2018-11-30

EVENTOS

Alibaba desafia empresas portuguesas a aproveitar oportunidades de negócio na China

O Alibaba Group realizou a sua primeira Conferência oficial em Portugal, “A Porta de Entrada para as Empresas Portuguesas na China: E-Commerce, Tecnologia e Inovação”, em Lisboa, evento que contou com mais de 300 representantes de empresas, marcas e negócios nacionais de vários setores de atividade.

Em 2018, a taxa de penetração da Internet na China atingiu os 57,7%, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 800 milhões relativos ao número de utilizadores da Internet e cimentando o posicionamento deste país como a maior comunidade online do mundo. No entanto, a China moderna não é apenas grande em números: está a mudar de um perfil “Made in” para um “Created and consumed in”, com uma classe média em expansão que impulsiona o boom de consumo e cria novas oportunidades para retalhistas e empresas de bens de consumo globais.

Do comércio às viagens, dos smart payments e serviços de cloud, os executivos seniores do Alibaba Group conseguem fornecer uma visão geral do ecossistema da empresa e das diversas unidades de negócios, destacando a forma como o Alibaba se associa a marcas internacionais e as ajuda a identificar a melhor maneira de abordar um mercado promissor e complexo, como a China.

As empresas presentes na conferência têm, ainda, a oportunidade de ouvir e partilhar experiências diretamente com personalidades de empresas que já colaboram com o Tmall, o marketplace do Alibaba para o mercado B2C, como Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Delta Cafés e Frederico Pulido, diretor de E-commerce da Parfois.

Rodrigo Cipriani Foresio, Diretor Geral do Alibaba para Itália, Espanha, Portugal e Grécia, comenta: “Estamos entusiasmados por finalmente termos a oportunidade de nos encontrarmos com as empresas e empresários Portugueses e debatermos todas as oportunidades de negociação com a China e de ‘engagement’ com os consumidores chineses e turistas. O Alibaba é o parceiro de confiança escolhido por milhares de marcas em todo o mundo e o nosso ecossistema foi concebido especificamente para os ajudar a construir e consolidar a sua marca na China. Estamos já, inclusive, a trabalhar com algumas das mais bem-sucedidas empresas portuguesas no mercado, como a Parfois, CR7 underwear, Mistolin, Delta Cafés, Prozis, Cutipol e Renova, e estamos ansiosos por poder levar à China ainda mais marcas “made in Portugal” de excelência”.

“Acreditamos que o crescimento do E-Commerce será uma das principais tendências que marcarão os próximos anos e deverá ser encarada como a prioridade para as empresas que pretendem destacar os seus produtos, especialmente as PME. Mais do que como alternativa ao comércio tradicional, o e-commerce deve ser encarado como uma evolução necessária para as empresas,” refere Luís Castro Henriques, Chairman & CEO da AICEP. “Por esta razão, a AICEP lançou recentemente novas iniciativas, para apoiar e capacitar as empresas a exportarem online, incluindo esta parceria importante com o Alibaba. O Alibaba Group é um parceiro experiente que irá trazer, sem dúvida, diversas oportunidades de negócio. Com esta cooperação, esperamos promover mais a internacionalização das empresas portuguesas e, consequentemente, contribuir para o aumento das exportações em Portugal".

João Nuno Palma, Vice-presidente Executivo do Millennium bcp, acrescenta: “Estamos honrados de sermos copatrocinadores deste importante primeiro encontro do Alibaba com algumas das principais empresas e personalidades de Portugal. Este fórum é uma excelente montra para uma das plataformas tecnológicas mais revolucionárias do mundo, que não só expandirão o alcance e a visibilidade das marcas portuguesas, mas também abrirão o caminho para entrar na China, um dos mercados mais dinâmicos do mundo, tendo o Millennium BCP como parceiro financeiro em soluções que vão desde o financiamento, ao comércio, até aos pagamentos digitais. Como o principal Banco em Portugal, estamos focados em fortalecer a nossa proximidade e relacionamento com empresas de todas as dimensões e setores, e esta conferência é uma excelente forma de ajudar estas a que possam tirar melhor partido das oportunidades disponíveis na China".

Recomendado pelos leitores

PHC desmistifica desenvolvimento de software
EVENTOS

PHC desmistifica desenvolvimento de software

LER MAIS

Sage Sessions 2018: Parceiros são principal alavanca do negócio
EVENTOS

Sage Sessions 2018: Parceiros são principal alavanca do negócio

LER MAIS

Primavera aposta na logística
EVENTOS

Primavera aposta na logística

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 53 Dezembro 2018

IT CHANNEL Nº 53 Dezembro 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.