro das novas formas de trabalho.

A abertura do dia esteve a cargo de Isabel Reis, General Manager Dell Technologies Portugal, que começou por destacar a importância dos Parceiros e do regresso à presença física do evento, que decorreu de forma digital nos últimos dois anos.

Para Gabriel Coimbra, vice presidente e Country Manager da IDC Portugal, a pandemia veio provar que o IT é fundamental nas organizações. “Nós na IDC acreditamos que entrámos num novo paradigma”, sublinhou, recordando que o “IT é crítico para as organizações”.

As pessoas no centro da transformação digital

De acordo com um estudo realizado pela Dell Technologies para a EMEA – Europa, Médio Oriente e África - sobre o papel da tecnologia na capacidade de inovação das organizações, tendo em conta as pessoas no processo de transformação digital, que está já a acontecer.

“A diferença na inovação está no centro das pessoas”, começou por afirmar Isabel Reis, que apresentou de seguida várias conclusões sobre o estudo, nomeadamente a falta de inovação nas empresas: 60% dos inquiridos entendem que as culturas organizacionais restringem a capacidade criativa dos colaboradores. Por outro lado, 52% dos inquiridos sentem que podem ficar para trás por não terem a tecnologia de trabalho suficiente que os faça mudar para um modelo de trabalho hiper distribuído.

Outro dos aspetos destacados como uma prioridade na agenda das empresas e organizações prende-se com o aumento exponencial do negócio de ciberataques, responsáveis muitas vezes pela criação de danos no negócio e na própria imagem da companhia alvo.

De acordo com dados da IDC, dois terços das organizações não tem ainda um modelo de trabalho futuro, o que coloca dúvidas sobre qual o modelo correto.

“Hoje não se trata de mudar tudo para a cloud, trata-se de gerir os sistemas de workload e se calhar ter uma Cloud Híbrida”, defendeu a General Manager da Dell Technologies.

O estudo em causa definiu três pilares fundamentais para as empresas criarem um ambiente orientado às pessoas: a conetividade, a produtividade e a empatia.

Neste âmbito, e face ao posicionamento do trabalho híbrido nos dias hoje, Isabel Reis acredita que é “preciso que a tecnologia suporte mais ainda estes novos modelos de trabalho”

Entre os inquiridos, só 37% considera que tem um trabalho mentalmente estimulante. Para Isabel, “só é possível fazer retenção de talento se criarmos uma experiência de utilizador que faça criar um sentido de propósito e um sentido de pertença dessas pessoas à companhia onde trabalham”, sendo a tecnologia “fundamental na criação dessa experiência” e na mudança de paradigma.

A primeira parte do evento ficou igualmente marcada pelo keynote de Marc O'Regan, CTO da Dell Technologies EMEA.

Com o mote “Helping you innovate your breakthrough”, o CTO da Dell Technologies para a EMEA trouxe alguns insights sobre como é que a Dell está a ajudar os clientes a inovar, quer para os desafios do presente, quer para os desafios que se avizinham. 

Para Marc, a AI & Analytics, o edge computing e a segurança serão as áreas chave identificadas como oportunidades de inovação para a Dell Technologies nos próximos cinco anos.

Pessoas, um fator diferenciador

Dos três pilares fundamentais, o terceiro – a empatia – é aquele que a General Manager da Dell Technologies destaca como o mais importante para alcançar uma cultura organizacional orientada às pessoas. 83% das pessoas inquiridas considera que os líderes ignoram os seus pontos de vista quando são diferentes daqueles assumidos pela gestão. Esta questão, defendeu Isabel Reis, é uma ignição que leva o colaborador a afastar-se da empresa e a própria organização a encontrar entraves à retenção de talento.

O papel da segurança na transformação digital

Rui Ferreira, Head of TECH IT Timwe, Tiago Soares, Diretor de Technology and Security da Brisa e Frederico Barros Lopes, Diretor de IT e Inovação das Águas de Portugal juntaram-se a Isabel Reis e Gabriel Coimbra para um painel sobre cibersegurança e de que forma é que a transformação digital pode ocorrer nas organizações sem perder de vista a segurança e a criação de confiança no seu ecossistema de Fornecedores, Parceiros e Clientes.

Numa altura em que o número de ataques está a aumentar, as empresas estão a começar a preparar-se para esta ameaça real. “Sem um governance que governe, é impossível perceber como é que vamos ser atacados. A tecnologia ajuda muito, mas as pessoas são o centro”, defendeu Rui Ferreira, que admite: “o bom senso não se ensina”. “O ataque às pessoas é o ponto mais fácil de entrada, mas nós não descuramos a tecnologia”, acrescentou Tiago Soares, que acredita que “a tecnologia é o mais fácil de proteger”.

Algumas empresas estão já a investir em formação e mais investimento na área de segurança até porque para Frederico Barros Lopes, “não há transição digital se não for feita de forma segura”.

Na sua intervenção, a General Manager da Dell Technologies recordou que “não há empresas invioláveis” e que, por isso, as empresas devem preparar-se para “a eventualidade de um ataque”, nomeadamente com ferramentas de software – que registem comportamentos menos habituais – e a melhor tecnologia, algo que está já a acontecer na Dell Technologies.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dell Technologies Fórum 2022 abre discussão sobre inovação, estratégia e segurança
EVENTOS

Dell Technologies Fórum 2022 abre discussão sobre inovação, estratégia e segurança

LER MAIS

Dell apresenta plataforma para ajudar a transformar o Edge
SERVIÇOS

Dell apresenta plataforma para ajudar a transformar o Edge

LER MAIS

Dell Technologies cria equipa transversal focada no Parceiro
NEGÓCIOS

Dell Technologies cria equipa transversal focada no Parceiro

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.