Maria Beatriz Fernandes em 2021-9-20

A FUNDO

Análise

Windows 11: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

A atualização do sistema operativo da Microsoft foi desenvolvida a pensar nos desafios da nova era digital e introduz oportunidades para os distribuidores, revendedores e Parceiros inovarem, crescerem os seus negócios e desenvolverem projetos de transformação digital

Windows 11: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

A Microsoft começou a desenvolver o primeiro sistema operativo em 1981. Agora, a gigante tecnológica de Redmond introduz o Windows 11, que impera pelos princípios do mundo contemporâneo digital – colaboração, proximidade, agilidade e segurança. “Confiamos mais do que nunca na tecnologia para nos conectarmos, trabalhar, aprender, criar e jogar”, explica Paula Fernandes, Diretora de Colaboração e Produtividade na Microsoft Portugal, e “o Windows 11 é o local para pensar, expressar e criar de forma natural”.

A atualização do Windows é um marco da mudança dos tempos e, como tal, das novas necessidades e expectativas das empresas, estudantes, gamers e consumidores, altamente moldadas pela pandemia da COVID-19. Como tal, a cada nova versão do Windows são criadas oportunidades para os Parceiros fornecerem novos dispositivos, soluções e experiências.

No novo sistema operativo, o espaço de trabalho mutável com ambientes colaborativos seguros e as novas tecnologias aliam-se a uma consciencialização para um universo além PC, atentando para múltiplos ecrãs, tablets e tecnologias Xbox, com um feel mais ágil, minimalista e moderno.

As atualizações do Sistema Operativo (SO) vão ser 40% mais pequenas e acontecem em segundo plano. O novo SO foi pensado para quem utiliza PC em conjunto com um monitor externo, reorganizando as janelas consoante a disposição personalizada do utilizador, que vai poder ter vários ambientes de trabalho e fundos.

O 11 vai ter um menu de Iniciar renovado, uma interface simplificada, maior integração e novas experiências com o Microsoft Teams. O Teams vai ser integrado de origem no Windows 11, com abertura facilitada a partir do botão central Iniciar. Contém funcionalidades que permitem fazer mute e unmute através da barra de tarefas, partilhar janelas ou alternar projetos com múltiplos desktops. O Snap Layouts e o Snap Groups permitem executar várias aplicações em simultâneo e de forma visível, simplificando a organização da informação em multitarefas.

Contudo, segundo Francisco Teixeira, Partner Technology Manager da Microsoft Portugal, “mantém-se a simplicidade e facilidade do sistema anterior”, pelo que a transição deverá ser “um processo familiar para os utilizadores empresariais”. Apesar do 11 estar disponível através de uma atualização, o dispositivo tem de cumprir “as especificações mínimas de hardware”, conta Paula Fernandes, como o chip TPM 2.0 para proteção e encriptação de dados, assegurando Hardware-Based Isolation, Secure Boot e Hypervisor Code Integrity.

Todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas ‘oportunidades’

“A comunidade de Parceiros Microsoft está no centro do posicionamento da empresa no mercado”, afirma Teixeira, e com o Windows 11 os distribuidores, revendedores e Parceiros de serviços têm oportunidades escaláveis de “inovar, crescer os seus negócios e entregar projetos de transformação digital”. Para amplificar as experiências do SO, os Parceiros Independent Software Vendors (ISV) “também terão um papel fundamental” no desenvolvimento de “aplicações e soluções cloud” e edge, e na disponibilização de uma nova plataforma para poderem desenvolver, lançar e vender aplicações.

Além disso, também os integradores de sistema e Parceiros têm um papel essencial a desempenhar, podendo aconselhar “os clientes sobre o valor da migração para a nova versão, fornecendo serviços de deployment, gestão de desktops, configuração de dispositivos e suporte”. Os integradores vão ter controlo para aprovar, agendar e monitorizar os conteúdos do Windows Update, incluindo atualizações de segurança, drivers e firmware. Por fim, com o Windows 11 e o Microsoft 365, os Parceiros podem fornecer serviços de identidade e segurança de zero trust.

Como Paula Fernandes afirma, “a segurança nunca foi tão importante” e apesar das mudanças de design e feel do Windows serem mais notórias, as atualizações de segurança, menos visíveis, destacam-se. O Windows 11 faz uma abordagem de segurança zero trust a todos os “aspetos críticos das organizações”, com “novos requisitos de segurança incorporados” que permitem “proteção desde o chip até à cloud”.

O utilizador pode criar uma conta sem palavras- passe, recorrendo à biometria e às tecnologias do Windows Hello. O núcleo da segurança está no chip, separado da CPU, na TPM. Paula Fernandes remata que mais dispositivos Windows 11 terão funcionalidades de segurança críticas, como segurança baseada em virtualização e integridade da memória ativada por padrão, uma combinação que a Diretora de Colaboração e Produtividade diz demonstrar “grande eficácia na redução de malware”.

Para usufruir da segurança avançada do SO, os utilizadores devem adotar hardware Windows 11-ready, pelo que todos os sistemas certificados do novo SO deverão ter um chip TPM 2.0.

Para dar os primeiros passos no Windows 11, a Microsoft disponibiliza o Windows Insider Program. Paula Fernandes afirma que o feedback “tem sido de grande entusiasmo, barómetro para aquela que é a expectativa de resposta quando entrar em disponibilidade geral”. O upgrade fica disponível a 5 de outubro de 2021 e o suporte para o Windows 10 termina a 14 de outubro de 2025, e não há informações de continuidade extra paga, à semelhança do que aconteceu no passado com alguns sistemas operativos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Atualização para Windows 11 já tem data de lançamento
SOFTWARE

Atualização para Windows 11 já tem data de lançamento

LER MAIS

Windows 11 coloca segurança no topo da pirâmide
SOFTWARE

Windows 11 coloca segurança no topo da pirâmide

LER MAIS

Microsoft apresenta Windows 11
SOFTWARE

Microsoft apresenta Windows 11

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.