2020-2-12

EVENTOS

Em atualização - 20h30

Cancelado o Mobile World Congress

O Mobile World Congress, o maior evento de tecnologia na Europa, foi cancelado depois de uma onda de desistências face as crescentes preocupações com o Coronavírus

Face à onda de desistências de grandes expositores e apesar do apoio das autoridades locais catalãs, a organização do Mobile World Congress decidiu, depois de uma tarde de quarta-feira atribulada, pelo cancelamento da edição deste ano do maior evento de tecnologia na Europa.

Na tarde desta quarta-feira a informação foi muito confusa e, mesmo durante a reunião de emergência da GSMA (organizadora do evento), sairam comunicados contraditórios num aparente desnorte sobre qual a atitude a tomar, face à gravidade das indemnizações que essa decisão pode vir a causar e ao facto que a própria associação GSM tinha neste evento a consagração do 5G.

Por outro lado, a pressão tanto das autoridades da Catalunha como do governo central de Espanha fizeram-se sentir todo o dia para que o evento não fosse cancelado.

O ministro espanhol da saúde, Salvador Illa, acabou por vir a terreiro tranquilizar a população e, demarcando-se da decisão tomada pela associação GSM, afirmar que não existem nos critérios de saúde pública motivos para alterar o estado de preparação e os procedimentos existentes no país.

Espanha tem até ao momento dois casos confirmados de COVID-19 (Coronavírus), ambos associados a viagens ao Oriente.
O MWC é o evento de tecnologia no ocidente com mais visitantes e expositores orientais.

A notícia do cancelamento foi adiantada primeiro por vários orgãos de comunicação espanhóis, tendo sido posteriormente confirmada pela GSMA no site do Mobile World Congress.

No comunicado, a organização refere que "desde a primeira edição do Mobile World Congress em Barcelona, em 2006, que a GSMA reuniu a indústria, governos, ministros, formuladores de políticas, operadores e líderes da indústria em todo o ecossistema. Com o devido respeito ao ambiente seguro e saudável de Barcelona e do país anfitrião, hoje a GSMA cancelou o MWC Barcelona 2020 porque a preocupação global com o surto de coronavírus, a preocupação com viagens e outras circunstâncias, impossibilita a realização do evento".

A GSMA acrescenta que "a cidade anfitriã respeita e compreende esta decisão", para além de que todas as partes vão "continuar a trabalhar em uníssono e a apoiar-se mutuamente no MWC Barcelona 2021 e em edições futuras".

Este cancelamento é tambem um golpe para a organização do consórcio GSM que financia muitas das suas atividades através dos lucros gerados no MWC.
Também a cidade de Barcelona vê uma fonte de receita fugir: estima-se que a edição de 2019 tenha gerado 470 milhões de euros para os negócios da cidade durante o evento.

Jusitas consultados pelo jornal El Pais, opinam que o nível de indemenizações as quais a organização tem de fazer face, vai depender da forma como os tribunais vão aceitar o argumento de "motivos de força maior".

Mobile World Congress deveria abrir portas na capital catalã no dia 24 deste mês e eram inicialmente esperados mais de cem mil visitantes provenientes de 200 países  e duas mil empresas e organizações com todos os holofotes em cima do 5G.

 

Atualização às 20h30 do dia 12 de fevereiro: Depois do site do Mobile World Congress ter confirmado o cancelamento do evento.

Recomendado pelos leitores

PHC digitaliza evento Open Minds por causa do Coronavírus
EVENTOS

PHC digitaliza evento Open Minds por causa do Coronavírus

LER MAIS

O impacto do COVID-19 na economia e organizações portuguesas
EVENTOS

O impacto do COVID-19 na economia e organizações portuguesas

LER MAIS

PHC Open Minds 2020 dedicado aos novos desafios de negócios
EVENTOS

PHC Open Minds 2020 dedicado aos novos desafios de negócios

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 65 MARÇO 2020

IT CHANNEL Nº 65 MARÇO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.