2015-7-30

SOFTWARE

Windows 10 - Dez perguntas e respostas

Um Q&A para as dúvidas iniciais sobre a decisão de adotar o novo sistema operativo e entrar num novo modelo de relacionamento com o seu computador, e com a Microsoft...

Windows 10 - Dez perguntas e respostas

O IT Channel publica na edição de setembro uma análise completa sobre o Windows 10, para que fique a saber tudo o que realmente importa sobre o novo OS.

Antes, e porque o novo sistema operativo tem apenas um dia de vida, damos dez respostas a dez das dúvidas mais comuns.

1-O que traz de novo o Windows 10?
O regresso do menu “Iniciar” é talvez a mais evidente (e também a que era mais solicitada).
Por outro lado, o Windows 10 assume automaticamente o modo tablet quando se desativa o teclado de um dispositivo dois-em-um, por exemplo. Ou seja, o novo sistema operativo sabe quando estamos a interagir através de um rato ou teclado, adaptando-se ao modo de utilização para proporcionar uma melhor experiência. Esta capacidade, que a Microsoft apelida de “Continuum”, é uma das grandes inovações, ao permitir uma utilização seamless do novo sistema operativo em todo o tipo de dispositivos.

A Cortana, assistente pessoal virtual, é uma das maiores novidades. Mais do que receber ordens, a Cortana permite criar e emitir alertas, respondendo a comandos de voz. Mas teremos de esperar até que esteja disponível em português.
Outra novidade é a chegada do novo browser de Internet, o Edge, que tem agora integração com as demais aplicações. É possível, através de uma caneta touch, fazer anotações numa página web, por exemplo, e enviá-la diretamente por e-mail para um contacto.

Uma funcionalidade particularmente útil em contexto BYOD é a possibilidade de criar vários desktops. Permite a um utilizador ter vários ambientes de trabalho, possibilitando que tenha um conjunto de aplicações abertas e que navegue entre desktops, separando de forma eficiente informação pessoal e profissional.

2-Como é feito o upgrade?
Primeiro terá que fazer uma reserva (se ainda não o fez), para que a Microsoft verifique a compatibilidade do seu equipamento. Quem tem o Windows 7, 8 ou 8.1 instalado legalmente recebeu notificações a indicar que poderia fazer a reserva. Se tudo estiver OK, poderá proceder à atualização, que chega sob a forma de um ficheiro com quase 4GB. A instalação ocorrerá a partir do Windows Update e a sua rapidez dependerá da sua qualidade de ligação à Internet.

3-Se comprar agora um PC, também tenho direito à atualização gratuita?
Sim. Até dia 29 de julho de 2016, todos os dispositivos podem ser atualizados a custo zero. A Microsoft sublinha que o novo sistema operativo foi concebido para ser compatível com os portáteis, tablets ou PCs atualmente à venda, mas destaca que existe a possibilidade de algumas funcionalidades poderem não estar disponíveis em determinados dispositivos.

4-O facto de ser “as a service” significa que o Windows será agora uma subscrição paga?
O Windows-as-a-service significa que a Microsoft deixará de fazer novos lançamentos do sistema operativo. A partir de agora, as novas funcionalidades chegam via download e notificações do próprio sistema, sem ser preciso esperar por uma nova versão. Quanto ao modelo de comercialização do produto, não mudou. O sistema operativo pode ser adquirido nos mesmos moldes de sempre: a edição Home custa 135 euros e a Pro 279. Estas estarão disponíveis a partir de 20 de agosto no retalho, para os utilizadores cujos equipamentos não são elegíveis para o upgrade gratuito.

Quem faz o upgrade entre 29 de julho de 2015 e 29 de julho de 2019 não terá de pagar absolutamente nada pelo Windows 10, nem mesmo após este período.

5-Que versão será descarregada para o meu PC?
A edição que é instalada tem por base a atual edição do seu sistema operativo. Se tem o Windows 8 Home, será instalado o Windows 10 Home. O mesmo é válido para o Pro.

6-Posso desinstalar o Windows 10?
Sim. Quando se faz o upgrade, o Windows 10 cria recovery files que permitem regressar ao sistema operativo anterior.

7-Que versões estarão disponíveis?
A Microsoft anunciou em maio as edições que lançaria. Todas partilham funcionalidades, mas serão comercializadas e distribuídas de modos diferentes. Na realidade, apenas duas edições estão disponíveis para instalar em novos PCs: a Home e a Pro, que inclui virtualização Hyper-V, encriptação BitLocker, a capacidade de tornar um PC como um servidor Remote Desktop, e a capacidade de se juntar a um Windows domain server são as principais caraterísticas, indispensáveis para ambientes empresariais.

Os OEMs poderão adquirir uma destas versões para instalar nos novos equipamentos que chegarão ao mercado.

Porém, um OEM não poderá instalar o Windows 10 Enterprise num novo PC. Esta edição é paga e está disponível apenas através de um upgrade e de volume licensing, a partir de 1 de agosto, juntamente com o Windows 10 Education.

8-Como sei se o meu PC poderá receber o novo Windows?
Os requisitos mínimos são: processador 1 GHz ou superior (ou Sistema num Chip – SoC), 1 GB de memória RAM para a versão de 32 bits ou 2 GB para a de 64 bits; 16 GB de espaço em disco para 32 bits ou 20 GB para o de 64 Bits; gráficos DirectX 9 ou superior; ecrã com resolução mínima de 1024x600 px.

No processo automático de exame ao hardware para elegibilidade da descarga do Windows 10, podem ser indicados problemas de incompatibilidade em PCs mais antigos, como por exemplo com a placa gráfica, se o fabricante não forneceu drives compatíveis.

Assim, o processo de upgrade para o Windows 10 não se chega a iniciar.

Ou seja, o facto de ter um PC com um Windows elegível para upgrade não significa necessariamente que tenha o seu hardware compatível.

9-O que acontecerá ao meu Office depois da instalação?
Por ser instalado através do Windows Update, tudo indica que continuará a funcionar normalmente. O melhor será ter a certeza de que mantém a chave de ativação do seu Office, caso o upgrade levante algum problema de utilização.

10-No que diz respeito a outras aplicações, continuarão a funcionar?
Sim, se o fabricante tiver emitido uma atualização. Importa verificar se tal foi feito ou se está previsto, junto do fabricante. No caso de impressoras e scanners, por exemplo, deverá realizar o mesmo procedimento e garantir que há uma atualização – caso contrário, deixarão de funcionar com o novo sistema operativo. No caso das aplicações empresariais é especialmente importante verificar a compatibilidade de cada uma com o Windows 10 assim como com o novo Edge, que vem substituir o IE.

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.