2015-6-15

SOFTWARE

Universidade Autónoma de Barcelona

Sistema para Avaliação Cognitiva de Trabalhadores com deficiência

Investigadores do Grupo Transmedia da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) criaram o PROLOG, uma ferramenta e protocolo informático para a avaliação cognitiva de pessoas com deficiência intelectual ou doença mental de âmbito laboral. O projeto está enquadrado na Cátedra Indra-Fundação Adecco de Investigação em Tecnologias Acessíveis da UAB

Sistema para Avaliação Cognitiva  de Trabalhadores com deficiência

Desenvolvido no âmbito da Cátedra Indra-Fundação Adecco de Investigação em Tecnologias Acessíveis, PROLOG é a primeira plataforma de software que adapta testes padronizados de avaliação cognitiva ao formato de videojogos

A plataforma PROLOG é a primeira na sua área que adaptou testes padronizados de capacidades cognitivas ao formato dos videojogos e que incorporou uma tecnologia que permite fazer as provas apenas com o movimento corporal. Isto facilita a avaliação num cenário quotidiano – no local de trabalho ou no lar – de modo natural e lúdico, assim como veicular os resultados a uma medida objectiva validada, que sirva para complementar o diagnóstico e avaliação do especialista ao longo do percurso laboral.

A primeira versão implementada do PROLOG consiste em três testes que medem a capacidade de atenção no formato de videojogo e de uma aplicação para a gestão dos testes e dos resultados obtidos.

Os testes são apresentados como um jogo de mesa virtual com diferentes figuras, com as quais os utilizadores realizam diferentes tarefas que permitem estudar variáveis como o tempo de reação, tomada de atenção e problemas de lateralidade.

A aplicação permite realizar configurações específicas dos testes, adaptando o nível de dificuldade desejado para cada utilizador, facilitando a gestão de todos a informação referente a cada utilizador, criando de forma automática um historial sobre a evolução das suas capacidades e habilidades.

Os investigadores verificaram a eficácia do PROLOG no Centro Especial de Emprego Prodis de Terrasa, com trabalhadores com deficiência mental que realizam trabalhos de montagem de peças, e destacam que pode ter um importante impacto social, melhorando o controlo de riscos de saúde e segurança nos centros especiais de emprego.

“O nosso objectivo é que no futuro os resultados obtidos com o PROLOG se incorporem no protocolo atual para medir o grau de deficiência nas administrações públicas, como complemento às avaliações dos especialistas da área”, explica Pilar Orero, investigadora da UAB e coordenadora do projeto. “Além disso, a possibilidade de ter um registo de cada trabalhador permitiria destacar melhor os casos de deterioramento cognitivo, algo difícil de fazer atualmente, e que poderia ser utilizado para solicitar a incapacidade laboral ou de aposentação e para avaliar os níveis de risco laboral”, conclui.

Atualmente o protocolo para medir o grau de deficiência e de inserção laboral é realizado por pessoal especializado e requer a presença física da pessoa, tanto na aprendizagem como na avalização destas capacidades.

O sistema PROLOG serve também para os utilizadores treinarem de forma independente as suas habilidades e apoiar a avaliação e a terapia de algumas capacidades por parte de pessoal especializado nos centros de trabalho, como terapeutas ou monitores.

O projeto já se encontra na sua última fase de desenvolvimento, ampliando o número de testes para avaliar outras habilidades cognitivas, como de memória ou de desempenho, e incorporando novos exercícios de manutenção ou melhoria. Também se pretende expandir a validação do sistema, para consolidar os resultados obtidos até ao momento. Os investigadores estão ainda a trabalhar na aplicação do sistema para dispositivos móveis.

Para o desenvolvimento de videojogos PROLOG, contou-se ainda com a participação da empresa Kaneda Games.

Colaboração em tecnologias acessíveis

O projecto PROLOG é a primeira iniciativa realizada no âmbito da Cátedra Indra-Fundação Adecco de Investigação em Tecnologias Acessíveis da UAB, lançada em 2013 e renovada a 3 de junho.

No total, são 11 as Cátedras de Investigação em Tecnologias Acessíveis que a Indra, como parte da sua responsabilidade corporativa, lançou em colaboração com a Fundação Adecco e diferentes universidades espanholas, a que se somam três outras Cátedras na América Latina. O objetivo é investigar e desenvolver soluções e serviços que facilitem o acesso à tecnologia e à integração social e laboral das pessoas com deficiência.

A Cátedra da UAB é também fruto do quadro de colaboração assinado pela Indra e pela UAB em setembro de 2012. O objetivo deste acordo é promover acordos específicos entre a Indra e diferentes grupos de investigação da UAB, assim como o desenvolvimento de projetos conjuntos de I+D+I em diferentes áreas de atividade. Está igualmente prevista a promoção das relações académicas para a realização de seminários e sessões de formação. O intercâmbio de experiências e a mobilidade de professores e alunos de pós-graduação da UAB para a formação em temas de investigação na Indra.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA
SOFTWARE

Cegid lança solução na cloud com assistente de IA

LER MAIS

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau
SOFTWARE

Salesforce anuncia Einstein Copilot no Tableau

LER MAIS

Microsoft vai vender Teams separado do Office
SOFTWARE

Microsoft vai vender Teams separado do Office

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.