2015-3-18

SOFTWARE

Windows 10 terá autenticação biométrica

A funcionalidade chama-se Hello e estará incluída nos dispositivos Windows 10 que começam a ser comercializados no próximo outono, aquando do lançamento do novo sistema operativo. A tecnologia recorre a reconhecimento de impressão digital e da íris no lugar de passwords.

Windows 10 terá autenticação biométrica

Da ficção científica para a realidade. Assim promete ser a autenticação biométrica que a Microsoft está a desenvolver para o Windows 10, com reconhecimento de rosto, íris ou impressão digital. A nova funcionalidade foi apresentada numa conferência na China e parece que a empresa de Redmond tem grandes planos.

A plataforma é baseada numa nova API, com o nome de código “Passport”, que permitirá aos gestores de TI das empresas, aos developers e aos administradores de websites definirem alternativas mais seguras às passwords. A APIs Passport funcionarão com o Diretório Azure Active.
Durante o processo de autenticação, as passwords não “viajam” via Wi-Fi ou são guardadas em servidores remotos, o que permite eliminar, logo à partida, as duas principais vulnerabilidades associados à segurança das passwords. Ao que tudo indica a assinatura biométrica é guardada localmente no dispositivo e nunca transmitida à rede.

Segundo o que a Microsoft avançou (não muito), o Hello utilizará informação biométrica mais o próprio dispositivo como chaves para desbloquear o equipamento, aplicações, dados e até serviços online. Isto deverá significar um processo de inscrição inicial obrigatório, que permitirá que o dispositivo funcione como um elemento do processo de autenticação.

A Microsoft garante que o Windows Hello oferecerá segurança de nível empresarial que pode ser usada por agências governamentais e corporações que lidem com informação crítica, como no setor da saúde, por exemplo.

A tecnologia recorrerá a uma combinação de hardware e software que a Microsoft classifica de “especial” para verificar a identidade do utilizador e despistar se não se trata de alguém a tentar fazer-se passar por determinada pessoa. Para tal incluirá tecnologia de infravermelhos para reconhecimento do rosto e da íris.

A nova funcionalidade será expedida com os novos dispositivos Windows 10 comercializados no final do próximo outono. A empresa refere que os sistemas OEM que incorporem câmeras 3D Intel RealSense também suportarão o reconhecimento biométrico do Hello, incluindo sign-in automático no Windows e a possibilidade de desbloquear a Passport sem PIN. Dispositivos que já disponham de sensor de impressão digital conseguirão também desbloquerar o dispositivo com esta nova funcionalidade.

Veja o vídeo onde a Microsoft dá a conhecer melhor o Hello

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.