Jorge Bento em 2020-10-13

EVENTOS

Análise

2021: o grande ano do Canal IT

Até setembro, o Canal europeu cresceu 4% e a Canalys prevê para 2021 o melhor ano de sempre para os Parceiros de tecnologia com um crescimento entre 5% a 10%

Terminou no dia 9 de outubro o mais importante evento de Canal da Europa, o Canalys EMEA Fórum, do qual o IT Channel foi Exclusive Media Partner, este ano em formato totalmente virtual.

A Canalys é sempre o aguardado momento do ano para conhecer o que os líderes da indústria têm planeado para os seus Parceiros, e sobre este tema daremos total cobertura na edição do IT Channel de novembro.

Mas é também o momento para conhecer os dados e indicadores do Canal europeu, assim como as previsões para o ano seguinte.

O Canal teve uma "boa pandemia"

Dados acumulados até setembro na EMEA revelam que, no global, o Canal cresceu 4% mesmo com a economia europeia a contrair uns históricos -9%, mas a performance foi muito assimétrica ao longo da tipologia de clientes, dimensão das contas, dimensão dos Parceiros, verticais e segmentos tecnológicos.

A bola de cristal 2021

Para entender as projecções otimistas da Canalys para 2021, que apontam para um crescimento de 5% a 10%, é preciso primeiro conhecer os seus pressupostos; a resolução da pandemia durante o primeiro semestre, o retomar de investimentos atrasados nas PME, mas sobretudo o facto de a pandemia criar disrupções irreversíveis na sociedade e no modo como governos, empresas e cidadãos se relacionam com a tecnologia.

Para os analistas da Canalys, e mesmo para a generalidade dos vendors que foram keynote durante o evento, o panorama de negócios mudou para sempre, independentemente da resolução da questão sanitária.

Podemos resumir o conjunto de intervenções num denominador comum: a crise da centralidade não é conjuntural, mas sim estrutural; no comércio, nos escritórios e mesmo nas próprias cidades.

Com esta mudança social tão profunda, a transformação dos governos e das empresas na forma como endereçam a sua relação digital com a comunidade, com clientes, Parceiros e os seus próprios colaboradores mudou e agora é preciso encontrar soluções sustentáveis e duradoras para as quais os Parceiros de Canal têm um papel fundamental.

Da transformação emergencial e apressada passamos para a consolidação, para o aprimoramento das questões de cibersegurança, da infraestrutura on-premises, das cloud privadas e híbridas, da qualidade das redes de acesso nas áreas wireless e switching e numa infinidade de outras tecnologias e competências que só os Parceiros podem endereçar a este novo mercado. 

 

Na edição de novembro leia a cobertura Canalys dos eventos da Lenovo, VMware, dos keynotes da HPE, Dell e Nutanix e ainda a apresentação da Esprinet

Recomendado pelos leitores

IDC Directions aborda a criação de valor numa economia cada vez mais digital
EVENTOS

IDC Directions aborda a criação de valor numa economia cada vez mais digital

LER MAIS

Mais de metade do negócio da Microsoft Portugal chega de serviços cloud
EVENTOS

Mais de metade do negócio da Microsoft Portugal chega de serviços cloud

LER MAIS

IDC Directions 2020: “o digital é by default”
EVENTOS

IDC Directions 2020: “o digital é by default”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 71 OUTUBRO 2020

IT CHANNEL Nº 71 OUTUBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.